Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Um grupo de intelectuais se reúne no próximo dia 26 de outubro, às 18h, no Salão Nobre do IFCS da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, para incitar as pessoas a refletirem sobre os não-ditos num país que ainda insiste na enxovalhada “democratura racial”. O chamamento à grande “roda de conversa” tem como mote o lançamento do livro Afro Brasil – Debates & Pensamentos, organizado por Jacques D'Adesky (PUC – RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá – Centro de Estudos Afro-Asiáticos – RJ). A obra é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores brasileiros, que pode ser tomada como uma agenda: com datas expressivas, tanto acadêmicas como de pautas de reflexões autônomas.

Enviado para o Portal Geledés 

Esta obra, segundo D’Adesky, perpassa questões étnico-identitárias locais, nacionais e globais, e emoldura um quadro em que a figura do afro-brasileiro está entrelaçada aos itinerários transatlânticos construídos em torno da diáspora, do preconceito e da superação deste no cenário Brasil-África. E este percurso é feito por meio de 19 artigos. São antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos. “Eles oferecem uma verdadeira agenda do pensamento social brasileiro para o século XXI, na qual diversidade e inflexão teórica caminham juntas, numa construção permanente e polissêmica”, afirma o professor e pesquisador Flávio Gomes, coordenador do PPGHC/UFRJ.

O seminário, conta com uma equilibrada participação entre intelectuais, que como atores e atrizes do cenário acadêmico em várias instâncias de atuação, se dispuseram a compartilhar conhecimento para reforçar as pontes de saberes e interlocuções entre as gerações. Uma novidade interessante que parece, quem sabe, quebrar paradigmas no campo acadêmico.

Na programação, mesa de abertura e mais duas com apresentações de autores, como os pesquisadores e professores Júlio Cezar Tavares, José Jorge Siqueira, Carlos Nobre e outros intelectuais que colaboraram com o livro – artigos. Após os debates, ao final de cada mesa, será realizado o lançamento do livro-coletânea com autógrafos dos autores presentes.

Na mesa de abertura, o professor-doutor Wallace dos Santos Moraes, do Departamento de Ciência Política e PPGHC e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL) representando o PPGHC/UFRJ, a professora-doutora Helena Theodora, vinculada ao PPGHC/UFRJ no Estágio de Pós-Doc Sênior, a coordenadora do seminário, a jornalista Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ.

Evento: Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Lançamento do livro: Afro Brasil – Debates & Pensamentos

Dia/Horário: 26 de outubro, quarta-feira, 18h às 21h30

Local: Salão Nobre do IFCS/UFRJ, no Instituto de História – Largo de São Francisco de Paula,1, Centro – Rio de Janeiro

Realização: PPGHC/IH/UFRJ

Coordenadora do Evento: Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ

Apoio: Caroline Amanda Borges, graduanda de CS/UFRJ e integrante do Coletivo Negro

Carolina de Jesus

+ sobre o tema

Sem o SUS, é a barbárie

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior...

Marta diz que tem gente que ainda “não vota em mulher”

Ex-prefeita de SP afirma que PT não sabe como...

Emerson Damasceno sobre o mais novo bullying virtual do facebook: Estamos todos nus

Estamos todos nus Por Emerson Damasceno, Terra Magazine ...

‘Tivemos medo de errar’, diz coordenadora de Marina sobre política para religiões afro

A coordenadora nacional de promoção da igualdade racial da...

para lembrar

Acesso gratuito a remédios para hipertensão e diabetes

  A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando,...

Arrogância, Desigualdade e Excesso

Expande-se, num mundo em crise, a ideia destrutiva de...

Sabe qual direito você perdeu hoje? Site te mostra

“Alerta Social” denuncia, diariamente, os direitos que os trabalhadores...

Visita de Obama ao Brasil inclui discussão sobre energia

A visita ao Brasil do presidente norte-americano, Barack Obama,...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...

Ministra Anielle Franco participa de aula inaugural na UFRJ

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, foi a convidada principal da mesa de debate sobre a Lei de Cotas (12.711) e sobre a Lei...

Universidade Federal do Rio de Janeiro pode eleger o seu primeiro reitor negro em 103 anos de fundação

O coletivo de docentes negros da UFRJ resolveu apresentar um candidato a reitor e a vice em consulta marcada para o dia 25 de...
-+=