SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Coletivo RPU Brasil é uma coalizão composta por 31 entidades, redes e coletivos da sociedade civil brasileira. Desde sua criação, em 2017, têm realizado o monitoramento dos direitos humanos no país através do mecanismo da Revisão Periódica Universal (RPU) das Nações Unidas. Em 2019, elaborou seu primeiro Relatório de Meio Período. Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Coletivo RPU Brasil optou por elaborar um novo relatório, intitulado “Relatório da sociedade civil: Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19”, cujo objetivo era denunciar aprofundamentos das violações de direitos humanos que já vêm sendo evidenciadas pelo grupo, bem como registrar novas violações ocorridas neste momento de crises institucionais, de saúde, econômica, em razão – mas não somente -, da pandemia de Covid-19.

Seguindo o esforço de participação na RPU enquanto Coletivo, de 2021 para 2022, elaboramos 11 relatórios do 3º para o 4º ciclo, no qual avaliamos as 242 recomendações aceitas pelo Estado Brasileiro em 2017.

 No período de 29 de agosto a 02 de setembro estaremos em Genebra com uma delegação de organizações brasileiras para participar da Pré-sessão organizada pela UPR-Info e realizar uma série de atividades de visibilidade e fazer incidência junto às missões diplomáticas de países a partir dos relatórios elaborados pelo Coletivo RPU Brasil. Também será momento de mostrar para a comunidade internacional as situações  de violência e violações de direitos humanos que estamos vivendo no Brasil nos últimos anos.

Com esse intuito realizaremos o Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas -, que ocorrerá em Genebra, no dia 31/08/2022, a partir das 18 horas de Genebra (13 horas de Brasília). O seminário tem como objetivo informar e denunciar à comunidade internacional sobre a realidade Brasil e estimular sinergias para a defesa da democracia e dos direitos humanos no país.

O seminário será aberto à participação da Sociedade civil organizada (Brasil e Internacional); academia, igrejas, organizações da cooperação e representantes de órgãos e organismos internacionais.

Queremos convidar você e sua organização para se juntar a nós nesse importante espaço para tratarmos da realidade que estamos vivendo no nosso país e se somar aos esforços de denúncia e de construção de alternativas que fortaleçam as lutas dos movimentos sociais e a democracia no Brasil.

Serviço:

O que: Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas – Genebra.

Local: Maison Internationale des Associations (Rue des Savoises 15, 1205 Genève)

Quando: 31 de agosto de 2022

Hora: 18 horas de Genebra/Suiça – 13 horas de Brasília/Brasil

+ sobre o tema

O PLP 2.0 Aplicativo de Combate a Violência contra Mulher é premiado pela OEA

O aplicativo PLP 2.0 foi um dos premiados pela...

Webinário debate papel desempenhado pelo empreendedorismo social na pandemia

A Folha transmite, na próxima segunda-feira (7), o seminário virtual “Boas...

Feminismos vitais

O projeto “Enquanto Viver, Luto!”nasce da ideia de que...

para lembrar

Índios proibidos de comer na escola

Vários casos de racismo e intolerância envolvendo alunos...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...

Professora da PUC aceita convite para Direitos Humanos de Temer

Procuradora e professora de direito constitucional e direitos humanos...

Cidade Maravilhosa, Cidade Militarizada

UM EFETIVO DE cerca de 85 mil — entre eles Força...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...
-+=