Santos terá programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Celebrações começam nesta sexta, com a posse do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra

 Do A Tribuna

Santos terá uma ampla programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. As ações na Cidade, que têm como objetivo incentivar o diálogo sobre o assunto e promover a igualdade oficial, começam nesta sexta-feira (10) e se estendem até o próximo dia 29.

 

Na sexta-feira (10), às 18 horas, ocorrerá na Sala Princesa Isabel, no Paço, a posse dos conselheiros e formação da mesa executiva para o biênio 2017/2019 do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

 

Já no feriado da Proclamação da República (15) haverá a Cerimônia do Baobá no Horto, no Jardim Botânico (Rua João Fracarolli s/nº), a partir das 10h. Simultaneamente, no Espaço do Idoso (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260), roda de capoeira do grupo Mulheres da Garoa. Ainda no feriado, a partir das 17h, será colocada uma placa no jardim em frente ao Aquário Municipal, em comemoração ao Dia Municipal da Ação Inter-Religiosa (21).

 

Já entre os dias 15 e 29, acontece a exposição de quadros Iemanjá, a Rainha do Mar, na entrada do Paço Municipal. A visitação, aberta ao público, ocorrerá das 8h às 17h.

 

Troféu

 

A entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, que homenageará 18 pessoas que realizam trabalhos em prol da comunidade negra, está marcada para dia 17, às 19h, na sede da OAB (Praça José Bonifácio, 55).

 

No dia 18, a partir das 16h, será ministrada uma palestra sobre empreendedorismo negro,

por Eliana Custódio na Sala Toninho Dantas, Centro Cultural da Zona Noroeste. Nesse mesmo dia, para as crianças, haverá um evento de capoeira na Fonte do Sapo, a partir das 17h, organizado pelo Professor Igor.

 

Às 19h, será apresentada a peça A Primeira Santa Ceia Negra. Diga não ao racismo, ao preconceito e à discriminação, do 1º Congresso Evangélico Juvenil Pentecostal Afrobrasileiro, no Sambódromo da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt s/nº).

Missa

 

A programação se encerra com uma missa afro na Igreja Santa Bakita (Rua República Portuguesa, 20, Vila Mathias) no dia 19, a partir das 19h. Já no dia seguinte, na Praça Palmares a partir das 10h, apresentações da Banda da Polícia Militar e Balé Afro de São Vicente, além de oficinas de maquiagem afro e turbantes e desfile de cabelos étnicos.

 

No dia 22, a atividade será na UME José Bonifácio (Av. Conselheiro Nébias, 219): mostra de cinema africano para os alunos, às 15h. A Fonte do Sapo receberá encontro de samba rock no dia 25, às 16h. E, para finalizar a semana, palestra sobre glaucoma na sede da OAB, dia 29, a partir das 19h.

+ sobre o tema

Mãe Menininha do Gantois será tema da Vai Vai no Carnaval do ano que vem

A Mãe de Santo baiana Menininha do Gantois será...

O peso enfrentado por jovens sobreviventes do ebola

Homem de Serra Leoa que sobreviveu ao vírus ebola...

Projeto Macumba celebra a cultura afro-brasileira em “Festival Batuques do Samba”

Organizado pela Companhia Transitória e tendo a música popular...

A nova campanha da Gucci só tem modelos negros e isso é maravilhoso

A italiana Gucci parece disposta a entrar na lista...

para lembrar

Marcha da Negritude Catarinense: Por democracia, nenhum direito a menos

Negros e negras marcharão em Santa Catarina por Felipe Cardoso dos...

Afrodescendientes son las mayores víctimas de pobreza en Latinoamérica, según PNUD

Fonte: Elitiempo.com La incidencia en esta población es "el...

Parte III: Mais abusos, menos punições

Relatórios da controladoria da ONU revelam outros abusos sexuais...

O Brasil não conhece o Brasil

“Quero ver o Brasil em cena, a gente precisa...
spot_imgspot_img

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

NÓS: O Poder das Mulheres na Construção da História

No dia 22 de agosto de 2024, o Sesc Interlagos abriu as portas para a exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, uma...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=