Rio Grande do Sul: Racismo dificulta rotina de pessoas negras no Estado

O estudante angolano Luíz Puati, 21 anos, está ambientado ao Rio Grande do Sul. Há um ano em São Leopoldo, onde estuda Engenharia Eletrônica graças a uma bolsa de intercâmbio, o jovem revela ter feito vários amigos no município. A explicação talvez esteja relacionada à simpatia de Puati. Enquanto conversa sobre a faculdade, o universitário checa as mensagens que chegam pelo celular e acena até para quem ele não conhece. “Sou muito comunicativo”, resume.

 

Por:Leonardo Vieceli no, Unicos

Ao lembrar-se dos primeiros dias no Estado, porém, o sorriso entre os lábios dá lugar a uma expressão mais séria. Quando chegou ao Vale do Sinos, junto com outros colegas angolanos, Puati enfrentou olhares ressabiados de uma parcela da população local. À época, pensou em deixar a graduação e voltar para casa. “As pessoas pareciam ter medo. O Estado não é racista, mas há uma minoria preconceituosa”, afirma.

Angolano é estudante de Engenharia Eletrônica no Vale do Sinos (Foto: Leonardo Vieceli)
Angolano é estudante de Engenharia Eletrônica no Vale do Sinos (Foto: Leonardo Vieceli)

Em terras gaúchas, a discriminação não prejudica somente quem é estrangeiro. Formada em Pedagogia, a analista social Elisabeth Natel, 62 anos, menciona que já foi alvo de atitudes racistas. Contudo, o episódio que permanece mais nítido em sua memória ocorreu quando ela e a irmã, Pedronilda, buscavam empregos no comércio de São Leopoldo. “Na época, o dono do estabelecimento disse que não nos contrataria porque a loja perderia clientes por sermos negras”, conta.

Dificuldades no mercado de trabalho, como a enfrentada pelas irmãs Natel, são perceptíveis também em pesquisas sobre o tema. Conforme o estudo Síntese de Indicadores Sociais 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), brancos ganham 59% mais do que negros no Estado.

Elisabeth já vivenciou situações de racismo no Rio Grande do Sul (Foto: Leonardo Vieceli)
Elisabeth já vivenciou situações de racismo no Rio Grande do Sul (Foto: Leonardo Vieceli)

Para estudar os aspectos discriminatórios e combater o racismo, Elisabeth integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unisinos há sete anos. Segundo ela, a melhora do problema passa pelo aprimoramento de projetos educativos como a Lei 10.639, criada em 2003 para levar ensinamentos sobre a cultura afro-brasileira e africana às salas de aula. “A lei precisa ser instituída em todas as escolas gaúchas”, salienta Elisabeth, que analisou a norma em sua dissertação de mestrado.

Apesar das dificuldades, Puati fala que o Estado é um bom lugar para viver. Dentre os atrativos locais, ele destaca a beleza natural. “Conheci Torres. Que cidade linda!”.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Roteirista da Globo acredita que foi expulso em show de Ludmilla por racismo

"Éramos os únicos negros do lugar", diz Fabrício Santiago Por Sandro...

Racismo: uma dura realidade do futebol mundial

- Fonte:Fanáticos por Futebol - Neste domingo a...

Érika Januza revela ter sido rejeitada por família de namorado

Em entrevista, atriz global revelou ter sido rejeitada por...

MP vai apurar suspeita de racismo de Danilo Gentili no Twitter

MP vai apurar suspeita de racismo de Danilo Gentili...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=