Rondonópolis: SOS RACISMO

Importante o Projeto de Lei SOS Racismo, que está em tramitação na Câmara Municipal, pois levanta uma discussão em torno da discriminação que ainda existe no Brasil, contra homossexuais, pobres e, especialmente, negros. Faz pensar, que infelizmente, não vivemos em um mundo utópico, onde o preconceito não existe e nos coloca de frente com um problema que está ao nosso lado, e que nem sempre damos a importância que merece.

O PL dos vereadores Adonias Fernandes (PMDB) e Ibrahim Zaher (PSD) é um demonstrativo de como ainda vivemos em meio a preconceitos e falta de respeito entre as pessoas. É um tapa na cara da sociedade que, muitas vezes, não se julga racista, que acha que não discrimina homossexuais. A realidade é que estamos em uma sociedade, ainda hoje, racista e discriminatória, que necessita de mecanismos como o proposto Projeto de Lei SOS Racismo, para buscar reduzir a discriminação.

No caso do negro, o SOS Racismo, também é proposto como uma política pública que busca amenizar os problemas sociais até hoje enfrentados pela população negra. A dívida social histórica que o Brasil tem se reflete nas cidades, como em Rondonópolis, onde a maioria negra está na periferia, infelizmente.

O Projeto de Lei também é uma forma de incentivar a luta contra as discriminações quando abre um disque denúncia direto para a população e fornece assessoria jurídica aqueles que são vítimas de discriminação, e que muitas vezes, se calam por não terem condições socioeconômicas de obter um advogado.

O SOS Racismo é importante, pois trás à sociedade o debate sobre as discriminações e pretende levar até a população palestras, cursos que esclareçam sobre o racismo e as várias formas de discriminação. É importante quando faz a sociedade pensar sobre uma questão que para muitos é melhor esquecer.

 

Fonte: A Trbuna MT 

+ sobre o tema

Polícia se organiza para caçar os “grupos de ódio” no Facebook

A internet é um lugar incrível, nela temos acesso...

Segurança de líder do Afroreggae confundido com bandido é morto no RJ

  Um policial do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais)...

para lembrar

Canadá admite ter sido cúmplice de ‘genocídio racial’ de mulheres indígenas

O Canadá foi cúmplice de um "genocídio racial" contra...

‘Segurança me redirecionou para entrada de funcionários’, diz professor universitário

Polícia Civil do Distrito Federal investiga a denúncia do...

Aluno (que foi candidato cotista) ganha prêmio de melhor aluno universitário

Fonte: Lista de Discriminação Racial - Por Marcus...

Rap: reocupando um lugar que sempre foi nosso

O mês de maio ficou marcado pelo clipe do...
spot_imgspot_img

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....

Protagonismo brasileiro no debate internacional sobre encarceramento feminino

"Lutar pelo desencarceramento, pela redução do sofrimento e pela garantia de direitos de mulheres cis e trans em privação de liberdade." A missão da...
-+=