Secretaria da UGT de acordo com ministro

 

O Secretário Nacional da Diversidade Humana da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Magno Lavigne, disse ontem que a Central apóia a posição do ministro Edson Santos, que já anunciou o nome do secretário Adjunto Elói Ferreira de Araújo para substituí-lo depois de abril quando deixará o cargo para disputar às eleições de outubro. 

“Apóiamos integralmente o padrão adotado pelo Presidente Lula e que está sendo seguido pela equipe do ministro Edson Santos. Estamos de acordo com essa orientação e achamos que o ministro merece nosso apoio”, afirmou Lavigne. A posição também é defendida pela presidente do Inspir, Cleonice Caetano.

Questionamento

A orientação dada pelo Presidente a todos os ocupantes de cargos na Esplanada é de que, os que saírem para disputar as eleições, devem ser substituídos por seus secretários adjuntos e ou secretários executivos, para evitar mudanças maiores na estrutura do Governo. Essa orientação, porém, vem sendo questionada por setores do Movimento Negro. 

Segundo lideranças negras petistas, o ministro estaria adotando uma “posição personalista e esquecendo que a SEPPIR é uma demanda criada pelo movimento negro e, portanto, sua substituição não é um assunto pessoal”.

Essas lideranças – inclusive dirigentes da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) – chegaram a decidir no 4º Congresso do PT, há duas semanas, mandar ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva, uma lista tríplice com os nomes do próprio adjunto Elói Ferreira de Araújo, do subsecretário de Ações Afirmativas, Martvs Chagas, e do ex-dirigente da Seppir na gestão Matilde, João Carlos Nogueira.

Nesta terça (02/03), o ministro se recusou, mais uma vez, a tratar do assunto e repetiu por assessores que está apenas adotando e seguindo à risca a orientação do Presidente da República.

A Afropress apurou junto à lideranças da CONEN e de Secretarias Estaduais de Combate ao Racismo do PT que, mesmo com a manutenção da orientação do Presidente não está resolvida a questão de quem assumirá a Secretaria Ajunta “uma vez Elói se tornando ministro”.

A proposta da lista tríplice, com preferência explícita por Martvs Chagas, visa, segundo afirmou uma importante liderança negra mineira justamente preencher esse vácuo.

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

Negras e negros marcham pelo direito de viver

Ato contra o genocídio da juventude negra reúne diversos...

Biko: A Consciência Negra e a Busca de uma Verdadeira Humanidade

Este domingo comemoram-se os 70 anos de Steve Biko,...

para lembrar

Mercedes passa a ter carro pintado de preto na F1 para marcar posição contra o racismo

Atual hexacampeã mundial de pilotos e construtores, a Mercedes...

Reitor da Uerj pede agilidade do STF no julgamento das cotas raciais

- Fonte: Zero Horas - De acordo com reitor,...

Pela Ampliação da Maioridade Penal!

Em tempos de PEC 171, que propõe o rebaixamento...

Escritor Benjamin Moser é acusado de racismo por trecho em biografia de Clarice Lispector

Benjamin Moser escreveu que, ao lado de Lispector, ‘Carolina...
spot_imgspot_img

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....
-+=