Santa Catarina também é negra! Negros e negras marcharam em Florianópolis

No dia 16 de julho, em Florianópolis, aconteceu a primeira Marcha da Negritude Catarinense. Mesmo com a chuva e o frio, os diversos militantes de coletivos e movimentos negros de Santa Catarina não desanimaram e seguiram com a programação.

Por Felipe Cardoso dos Santos Enviado para o Portal Geledés

Passando pelas ruas do centro da capital do estado, entoaram cânticos, exigiram direitos e também homenagearam referências negras, como o famoso escritor catarinense Cruz e Souza e a gaúcha Luiza Helena Bairros, ex-ministra da Igualdade Racial, falecida no dia 12 de julho.

O fim do genocídio da população negra, mais políticas públicas para a promoção e justiça racial, o fim da intolerância religiosa e de todas as negligências e ataques do Estado à negritude estiveram presentes nas reivindicações dos negros e negras.

A ideia da marcha surgiu pela invisibilidade da população negra no estado catarinense que além da falta de reconhecimento histórico, também dificultava a unidade e o diálogo da população negra, deixando-os isolados. Dessa problemática surgiu o tema para o evento: Existimos e Resistimos. Para afirmar e deixar marcado que a população negra se faz presente em Santa Catarina e quer ter sua história reconhecida e incluída em todos os setores: político, econômico, cultural, educacional e social.

Entre lágrimas e discursos contundentes, negros e negras ocuparam as ruas, com seus punhos cerrados, mostrando respeito e valorização a sua ancestralidade e toda a sua disposição para a luta.

Um dos grandes destaques da Marcha, foi a participação e envolvimento das mulheres negras desde a organização e coordenação para que o evento acontecesse até ao grande número presente no ato.

Mães de família, trabalhadoras, empenharam-se para fazer o evento acontecer. Destaque para as militantes Jeruse Romão, Taty Américo, Cláudia Prado da Rosa e Liliane Santos, residentes na cidade de Florianópolis, ficaram responsáveis por todo o processo burocrático, logístico e financeiro, administrando todos os detalhes para a Marcha ser realizada.

Um grande passo para a negritude catarinense presente em um estado que insiste em esconder suas raízes africanas e afro-brasileiras.

Confira o vídeo do Canal de Notícias Maruim:

Confira a galeria de fotos do evento na página da Marcha da Negritude Catarinense no Facebook:

https://www.facebook.com/marchadanegritudecatarinense/photos/?tab=album&album_id=308879389449615

1

2

3

7

12

56

54

61

178

184

190

191

195

196

197

208

211

 

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Queremos uma mulher negra no supremo

O ex-presidente Lula promoveu uma alteração inédita na...

Deputada estadual Leci Brandão recebe homenagem em Santos

A deputada estadual Leci Brandão recebeu do Conselho Municipal...

Política pública não auxilia quilombo a lutar contra racismo

A titulação que constitucionalmente atribui a remanescentes de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=