Secretaria de Saúde do Rio lança campanha contra racismo e preconceito no SUS

 

Rio de Janeiro – Em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, a ser celebrado no domingo (27), a Secretaria de Estado de Saúde lançou hoje (25) a campanha de combate ao racismo e preconceito no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, que tem o apoio do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra, ocorreu na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Copacabana, zona sul do Rio. Dezenas de 70 pessoas, entre profissionais de saúde, usuários da unidade e representantes de diversas secretarias estaduais e municipais, participaram do evento. 

Segundo Carina Pacheco, assessora técnica de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Saúde, a ação abriu pequenos debates sobre o tema entre os convidados. Cartilhas e cartazes explicitando diversos tipos de preconceito foram distribuídas ao público. 

”O objetivo da ação é enfrentar qualquer tipo de preconceito, seja ele racial, religioso ou sexual nas unidades de Saúde do estado. A ideia foi fazer uma campanha ampla, abordando o preconceito como um todo. Colocamos cartazes com transexuais e pessoas com vestimenta de religiões africanas para explicitar esse nosso desejo. A proposta é promover mudanças de comportamento nos profissionais de saúde, levando a uma sensibilização sobre esse tema. Ele [o preconceito] deve ser combatido por meio de políticas de saúde pública que garantam um atendimento mais igualitário no SUS”, disse.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 80% dos atendimentos e internações de pacientes negros no Brasil se concentram no SUS. O baixo índice de assistência à população negra também é explícito na porcentagem de mulheres negras de 25 anos ou mais que nunca fizeram exames de mama na vida: 46,3%, contra 28,7% de mulheres brancas. 

A campanha vai percorrer todas as unidades estaduais de Saúde até o dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra.

 

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Os Caminhos da Sociedade Civil e o Sentido de suas Organizações e Coletivos

As manifestações brasileiras, e tantas outras pelo mundo,...

Marcha Mundial das Mulheres discute trajetória do feminismo na América Latina

Nesta terça-feira (27), as participantes discutem sobre as...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=