Romney escolhe Paul Ryan como vice em sua chapa

Partido Republicano acredita que parlamentar defensor de cortes orçamentários pode atrair eleitorado conservador que tem dúvidas sobre comprometimento de Romney

O candidato republicano à presidência americana, Mitt Romney , nomeou neste sábado o deputado Paul Ryan como vice em sua chapa.

A apresentação de Ryan como vice foi feita por Romney, neste sábado, no aposentado porta-aviões USS Wisconsin em Norfolk, Virgínia.

Em uma pequena gafe, o candidato republicano apresentou Ryan como “o próximo presidente dos EUA” antes de se corrigir e dizer que ele queria na verdade ter dito “vice-presidente”.

Ao lado de Romney, Ryan disse: “Mitt Romney é um líder com habilidades, experiência e caráter que nosso país precisa em um momento crucial de sua história.”

“Depois de quatro anos de liderança fracassada, as esperanças para nosso país, que inspiraram o mundo, têm crescido ofuscadas e precisam de alguém que as faça reviver. O governador Romney é o homem para este momento”, acrescentou Ryan.

Outros nomes

O senador por Ohio Rob Portman e o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty também foram cotados para disputar a vice-presidência na chapa de Romney.

Na última semana, a ala conservadora do Partido Republicano esteve em campanha para que Romney escolhesse Ryan, 42 anos, como seu companheiro de chapa. A avaliação é que Ryan, um defensor de cortes orçamentários, pode atrair o eleitorado conservador que têm dúvidas sobre o comprometimento de Romney com suas preocupações.

Defensor de cortes orçamentários, Ryan é deputado pelo Estado de Wisconsin e foi eleito para a Câmara aos 28 anos de idade.

Analistas acreditam que, com a escolha, Romney consiga impulsionar a sua campanha depois de uma série de baixas marcadas por gafes em recente viagem do candidato republicano à Europa e Israel, assim como ataques da campanha democrata sobre seu passado como empresário.

Ryan é conhecido por um controverso planejamento orçamentário para fazer frente aos planos do presidente americano, Barack Obama, para 2011 e 2012, conhecido como The Path to Prosperity (Caminho para a Prosperidade). A proposta contempla a redução de impostos e aposentadoria, além de mudar os planos de um sistema de saúde financiado pelo governo. Na época, Ryan insistiu que a proposta não prejudicaria grupos de baixa renda, acrescentando ainda que ajudaria a criar empregos e reduzir a ineficiência.

Ryan é presidente do Comitê Orçamentário da Casa controlada pelos republicanos e é visto como figura-chave para atrair votos aos republicanos, em uma eleição marcada por temas como desemprego, economia e déficit orçamentário.

O deputado é visto ainda como um contrapeso na chapa para eleitores republicanos mais conservadores, que questionam Romney como candidato para disputar a Casa Branca.

Em comunicado, a campanha de Obama afirmou que a escolha de Romney mostra o compromisso em “cortar impostos” para os mais ricos e “encargos maiores” para a classe média e os aposentados.

“Como membro do Congresso, Ryan reafirmou as políticas econômicas irresponsáveis de Bush que aumentaram nosso déficit e levaram nossa economia à falência”, observou Jim Messina, coordenador da campanha do presidente democrata.

Em duas semanas Romney será formalmente anunciado como candidato do Partido Republicano na convenção do partido, em Tampa, na Flórida.

Seu ex-rival nas primárias Rick Santorum será um dos oradores do evento. Além dele, discursarão a ex-secretária de Estado americana Condoleezza Rice e o senador republicano John McCain, que em 2008 disputou a presidência com Obama pelo Partido Republicano.

Campanha

Na sexta-feira, a campanha de Romney acusou os rivais democratas de “distorções inacreditáveis” em um anúncio difundido pela internet em que um ex-metalúrgico aparentemente vincula Romney à morte da sua mulher.

“Não acho que um dançarino campeão mundial de limbo possa ir mais baixo do que a campanha de Obama atualmente”, disse Eric Ferhnstrom, assessor da campanha de Romney, referindo-se a uma dança caribenha em que o participante anda com o tronco curvado para trás.

O alvo da queixa era o anúncio de 1 minuto lançado nesta semana pelo grupo obamista Priorities USA. Seu protagonista é Joe Soptic, que perdeu o emprego em uma usina siderúrgica de Kansas City depois que ela foi adquirida em 1993 pela empresa Bain Capital, firma de investimentos da qual Romney foi fundador.

“Quando Mitt Romney e a Bain fecharam a usina, perdi meu plano de saúde, e minha família perdeu seu plano de saúde”, disse Soptic na peça. “Logo depois disso, minha mulher ficou doente (…). Ela faleceu em 22 dias.”

O anúncio coincide com a narrativa obamista de que Romney, como executivo do setor privado, não se importava em extinguir empregos da classe média. A equipe de Obama tentou se distanciar do anúncio, lembrando que os chamados Super PACs (comitês de arrecadaçãoXX) agem independentemente da campanha oficial.

*Com BBC e Reuters

Fonte: Útimo Segundo

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

para lembrar

Direitos da criadagem, essa afronta

Todo jornal tem seus compromissos de classe, mas não...

Suplicy retira candidatura e abre espaço para Mercadante; Marta disputará o Senado

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou hoje ao comando...

Veríssimo: “Sapo barbudo ainda não foi digerido”

Ao comentar caso de cartel em contratos de...

Deus e o Diabo na Câmara Federal

Por: Carlos Pompe * A eleição de um pastor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=