Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Um grupo de intelectuais se reúne no próximo dia 26 de outubro, às 18h, no Salão Nobre do IFCS da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, para incitar as pessoas a refletirem sobre os não-ditos num país que ainda insiste na enxovalhada “democratura racial”. O chamamento à grande “roda de conversa” tem como mote o lançamento do livro Afro Brasil – Debates & Pensamentos, organizado por Jacques D'Adesky (PUC – RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá – Centro de Estudos Afro-Asiáticos – RJ). A obra é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores brasileiros, que pode ser tomada como uma agenda: com datas expressivas, tanto acadêmicas como de pautas de reflexões autônomas.

Enviado para o Portal Geledés 

Esta obra, segundo D’Adesky, perpassa questões étnico-identitárias locais, nacionais e globais, e emoldura um quadro em que a figura do afro-brasileiro está entrelaçada aos itinerários transatlânticos construídos em torno da diáspora, do preconceito e da superação deste no cenário Brasil-África. E este percurso é feito por meio de 19 artigos. São antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos. “Eles oferecem uma verdadeira agenda do pensamento social brasileiro para o século XXI, na qual diversidade e inflexão teórica caminham juntas, numa construção permanente e polissêmica”, afirma o professor e pesquisador Flávio Gomes, coordenador do PPGHC/UFRJ.

O seminário, conta com uma equilibrada participação entre intelectuais, que como atores e atrizes do cenário acadêmico em várias instâncias de atuação, se dispuseram a compartilhar conhecimento para reforçar as pontes de saberes e interlocuções entre as gerações. Uma novidade interessante que parece, quem sabe, quebrar paradigmas no campo acadêmico.

Na programação, mesa de abertura e mais duas com apresentações de autores, como os pesquisadores e professores Júlio Cezar Tavares, José Jorge Siqueira, Carlos Nobre e outros intelectuais que colaboraram com o livro – artigos. Após os debates, ao final de cada mesa, será realizado o lançamento do livro-coletânea com autógrafos dos autores presentes.

Na mesa de abertura, o professor-doutor Wallace dos Santos Moraes, do Departamento de Ciência Política e PPGHC e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL) representando o PPGHC/UFRJ, a professora-doutora Helena Theodora, vinculada ao PPGHC/UFRJ no Estágio de Pós-Doc Sênior, a coordenadora do seminário, a jornalista Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ.

Evento: Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Lançamento do livro: Afro Brasil – Debates & Pensamentos

Dia/Horário: 26 de outubro, quarta-feira, 18h às 21h30

Local: Salão Nobre do IFCS/UFRJ, no Instituto de História – Largo de São Francisco de Paula,1, Centro – Rio de Janeiro

Realização: PPGHC/IH/UFRJ

Coordenadora do Evento: Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ

Apoio: Caroline Amanda Borges, graduanda de CS/UFRJ e integrante do Coletivo Negro

Carolina de Jesus

+ sobre o tema

Craque Brasileirão 2009: Adriano e Tardelli dividem prêmio pela artilharia

O desempate podia ter acontecido na última rodada, mas...

Alvo de dossiê diz que governo Bolsonaro “de novo atenta contra democracia”

O cientista político Luiz Eduardo Soares, 66, um dos...

Lisboa: O Estado Social como solução – Por: JOSÉ SOEIRO

  O Estado Social não é a causa da crise....

Histórias e trajetórias de quatro famîlias que se refugiaram no Brasil

ANA, 21, E HELENA SEBESCEN,23, SÉRVIA (EX-IUGOSLÁVIA) Idade na...

para lembrar

Brasil supera EUA como prioridade para investimentos, diz ONU

O Brasil superou os Estados Unidos é ocupa agora...

Obama pede a americanos que tenham ‘tolerância religiosa’

Apelo foi feito em meio a polêmicas envolvendo o...

Olívia Santana – Deputada Estadual – Bahia

Numero: 6550 Olívia Santana é vereadora, reeleita nas eleições de...

Taxa de mortalidade infantil no Nordeste é duas vezes maior do que no Sul e Sudeste

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de alto prestígio (ou de elite) aumentem a diversidade étnico-racial e socioeconômica de seus alunos. Nessa...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=