Secretário-Geral da ONU chega ao Brasil no dia 16 de junho

Brasília, 14 de julho de 2011 – Na quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, chega a Brasília o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para uma visita oficial de dois dias. No primeiro dia de sua estadia na Capital, Ban se reunirá com a Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com quem discutirá assuntos da agenda internacional. Em cerimônia no Palácio do Planalto eles assinarão o Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (United Nations Development Assistance Framework – UNDAF) 2012-2015, documento que norteia as ações do Sistema da ONU no País para os quatro próximos anos. Ainda na quinta-feira, o Secretário-Geral terá uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, com os funcionários das Nações Unidas no País e com representantes da sociedade civil.

Ban Ki-moon também se reunirá com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em encontro com lideranças da sociedade civil. No final da tarde, o Secretário-Geral terá encontros com o Presidente do Senado Federal, José Sarney, e o Presidente da Câmara Federal dos Deputados, Marco Maia.

Na sexta-feira, 17 de junho, o Secretário-Geral – que estará no Brasil acompanhado de sua esposa, a Sra. Ban Soon-taek – se encontrará com a Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Fernando Collor. No final do dia, o Ban Ki-moon terá ainda uma reunião com Marina Silva, que faz parte do Grupo do Secretário-Geral dos Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

Esta é a terceira visita do Secretário-Geral Ban Ki-moon ao Brasil, desde que iniciou seu mandato em 1º de janeiro de 2007. Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro de 2007, o Secretário-Geral esteve em uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal no Estado de São Paulo e visitou a floresta Amazônica.

Já na segunda vez em que esteve no País, o Secretário-Geral participou do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (Rio, 27 a 29 de maio de 2010); visitou a comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira; e prestou uma homenagem aos militares brasileiros que perderam suas vidas no terremoto do Haiti. Nas duas ocasiões, Ban se encontrou com o então Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A visita ao Brasil é a última etapa de uma viagem do Secretário-Geral das Nações Unidas pela América Latina. Antes de chegar ao País, Ban esteve na Colômbia, na Argentina e no Uruguai.

Clique aqui para acessar a biografia do Secretário-Geral.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...