Investigação aponta para suposto crime de racismo

FLORIANÓPOLIS – O Ministério Público Federal (MPF) avalia suposta prática de crime de racismo por parte de servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e suposta deficiência no programa de acompanhamento de alunos que ingressam pelo sistema de cotas raciais e sociais. A função do programa é garantir a permanência do aluno cotista até sua formação, porém, nove reprovações de alunos negros no campus da instituição em São José, na Grande Florianópolis, desencadearam as denúncias repassadas ao MPF.

– Queremos entender como é o acompanhamento da permanência do aluno cotista. Há informação de alunos que se enquadrariam na situação de evasão escolar por dificuldade de permanência. É um reforço acadêmico e social que não estaria sendo suficiente – disse o procurador da República do MPF, Maurício Pessuto.

Em reunião ontem, no campus Florianópolis-Continente com representantes da reitoria, movimentos sociais, alunos, MPF e Advocacia Geral da União, ficou definido que o IFSC terá 10 dias para fazer esclarecimentos.

Denúncia está baseada na reprovação em massa

A coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado, Maria de Lourdes Mina, disse que está havendo racismo institucional no IFSC baseado na “reprovação em massa” de alunos negros cotistas da instituição e na postura “racista” de docentes com esses alunos.

– A função da reserva de cotas é proporcionar aos estudantes concorrer com a mesma oportunidade educacional. Não é um favor, é um direito – observou.

O aluno Fernando Patrício Filho contou que foi advertido por ter protocolado reclamação de que “os negros vem sendo humilhados na instituição”.

 

 

 

Fonte: Clicrbs

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=