Seleção da Holanda ouve gritos racistas em treinamento para Eurocopa

Jogadores da seleção holandesa escutaram nesta semana gritos imitando macacos, vindos do público que assistia a um treino preparatório para a Eurocopa no estádio Wisla, em Cracóvia, disse uma porta-voz da equipe nesta sexta-feira.

O incidente confirma as preocupações dos últimos dias a respeito da ocorrência de atos racistas durante o torneio europeu de seleções, que começa nesta sexta-feira na Polônia e na Ucrânia.

– Alguns jogadores escutaram barulhos de macaco. Por isso eles passaram para o outro lado do gramado – disse a porta-voz, referindo-se ao treino de quarta-feira.

A Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) não apresentou queixa formal à Uefa, mas entrou em contato com a entidade europeia do futebol após relatos do incidente aparecerem na imprensa holandesa.

Em nota na sexta-feira, a Uefa disse ter havido “alguns incidentes isolados de cantos racistas”, e disse que, caso isso se repita, irá “avaliar medidas operacionais a serem tomadas para proteger os jogadores”.

A Uefa disse ainda que adotou uma política de tolerância zero contra o racismo, inclusive orientando árbitros a paralisarem partidas em caso de incidentes.

Imediatamente depois do treino de quarta-feira, o técnico da Holanda, Bert van Marwijk, disse a jornalistas que o ambiente em Cracóvia -que não terá jogos da Eurocopa- era fantástico, com 30 mil pessoas indo ao estádio só para ver um treino.

Mas na quinta-feira o capitão da Holanda, Mark van Bommel, disse a jornalistas holandeses: “Abram seus ouvidos. Se vocês escutaram (os gritos racistas) e não querem escutar, isso é ainda pior.

No mês passado, o atacante italiano Mario Balotelli, que é negro, disse que irá “matar” alguém que lhe atirasse uma banana na rua, como já aconteceu no passado com ele em um bar.

Sobre os gritos racistas durante os jogos, ele afirmou: “Se acontecesse, eu iria deixar o gramado e voltar para casa. Estamos em 2012. Não é possível”.

Os governos da Polônia e Ucrânia se dizem empenhados em combater o racismo, mas um recente documentário da BBC sugeriu que esse comportamento é disseminado entre certos grupos de torcedores.

A Holanda, que tem vários jogadores negros, estreia no Grupo B da Eurocopa no sábado, em Kharkiv (Ucrânia), contra a Dinamarca.

O incidente de quarta-feira aconteceu depois de uma visita da seleção holandesa ao antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz, que fica perto de Cracóvia.

A Eurocopa começa na sexta-feira, com a partida Polônia x Grécia, em Varsóvia.

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=