Seleção da Holanda ouve gritos racistas em treinamento para Eurocopa

Jogadores da seleção holandesa escutaram nesta semana gritos imitando macacos, vindos do público que assistia a um treino preparatório para a Eurocopa no estádio Wisla, em Cracóvia, disse uma porta-voz da equipe nesta sexta-feira.

O incidente confirma as preocupações dos últimos dias a respeito da ocorrência de atos racistas durante o torneio europeu de seleções, que começa nesta sexta-feira na Polônia e na Ucrânia.

– Alguns jogadores escutaram barulhos de macaco. Por isso eles passaram para o outro lado do gramado – disse a porta-voz, referindo-se ao treino de quarta-feira.

A Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) não apresentou queixa formal à Uefa, mas entrou em contato com a entidade europeia do futebol após relatos do incidente aparecerem na imprensa holandesa.

Em nota na sexta-feira, a Uefa disse ter havido “alguns incidentes isolados de cantos racistas”, e disse que, caso isso se repita, irá “avaliar medidas operacionais a serem tomadas para proteger os jogadores”.

A Uefa disse ainda que adotou uma política de tolerância zero contra o racismo, inclusive orientando árbitros a paralisarem partidas em caso de incidentes.

Imediatamente depois do treino de quarta-feira, o técnico da Holanda, Bert van Marwijk, disse a jornalistas que o ambiente em Cracóvia -que não terá jogos da Eurocopa- era fantástico, com 30 mil pessoas indo ao estádio só para ver um treino.

Mas na quinta-feira o capitão da Holanda, Mark van Bommel, disse a jornalistas holandeses: “Abram seus ouvidos. Se vocês escutaram (os gritos racistas) e não querem escutar, isso é ainda pior.

No mês passado, o atacante italiano Mario Balotelli, que é negro, disse que irá “matar” alguém que lhe atirasse uma banana na rua, como já aconteceu no passado com ele em um bar.

Sobre os gritos racistas durante os jogos, ele afirmou: “Se acontecesse, eu iria deixar o gramado e voltar para casa. Estamos em 2012. Não é possível”.

Os governos da Polônia e Ucrânia se dizem empenhados em combater o racismo, mas um recente documentário da BBC sugeriu que esse comportamento é disseminado entre certos grupos de torcedores.

A Holanda, que tem vários jogadores negros, estreia no Grupo B da Eurocopa no sábado, em Kharkiv (Ucrânia), contra a Dinamarca.

O incidente de quarta-feira aconteceu depois de uma visita da seleção holandesa ao antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz, que fica perto de Cracóvia.

A Eurocopa começa na sexta-feira, com a partida Polônia x Grécia, em Varsóvia.

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Recado aos racistas peruanos – Por: Dennis de Oliveira

Aos racistas que agrediram o jogador Tinga, do Cruzeiro,...

Racismo: César Sampaio vai à Justiça e processa torcedores

Fez bem o ex-jogador César Sampaio, hoje um competente...

Policial mata homem confundido com ladrão; o suspeito era negro

Um homem foi assassinado dentro de uma lotérica em...

para lembrar

Homen chama policial de “urubu” e é preso por racismo

Um homem de 25 anos, natural de Salinas, a...

Estátua de criança negra com grilhões nos pés no Pão de Açúcar mobiliza AMNB

Em carta organizações  filiadas da  Articulação de Organizações...

Delegacia é criada para investigar crimes raciais e de intolerância

Projeto, de autoria do deputado estadual Átila Nunes, tem...
spot_imgspot_img

Vídeo contradiz PM e confirma que jovem foi morta após ele dar coronhada no irmão dela e arma disparar

A câmera corporal do sargento Thiago Guerra, da Polícia Militar, registrou o momento em que ele dá uma coronhada em um jovem durante uma...

Marina se fortalece após ataques

Se do caos florescer um mínimo de boa política, o Brasil terá — de novo — produzido o que a juventude gosta de chamar...

Senado violentou Marina Silva para boiada passar

O que os senadores fizeram contra Marina Silva na terça-feira (27) tem nome e sobrenome: violência política de gênero. No país que em 2024 registrou 1.459...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.