Santa Catarina também é negra! Negros e negras marcharam em Florianópolis

No dia 16 de julho, em Florianópolis, aconteceu a primeira Marcha da Negritude Catarinense. Mesmo com a chuva e o frio, os diversos militantes de coletivos e movimentos negros de Santa Catarina não desanimaram e seguiram com a programação.

Por Felipe Cardoso dos Santos Enviado para o Portal Geledés

Passando pelas ruas do centro da capital do estado, entoaram cânticos, exigiram direitos e também homenagearam referências negras, como o famoso escritor catarinense Cruz e Souza e a gaúcha Luiza Helena Bairros, ex-ministra da Igualdade Racial, falecida no dia 12 de julho.

O fim do genocídio da população negra, mais políticas públicas para a promoção e justiça racial, o fim da intolerância religiosa e de todas as negligências e ataques do Estado à negritude estiveram presentes nas reivindicações dos negros e negras.

A ideia da marcha surgiu pela invisibilidade da população negra no estado catarinense que além da falta de reconhecimento histórico, também dificultava a unidade e o diálogo da população negra, deixando-os isolados. Dessa problemática surgiu o tema para o evento: Existimos e Resistimos. Para afirmar e deixar marcado que a população negra se faz presente em Santa Catarina e quer ter sua história reconhecida e incluída em todos os setores: político, econômico, cultural, educacional e social.

Entre lágrimas e discursos contundentes, negros e negras ocuparam as ruas, com seus punhos cerrados, mostrando respeito e valorização a sua ancestralidade e toda a sua disposição para a luta.

Um dos grandes destaques da Marcha, foi a participação e envolvimento das mulheres negras desde a organização e coordenação para que o evento acontecesse até ao grande número presente no ato.

Mães de família, trabalhadoras, empenharam-se para fazer o evento acontecer. Destaque para as militantes Jeruse Romão, Taty Américo, Cláudia Prado da Rosa e Liliane Santos, residentes na cidade de Florianópolis, ficaram responsáveis por todo o processo burocrático, logístico e financeiro, administrando todos os detalhes para a Marcha ser realizada.

Um grande passo para a negritude catarinense presente em um estado que insiste em esconder suas raízes africanas e afro-brasileiras.

Confira o vídeo do Canal de Notícias Maruim:

Confira a galeria de fotos do evento na página da Marcha da Negritude Catarinense no Facebook:

https://www.facebook.com/marchadanegritudecatarinense/photos/?tab=album&album_id=308879389449615

1

2

3

7

12

56

54

61

178

184

190

191

195

196

197

208

211

 

+ sobre o tema

Olimpíadas 2012 – Futebol do Brasil é Prata

Seleção masculina perde a final para o México e...

Mano Menezes convoca Ronaldinho Gaúcho

Atacante do Flamengo ganha mais uma oportunidade na seleção...

Adele quebra principal troféu do Grammy para dividir com Beyoncé e leva colega as lágrimas

A cantora Adele quebrou propositalmente o principal troféu do...

Da senzala às periferias, o racismo continua implacável

Os homens e as mulheres da África, e de...

para lembrar

Ícaro Silva bota dedo na ferida do racismo na TV, fala da afetividade masculina e da homoafetividade… Vem ler!

Ícaro Silva || Créditos: Reprodução/ Instagram Ícaro Silva fala. Basicamente...

Yaya Touré e outros jogadores negros ameaçam boicotar a Copa de 2018

Copa será na Rússia, país conhecido pelo racismo exagerado...

Rihanna é a artista mais rica dos Estados Unidos, segundo a Forbes

A revista Forbes acaba de divulgar a lista das...
spot_imgspot_img

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...
-+=