Selo da Diversidade Racial Luís Inácio Lula da Silva

Por: Arísia Barros

Luís Inácio Lula da Silva sabe o real significado da palavra diferença.

Aprendeu desde muito cedo essa lição de forma muito dura.

Lutou para que suas diferenças não fossem transformadas em desigualdades.

Menino pobre de uma farta família de muitos irmãos percorreu a trajetória da invisibilidade social de tantos e muitos retirantes nordestinos, herdeiros da pobreza brasileira.

De vendedor ambulante, entregador de tinturaria e metalúrgico de uma fábrica de parafusos aprendeu a construir o presente com o olho perspicaz, enxergando a construção de passos futuros. Do futuro escolheu ser movimento como sinônimo de mudanças.

Tornou-se líder sindical não só do ABC paulista, mas de um efervescente movimento sindical brasileiro, um extenso grupo em que cabia o alfabeto inteiro.

Ajudou na fundação de um partido.

O Partido dos Trabalhadores.

Como presidente, durante oito anos da República Federativa do Brasil, a segunda nação mais negra do planeta, Lula soube capturar, com a implementação de políticas os legítimos espaços de oportunidade estatais, reinventando o senso de pertencimento de muita gente negra, ou não.

As políticas públicas para promoção da igualdade racial estão prontas e acabadas?

Não; entretanto podemos afirmar que a aguação deixou o terreno fértil e causou rebuliço de idéias e ações de povos que dantes viviam o princípio de isolamento histórico nos espaços de poder.

As ações estabelecidas para promoção da igualdade racial, na gestão de Luís Inácio Lula da Silva permitiram a criação de espaços identitários de voz para a população negra.

Lula encarou os desafios com a imensa capacidade de um estadista.

Ele, o presidente, compreendeu o imperativo do racismo,entendendo que concepções discriminatórias podem soterrar auto-estimas, ainda, na infância.

Palavras como ancestralidade, historicidade, territorialidade circulam hoje livremente como redefinação da imagem que negr@s tem de si mesmos: igualdade!

No último novembro da gestão do governo Luís Inácio Lula da Silva, o movimento social negro alagoano, aqui representado pelo Projeto Raízes de Áfricas, chamando mais e mais gente para essa roda, socializa a idéia (o projeto já está sendo trabalhado) para a criação pela Câmara Federal do “Selo da Diversidade Racial Luís Inácio Lula da Silva” , ou simplesmente o “Selo do Lula”.

O Selo do Lula tem como objetivo agraciar parlamentares brasileir@s comprometid@s com o investimento na promoção e implementação de políticas igualitárias e não discriminatórias.

Parlamentares que estimulem e apresentem emendas ao Projeto de Lei do Orçamento do Estado, visando subsidiar políticas que valorizem a verdadeira pluralidade sócio-étnica.

Que proponham, fiscalizem e cobrem do Executivo a execução das políticas públicas para a promoção da igualdade racial.

A idéia do selo é mudar o foco da consciência de novembro e trazê-la para ser exercida ao longo do exercício parlamentar mudando assim a forma de vivenciar as políticas para promoção da igualdade racial como ações imprescindíveis para a construção de uma nação mais justa e igualitária.

Como sabemos que é impossível negar a grande contribuição do presidente metalúrgico, profissão brasileiro nessa construção étnica, socializamos esse texto como possibilidade e oportunidade de juntar idéias, montes de gentes e transformar o Selo em instrumento de interpretação e valoração do presidente para visibilidade das causas sócio-étnicas.

Estivemos em Brasília dia 10 de novembro,em reunião na sala da liderança do PMDB e oficializamos a proposta ao Senador Renan Calheiros ( PMDB/AL) e outras lideranças presentes, como também a Valéria, assessora do Deputado Edson Santos (PT/RJ) e ao deputado Judson Cabral (PT/AL) e deputada Flávia Cavalcante (P,DB/AL), da Assembléia Legislativa de Alagoas.

É uma pauta para 2011 e ao colocá-la na rede queremos ampliar a moldura das idéias e contribuições para consolidar a homenagem a Luís Inácio Lula da Silva,afirmando que sua passagem pela presidência do Brasil traduz o fundamento de marco legal para que novos avanços sócio-étnicos sejam alcançados.

Como um exercício para vida toda.

Como um selo.

Um legítimo selo de qualidade.

 

 

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=