Salvador (BA) é declarada a Capital Negra da América Latina

No 21º Encontro Ibero-americano de Afrodescendentes, representantes da América Latina, África e Caribe criaram fundo de combate ao racismo.

Terminou neste sábado (19) o Encontro Ibero-Americano de Afrodescendentes. E Salvador foi declarada a capital negra da América Latina.

A cor da pele, os sabores, a ginga, a música: a herança dos povos trazidos como escravos é a alma de Salvador, cidade de quase 3 milhões de habitantes, onde 80% da população são descendentes de africanos, segundo o IBGE. Na capital baiana, a presidente Dilma Rousseff recebeu representantes de 14 países da África, da América do Sul e do Caribe. Foi o 21º Encontro Ibero-Americano de Afrodescendentes.

Os governos discutiram políticas públicas de apoio às comunidades negras e as metas foram divulgadas em uma declaração conjunta. A principal decisão anunciada na declaração de Salvador é a criação de um fundo internacional, que será mantido pelos países participantes do encontro. As regras e os valores ainda serão definidos, mas já está certo que o dinheiro será usado para combater o racismo e melhorar a qualidade de vida das populações negras desses países.

“Os afrodescendentes ainda são os que mais sofrem com o desemprego, a extrema pobreza e a violência, que tem vitimado tantos jovens nas nossas periferias urbanas. Reverter este quadro é o objetivo maior da declaração de Salvador, que hoje aprovamos”, disse Dilma Rousseff.

A presidente também manifestou preocupação com os rumos da economia internacional. Disse que a instabilidade pode agravar as desigualdades sociais e criticou políticas de recessão como solução para a crise. “Nós sabemos que esse processo não dá certo. Ele leva à recessão, ao desemprego, a perdas de direitos, mas ele não tira os países da crise”, declarou Dilma.

No encontro, os chefes de estado declararam Salvador a Capital Negra da América Latina. O título simbólico torna a cidade uma referência da cultura herdada dos africanos. “Sempre Salvador mereceu esse título. E nós, negros, nos orgulhamos muito disso”, afirmou o artista plástico Ricardo Nery. “Nós levamos ao mundo inteiro a nossa cultura, a nossa risada, o nosso afoxé, a nossa capoeira”, lembrou o professor de capoeira Raimundo Rosa.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Movimento negro denuncia fraude nas cotas raciais

O Coletivo Negrada, grupo de estudantes negros da Universidade...

Monteiro Lobato, racismo e CNE

Por Cesar Augusto Baldi* Nilma Lino Gomes não é uma...

Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011; inscrições começam dia 27

A Fuvest liberou nesta segunda-feira a consulta ao manual...

A Cor da cultura – Indicadores sociais: a questão étnico-racial e educação

  Nos últimos anos temos observado uma tendência a familiarização...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=