Se trabalho doméstico fosse remunerado, mulheres ganhariam mais que homens, aponta estudo

A coluna do jornalista Ancelmo Goes publicou uma notícia intrigante e que reflete o cenário difícil enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho. A notícia veiculada em O Globo aponta que se as mulheres recebessem pelo trabalho doméstico, ganhariam mais de R$ 1 trilhão.

no Hypeness

As mulheres negas são as que mais sofrem nesta história. Imagem Hypeness

A constatação é baseada em estudo feito pelo Instituto Locomotiva, o Womans 20 Outreach, que realizou uma pesquisa sobre inclusão feminina no mercado de trabalho. Outro agravante mora na jornada de trabalho. De acordo com o levantamento, o tempo médio gasto por mulheres com os afazeres domésticos, incluindo o cuidado com pessoas, é de 92 horas por mês.

Trocando em miúdos, caso estas profissionais fossem remuneradas de acordo com a configuração do mercado de trabalho, a quantia ficaria na casa do R$ 1.066 trilhão por ano.

Os resultados vão de encontro com outro levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que no último Dia da Mulher, compilou dados concluindo que mulheres trabalham 72% a mais do que os homens quando o assunto são afazeres domésticos.

O cenário se agrava ainda mais se o recorte leva em consideração a disparidade racial vigente. No caso das mulheres negras, o tempo gasto sobe em pelo menos 1 hora. Em comparação com os homens negros, esta parcela da população se dedica 8 horas a mais.

“Constatamos que a profissão doméstica é uma das mais negligenciadas e isso é um resultado claro do histórico escravista, ou melhor é visivelmente uma extensão da escravidão só que disfarçada”, opina em texto publicado no Blogueiras Negras a estudante de psicologia Mara Gomes.

A resolução do entrave é fundamental para o desenvolvimento. O Brasil, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é dono da maior população de trabalhadores domésticos. Os números superam os habitantes da Dinamarca.

E o fato de mulheres negras serem as protagonistas desta história reflete, como disse Mara Gomes, o legado da escravidão. Último país a abolir a prática de escravizar pessoas, o Brasil insiste em não adotar políticas efetivas de equidade racial. Além disso, a ideia de uma servidora da família ainda é muito comum na mente das pessoas.

Há cinco anos atrás foi promulgada a Emenda Constitucional 72, mais conhecida como a PEC das Domésticas (PEC 66/2012). A lei concede aos trabalhadores domésticos direitos básicos como uma jornada de trabalho de até 8 horas por dia, além de remuneração prevista no caso de horas extra. Contudo ainda falta muito. O IBGE diz que atualmente são mais de 6.300 domésticas no Brasil, entretanto apenas 1.500 possuem vínculo empregatício formal.

+ sobre o tema

Decepção: Câmara barra maior participação das mulheres na política

Faltaram 15 votos para a Câmara dos Deputados garantir...

“O fervo é protesto” Conheça Rico Dalasam o rapper gay que está quebrando tabus

Rico Dalasam, paulista que surge como um dos primeiros rappers...

O Geledès-Instituto da Mulher Negra forma a sua XII turma de Promotoras Legais Populares.

As festividades de encerramento do curso, que capacitou 62...

para lembrar

As mães das propagandas de margarina são felizes?

Só há dois requisitos básicos para dominar toda a...

Para delegada, pastor suspeito de abuso mostrou ‘alto grau de perversão’

Felipe Garcia é suspeito de abusar do enteado de...

Com medo de violência no parto, mãe leva pistola para a maternidade

Ela foi presa depois da cesárea e separada do...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=