Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Um grupo de intelectuais se reúne no próximo dia 26 de outubro, às 18h, no Salão Nobre do IFCS da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, para incitar as pessoas a refletirem sobre os não-ditos num país que ainda insiste na enxovalhada “democratura racial”. O chamamento à grande “roda de conversa” tem como mote o lançamento do livro Afro Brasil – Debates & Pensamentos, organizado por Jacques D'Adesky (PUC – RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá – Centro de Estudos Afro-Asiáticos – RJ). A obra é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores brasileiros, que pode ser tomada como uma agenda: com datas expressivas, tanto acadêmicas como de pautas de reflexões autônomas.

Enviado para o Portal Geledés 

Esta obra, segundo D’Adesky, perpassa questões étnico-identitárias locais, nacionais e globais, e emoldura um quadro em que a figura do afro-brasileiro está entrelaçada aos itinerários transatlânticos construídos em torno da diáspora, do preconceito e da superação deste no cenário Brasil-África. E este percurso é feito por meio de 19 artigos. São antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos. “Eles oferecem uma verdadeira agenda do pensamento social brasileiro para o século XXI, na qual diversidade e inflexão teórica caminham juntas, numa construção permanente e polissêmica”, afirma o professor e pesquisador Flávio Gomes, coordenador do PPGHC/UFRJ.

O seminário, conta com uma equilibrada participação entre intelectuais, que como atores e atrizes do cenário acadêmico em várias instâncias de atuação, se dispuseram a compartilhar conhecimento para reforçar as pontes de saberes e interlocuções entre as gerações. Uma novidade interessante que parece, quem sabe, quebrar paradigmas no campo acadêmico.

Na programação, mesa de abertura e mais duas com apresentações de autores, como os pesquisadores e professores Júlio Cezar Tavares, José Jorge Siqueira, Carlos Nobre e outros intelectuais que colaboraram com o livro – artigos. Após os debates, ao final de cada mesa, será realizado o lançamento do livro-coletânea com autógrafos dos autores presentes.

Na mesa de abertura, o professor-doutor Wallace dos Santos Moraes, do Departamento de Ciência Política e PPGHC e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL) representando o PPGHC/UFRJ, a professora-doutora Helena Theodora, vinculada ao PPGHC/UFRJ no Estágio de Pós-Doc Sênior, a coordenadora do seminário, a jornalista Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ.

Evento: Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Lançamento do livro: Afro Brasil – Debates & Pensamentos

Dia/Horário: 26 de outubro, quarta-feira, 18h às 21h30

Local: Salão Nobre do IFCS/UFRJ, no Instituto de História – Largo de São Francisco de Paula,1, Centro – Rio de Janeiro

Realização: PPGHC/IH/UFRJ

Coordenadora do Evento: Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ

Apoio: Caroline Amanda Borges, graduanda de CS/UFRJ e integrante do Coletivo Negro

Carolina de Jesus

+ sobre o tema

SP enquadrou 31 mil negros como traficantes em situações similares às de brancos usuários

Para a polícia de São Paulo, a diferença entre um traficante e...

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (20)...

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

para lembrar

Ôrí: Cabeça, Consciência Negra

Fonte:Lista Racial- Produzido ao longo de onze anos entre...

Deputado protocola pedido de CPI para investigar privatizações

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou nesta quarta-feira na...

Carl Hart critica a internação compulsória de usuários de drogas

Ainda no Brasil, discutindo as políticas de combate as...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu a obra Mulheres Sonhadoras, Mulheres Cientistas, composta por dois livros, das escolas e bibliotecas do município. Escritos por...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e constranger o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, facilitou a aprovação de...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...
-+=