São Paulo: Deputados criam CPI do Lixo para investigar acidente no aterro de Itaquá

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a situação do aterro sanitário da Pajoan, na cidade de Itaquaquecetuba foi aprovada na última sexta-feira, 1 de julho, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O pedido de criação foi feito durante Audiência Pública realizada em Itaquá, dia 16 de junho, sob a coordenação dos deputados estaduais Alencar Santana, José Candido e Luiz Moura; do vereador de Itaquaquecetuba – Oscar Cabrera e das entidades ABIS, UMC e AACO.

Os deputados petistas, com apoio da assessoria da bancada do PT, se empenharam na criação da CPI, para isso eram necessárias 32 assinaturas, neste pedido o número foi superado, tendo 38 deputados assinado o documento.

A CPI será composta por nove membros, com a finalidade de, no prazo de 120 dias, investigar as causas e apurar as responsabilidades pelo desmoronamento de aproximadamente 450 mil toneladas de lixo do Aterro Pajoan, situado no município de Itaquaquecetuba, ocorrido em 25 de abril de 2011, após uma longa sequência de irregularidades, de geração de graves problemas ambientais, de insalubridade e de extremo desconforto para as comunidades que residem no entorno. Com o acidente, os municípios que destinavam seus resíduos sólidos para o local, assim como Arujá, precisaram encontrar outro aterro para efetuar o serviço.

Leia na íntegra a justificativa para a criação da CPI:

“O aterro sanitário encontra-se instalado em uma área de 1.000.000 m2 e recebia resíduos sólidos urbanos de nove cidades, com autorização da Agência Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB.

O empreendimento situa-se no Bairro Pinheirinho, entre os bairros Louzada e Jardim Lucinda. Além de Itaquaquecetuba atendia os municípios de Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Salesópolis e Biritiba-Mirim.

Anteriormente ao acidente, a Pajoan já havia recebido 87 autuações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), sendo 51 advertências e 36 multas, no montante de cerca de R$ 3 milhões. As autuações ocorreram devido a diversas irregularidades, como disposição inadequada de resíduos sólidos, falta de licença ambiental, emissão de odor e lançamento de chorume, entre outras.

A Cetesb, órgão que fornece as licenças prévia de instalação e de operação de aterros sanitários, a partir do segundo semestre de 2009 autorizava o funcionamento do aterro sanitário com uma licença ambiental precária, após interdição que durou três meses. A licença precária implicava a apresentação mensal de relatórios técnicos comprovando a segurança da operação e a obrigação de comunicação imediata de qualquer irregularidade. O encerramento definitivo das atividades do empreendimento estava estipulado para junho de 2012.

Com o desmoronamento de parte do maciço do aterro sanitário a área transformou-se em lixão a céu aberto e as cerca de 450 mil toneladas de lixo interditaram a Estrada do Ribeira e uma parte do lixo caiu na Estrada José Sgobin, que liga alguns bairros da cidade de Itaquaquecetuba e é uma das vias de acesso ao município de Arujá. A montanha de lixo chegava a uma altura de 12 metros.

A desinterdição da Estrada do Ribeiro demorou semanas trazendo sérios transtornos aos moradores que precisavam alongar seus trajetos por vários quilômetros, utilizando-se de outras vias. A lagoa de tratamento de chorume extravasou para o córrego Taboãozinho, que recebeu também, por um período, o líquido percolado drenado das milhares de toneladas de lixo espalhadas.

Técnicos da Cetesb constataram contaminação das águas do córrego Taboãozinho, afluente do rio Parateí, onde ocorreu mortandade de peixes na divisa dos municípios de Mogi da Cruzes com Guararema. Suas águas desembocam no Rio Paraíba, responsável pelo abastecimento da região do Vale do Paraíba. Apesar deste histórico a Pajoan tenta licenciar área contígua ao talude que desmoronou e voltar a utilizar o aterro como estação de transbordo do lixo gerado nos municípios da região.

Assinaram o documento os deputados: Alencar Santana, Luiz Moura, José Cândido, Carlos Grana, Heroilma Soares, Luiz Claudio Marcolino Luis Carlos Gondim, Geraldo Cruz, João Antonio, Olímpio Gomes, José Zico Prado, Donisete Braga, Dilmo dos Santos, Ana do Carmo, Afonso Lobato, Hamilton Pereira, Ana Perugini, Enio Tatto, André do Prado, Isac Reis, Edinho Silva, João Paulo Rillo, Marcos Martins, Reinaldo Alguz, Chico Sardelli, Adriano Diogo, Rita Passos, Antonio Mentor, Carlos Giannazi, Beto Trícoli, Ulysses Tassinari, Regina Gonçalves, Gerson Bittencourt, Pedro Bigardi, Marco Aurélio, Feliciano Filho, Telma de Souza e Leci Brandão.

 

Fonte: Jornal da ciadade de ARUJA

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=