Secretaria suspende testes de HIV em escolas do Maranhão

Por: SÍLVIA FREIRE

 

A Secretaria da Saúde do Maranhão suspendeu nesta quarta-feira a realização de testes de diagnóstico rápido de HIV com adolescentes de escolas públicas do Estado. Segundo a secretaria, a ação passará por uma avaliação.

 

Alunos de 15 anos fazem teste de HIV em escolas do MA

 

 

Conforme a Folha revelou, os exames eram feitos no horário letivo, sem autorização dos pais, e os resultados eram entregues diretamente a alunos, em 15 minutos. A realização do teste era opcional.

 

Nesta quarta, o Ministério Público do Estado, a seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Assembleia Legislativa também pediram explicações à secretaria sobre os exames. Até quinta, será realizada uma audiência da secretaria com as entidades.

 

Para presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Luís Antônio Pedrosa, há muitos equívocos na campanha que precisam ser esclarecidos. “Os pais têm que ter informação e conhecer o programa. De outra forma, pode haver boicote e desconfiança por parte deles.”

Para Pedrosa, caso os pais não autorizem e o adolescente queira se submeter ao teste, deve prevalecer a decisão do jovem. “Mas os pais têm que ter conhecimento.”

 

A coordenadora do programa de DST/Aids da Secretaria da Saúde do Maranhão, Osvaldina Silva da Mota, disse ontem que os exames eram feitos inicialmente em cinco escolas, onde já haviam sido realizadas ações de prevenção à doença e que têm programas de combate ao HIV, como a distribuição de preservativos.

 

O Departamento de DST/ Aids do Ministério da Saúde não vê problema na realização dos exames nas escolas, desde que respeitadas orientações do Conselho Federal de Medicina. O conselho prevê a avaliação prévia, por agentes de saúde, da capacidade de entendimento do adolescente.

“Não existe nenhum motivo para preocupação porque o Estado está tomando todas as medidas para garantir o acesso ao diagnóstico para aqueles que querem fazer o exame e garantindo as condições adequadas, tanto para a realização como para o recebimento do resultado”, diz o diretor-adjunto do Departamento de DST/ Aids do ministério, Eduardo Barbosa.

 

Para ele, as ações desenvolvidas no Maranhão estão dentro da política da pasta que é ampliar o diagnóstico da doença. “O que é recomendado –e que a secretaria da Saúde do Maranhão está fazendo– é realizar os procedimentos de forma a não expor o adolescente e ter um aconselhamento pré e pós o exame. A equipe que vai trabalhar com o jovem não é despreparada.”

 

Sobre um possível descumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por parte da secretaria pela não autorização dos pais, –o que que foi apontado por conselhos tutelares e por advogados– o diretor diz que é levado em conta o direito do adolescente em decidir sobre a própria saúde.

“O que conhecemos é o direito que o adolescente tem, estabelecido pelo ECA, de ter autonomia para decidir sobre o próprio corpo e a própria saúde”, disse. “As leis existem para ser cumpridas e elas são interpretadas. A gente deixa isso para os juristas.”

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=