Santos terá programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Celebrações começam nesta sexta, com a posse do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra

 Do A Tribuna

Santos terá uma ampla programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. As ações na Cidade, que têm como objetivo incentivar o diálogo sobre o assunto e promover a igualdade oficial, começam nesta sexta-feira (10) e se estendem até o próximo dia 29.

 

Na sexta-feira (10), às 18 horas, ocorrerá na Sala Princesa Isabel, no Paço, a posse dos conselheiros e formação da mesa executiva para o biênio 2017/2019 do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

 

Já no feriado da Proclamação da República (15) haverá a Cerimônia do Baobá no Horto, no Jardim Botânico (Rua João Fracarolli s/nº), a partir das 10h. Simultaneamente, no Espaço do Idoso (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260), roda de capoeira do grupo Mulheres da Garoa. Ainda no feriado, a partir das 17h, será colocada uma placa no jardim em frente ao Aquário Municipal, em comemoração ao Dia Municipal da Ação Inter-Religiosa (21).

 

Já entre os dias 15 e 29, acontece a exposição de quadros Iemanjá, a Rainha do Mar, na entrada do Paço Municipal. A visitação, aberta ao público, ocorrerá das 8h às 17h.

 

Troféu

 

A entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, que homenageará 18 pessoas que realizam trabalhos em prol da comunidade negra, está marcada para dia 17, às 19h, na sede da OAB (Praça José Bonifácio, 55).

 

No dia 18, a partir das 16h, será ministrada uma palestra sobre empreendedorismo negro,

por Eliana Custódio na Sala Toninho Dantas, Centro Cultural da Zona Noroeste. Nesse mesmo dia, para as crianças, haverá um evento de capoeira na Fonte do Sapo, a partir das 17h, organizado pelo Professor Igor.

 

Às 19h, será apresentada a peça A Primeira Santa Ceia Negra. Diga não ao racismo, ao preconceito e à discriminação, do 1º Congresso Evangélico Juvenil Pentecostal Afrobrasileiro, no Sambódromo da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt s/nº).

Missa

 

A programação se encerra com uma missa afro na Igreja Santa Bakita (Rua República Portuguesa, 20, Vila Mathias) no dia 19, a partir das 19h. Já no dia seguinte, na Praça Palmares a partir das 10h, apresentações da Banda da Polícia Militar e Balé Afro de São Vicente, além de oficinas de maquiagem afro e turbantes e desfile de cabelos étnicos.

 

No dia 22, a atividade será na UME José Bonifácio (Av. Conselheiro Nébias, 219): mostra de cinema africano para os alunos, às 15h. A Fonte do Sapo receberá encontro de samba rock no dia 25, às 16h. E, para finalizar a semana, palestra sobre glaucoma na sede da OAB, dia 29, a partir das 19h.

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

para lembrar

Biblioteca Nacional lança editais para autores e criadores negros

  Em um valor total de R$ 4 milhões, a...

A revolta da sala de jantar

Apesar da resistência de uma classe média urbana acostumada...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=