‘A bola da vez’: Plínio Marcos: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva

 

Na última quinta-feira estreou o espetáculo “A bola da vez: Plínio Marcos, uma sensível homenagem a um dos mais combativos autores do teatro brasileiro.

Casa cheia, repleta de convidados, amigos, familiares e tantas outras pessoas que foram lá para assistir e também para que, no final da apresentação, a trupe de atores fosse ovacionada. E foi o que aconteceu. O público aplaudiu de pé, por vários minutos, a encenação que misturou muito bem histórias de futebol e situações mais representativas do ator, autor e astrólogo Plínio Marcos.

O processo de produção da peça teve início em 2008, quando a Cia Letras em Cena ganhou o Prêmio Estímulo de Dramaturgia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Depois disso começou um profundo trabalho de pesquisa, que permitiu a seleção de textos de Plínio Marcos sobre futebol. A partir daí deu-se a construção colaborativa, coordenada por Graça Berman, que responde pela dramaturgia e direção da montagem.

Uma estreia sempre gera ansiedade e nervosismo, mas o que se viu naquela noite de festa foi muito prazeroso, divertido e emocionante. Um espetáculo bem resolvido, que passeou pelos momentos mais expressivos da vida do Grande Plínio Marcos. Ele ressurgiu em diversos momentos e lembrei-me muito das inúmeras oportunidades que o encontrei vendendo os seus livros, em frente ao Teatro de Cultura Artística ou no MASP.

“A bola da vez” nos mostrou o lado debochado, crítico e peladeiro na juventude do Sentimento Futebol Clube, deste marcante autor que jamais será esquecido. Assista, divulgue, curta e compartilhe “A bola da vez: Plínio Marcos”. Um programa delicioso, engraçado, acessível e recomendado para os torcedores de todos os times. E uma surpresa: às quintas-feiras, após a apresentação, haverá uma conversa com cronistas e pessoas ligadas ao mundo do futebol. Por aqui, fico. Até a próxima.
Serviço:
Teatro Maria Della Costa, Rua Paim, 72, tel. 3256.9115, Bela Vista, São Paulo, SP
Quintas e Sextas-Feiras, às 21h00
Dramaturgia e direção: Graça Berman
Assistente técnico: Guilherme Motta
Elenco: Ana Arcuri, Décio Pinto, Fabrício Garelli, Gira Oliveira, Jota Barros, Ricardo Pettine, Tania Luares
Apoio de ensaio: Emillie Vieira, Marina Tozzi
[email protected]
Importante: em respeito à sua privacidade, se você não deseja receber mais esta crônica semanal, basta solicitar a retirada de seu endereço do mailing. Grato.

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Bolsonaro para os pobres, Paulo Freire para os ricos

A elite brasileira, que adora odiar Freire, compra a...

Peritos das Nações Unidas avaliam condições de vida dos africanos em Portugal

Por: António Pereira Neves Genebra, 14 mai...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Lula afirma que quem quiser vencê-lo deverá acordar cedo e pôr “pé no barro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou o...

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012

De cada 100 pessoas que entraram na classe C...

Rápido como uma bala

Rápido como uma bala. Sob o título "É um...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=