Salvador (BA) é declarada a Capital Negra da América Latina

No 21º Encontro Ibero-americano de Afrodescendentes, representantes da América Latina, África e Caribe criaram fundo de combate ao racismo.

Terminou neste sábado (19) o Encontro Ibero-Americano de Afrodescendentes. E Salvador foi declarada a capital negra da América Latina.

A cor da pele, os sabores, a ginga, a música: a herança dos povos trazidos como escravos é a alma de Salvador, cidade de quase 3 milhões de habitantes, onde 80% da população são descendentes de africanos, segundo o IBGE. Na capital baiana, a presidente Dilma Rousseff recebeu representantes de 14 países da África, da América do Sul e do Caribe. Foi o 21º Encontro Ibero-Americano de Afrodescendentes.

Os governos discutiram políticas públicas de apoio às comunidades negras e as metas foram divulgadas em uma declaração conjunta. A principal decisão anunciada na declaração de Salvador é a criação de um fundo internacional, que será mantido pelos países participantes do encontro. As regras e os valores ainda serão definidos, mas já está certo que o dinheiro será usado para combater o racismo e melhorar a qualidade de vida das populações negras desses países.

“Os afrodescendentes ainda são os que mais sofrem com o desemprego, a extrema pobreza e a violência, que tem vitimado tantos jovens nas nossas periferias urbanas. Reverter este quadro é o objetivo maior da declaração de Salvador, que hoje aprovamos”, disse Dilma Rousseff.

A presidente também manifestou preocupação com os rumos da economia internacional. Disse que a instabilidade pode agravar as desigualdades sociais e criticou políticas de recessão como solução para a crise. “Nós sabemos que esse processo não dá certo. Ele leva à recessão, ao desemprego, a perdas de direitos, mas ele não tira os países da crise”, declarou Dilma.

No encontro, os chefes de estado declararam Salvador a Capital Negra da América Latina. O título simbólico torna a cidade uma referência da cultura herdada dos africanos. “Sempre Salvador mereceu esse título. E nós, negros, nos orgulhamos muito disso”, afirmou o artista plástico Ricardo Nery. “Nós levamos ao mundo inteiro a nossa cultura, a nossa risada, o nosso afoxé, a nossa capoeira”, lembrou o professor de capoeira Raimundo Rosa.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília - O ano de...

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Hilton Cobra, é o novo  presidente da Fundação Cultural...

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

A íntegra da política já está disponível para download. Lançado...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=