Roda de conversa virtual da OAB sobre racismo é invadida e tomada por comentários ofensivos: ‘macaco’

Enviado por / FonteG1, por Hugo Soares

Uma roda de conversa virtual sobre racismo e intolerância religiosa, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campos, no Norte Fluminense, na última segunda-feira (22), foi invadida por ofensas racistas aos palestrantes. Entre as ofensas, participantes contam que foram chamados de macacos.

“Muitos gritavam: ‘ Fora daí seu macaco! Fora daí seu macaco!’ Foi muito triste!”.

“As meninas e meninos mais jovens que estavam na sala (virtual) com a gente se sentiram desesperados. Foi uma cena simplesmente aterrorizante pra gente naquele momento”, acrescentou o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, Totinho da Capoeira, um dos palestrantes do evento online.

Além das ofensas racistas, os hackers também promoveram atos antidemocráticos e exibiram vídeos de pornografia durante o evento. Com isso, a roda de conversa virtual precisou ser interrompida.

“A gente se vê invadido, a gente se vê impotente, sem conseguir ter reação, com gritos de ‘macaco’, com cenas eróticas, com um silenciamento absurdo”, disse o subsecretário.

As agressões sofridas pelos participantes do evento da OAB, no entanto, não são um caso isolado. A prática ficou conhecida como “zoombombing”, que é uma invasão incômoda feita em transmissões na internet.

“É um pensamento que cresceu muito no Brasil e no mundo nos últimos 10 anos. Na medida que alguns setores que têm esse pensamento começaram a chegar nos poderes executivo e legislativo eles se sentiram mais empoderados e têm usado essas práticas como práticas de intimidação”, afirmou Ivanir dos Santos, membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB.

A OAB de Campos considerou a invasão também censura e um ataque a instituição. Por isso, o caso já está sendo analisado pela Procuradoria Institucional da entidade.

“Esse momento de pandemia é um momento muito complicado pra gente. Tudo está com uma efervescência muito grande nas redes sociais. A gente deve fazer um grande quilombo na internet, um grande quilombo cibernético. A gente precisa fazer esse enfrentamento de forma igual. É claro que, para nós, negros e negras, nada é igual, mas nós temos que lutar pra dar justiça à essa igualdade, tornar as coisas equânimes”, finalizou o Totinho Capoeira.

A prática de racismo é crime, com pena de um a três anos de reclusão, mesmo quando as agressões acontecem pela internet.

 

 

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos brasileiros negam o racismo

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos...

Juíza culpa vítima e inocenta PMs acusados de matar africano

Keka Werneck A justiça de Mato Grosso absolveu os policiais...

Uma charge racista e os haitianos em São Paulo

Como professora (também) de Ensino Médio e Pré-Vestibular, volta...

Nossa cumplicidade dissimulada com o racismo

Como ficou claramente comprovado no episódio e nas repercussões...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=