São Paulo cria controle de qualidade para boletins de ocorrência

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) publicou no sábado (24) a regulamentação do serviço de controle de qualidade dos boletins de ocorrência do Estado de São Paulo, realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da pasta, setor responsável pelas estatísticas de criminalidade.

Por Márcio Apolinário Do Ondda

De acordo com a SSP, a medida busca aprimorar a análise de indicadores de criminalidade divulgados mensalmente, em especial os que resultam em morte.

“A gente sempre fez esse controle, mas, agora, estamos estabelecendo prazos para que as dúvidas que nós temos sobre a classificação dos crimes sejam sanadas”, explicou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, durante a divulgação dos dados de criminalidade de agosto.

De acordo com a nova resolução, o controle de qualidade verificará a conformidade entre a natureza (tipo de crime) e o histórico da ocorrência; a identificação das pessoas envolvidas; o preenchimento de informações nos campos adequados do sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO, utilizado pela Polícia Civil para a elaboração de boletins); o preenchimento de dados suficientes para a qualidade da informação contida no documento.

O controle de qualidade terá foco especial nos casos que resultam em morte, como homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, além de mortes suspeitas e decorrentes de oposição à intervenção policial. Contudo poderá ser estendida aos demais crimes, inclusive aos que impactam no programa que paga bonificações por resultados a policiais.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=