SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Coletivo RPU Brasil é uma coalizão composta por 31 entidades, redes e coletivos da sociedade civil brasileira. Desde sua criação, em 2017, têm realizado o monitoramento dos direitos humanos no país através do mecanismo da Revisão Periódica Universal (RPU) das Nações Unidas. Em 2019, elaborou seu primeiro Relatório de Meio Período. Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Coletivo RPU Brasil optou por elaborar um novo relatório, intitulado “Relatório da sociedade civil: Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19”, cujo objetivo era denunciar aprofundamentos das violações de direitos humanos que já vêm sendo evidenciadas pelo grupo, bem como registrar novas violações ocorridas neste momento de crises institucionais, de saúde, econômica, em razão – mas não somente -, da pandemia de Covid-19.

Seguindo o esforço de participação na RPU enquanto Coletivo, de 2021 para 2022, elaboramos 11 relatórios do 3º para o 4º ciclo, no qual avaliamos as 242 recomendações aceitas pelo Estado Brasileiro em 2017.

 No período de 29 de agosto a 02 de setembro estaremos em Genebra com uma delegação de organizações brasileiras para participar da Pré-sessão organizada pela UPR-Info e realizar uma série de atividades de visibilidade e fazer incidência junto às missões diplomáticas de países a partir dos relatórios elaborados pelo Coletivo RPU Brasil. Também será momento de mostrar para a comunidade internacional as situações  de violência e violações de direitos humanos que estamos vivendo no Brasil nos últimos anos.

Com esse intuito realizaremos o Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas -, que ocorrerá em Genebra, no dia 31/08/2022, a partir das 18 horas de Genebra (13 horas de Brasília). O seminário tem como objetivo informar e denunciar à comunidade internacional sobre a realidade Brasil e estimular sinergias para a defesa da democracia e dos direitos humanos no país.

O seminário será aberto à participação da Sociedade civil organizada (Brasil e Internacional); academia, igrejas, organizações da cooperação e representantes de órgãos e organismos internacionais.

Queremos convidar você e sua organização para se juntar a nós nesse importante espaço para tratarmos da realidade que estamos vivendo no nosso país e se somar aos esforços de denúncia e de construção de alternativas que fortaleçam as lutas dos movimentos sociais e a democracia no Brasil.

Serviço:

O que: Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas – Genebra.

Local: Maison Internationale des Associations (Rue des Savoises 15, 1205 Genève)

Quando: 31 de agosto de 2022

Hora: 18 horas de Genebra/Suiça – 13 horas de Brasília/Brasil

+ sobre o tema

Entidade do movimento negro ganha site

O Geledés, que lida com questões ligadas ao racismo...

Enfrentar – Afroemprendedorismo

O SEBRAE e seus parceiros promovem este Programa 100% digital que tem como...

Infâncias Indígenas e Interculturalidade no Alto Rio Negro

O artigo apresenta aspectos da infância indígena de povos...

para lembrar

Convite: Diálogo sobre DH, Participação e Internet em São Paulo

CMDH - COMISSÃO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS

Grupo faz ato contra intolerância e discriminação no Centro do Rio

do G1 O auditório da Associação Brasileira de...

Zezé Motta a Feliciano: “A gente vai se livrar desse traste”

Atriz global Zezé Motta acredita que o clamor...

Após passagem por RR, rei da Noruega segue para reserva indígena

Rei Harald V viajou neste dia 22 para...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...

Fórum em Barbados discute as grandes temáticas do feminismo negro 

“O que o poder do feminismo negro significa hoje?”. Essa pergunta intrigante e provocativa foi temática de um dos painéis do Fórum dos Feminismos...

Geledés participa do Fórum do Feminismo Negro

O Fórum Global de Feminismos Negros 2024 está ocorrendo entre os dias 04 a 07 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados. Sob o tema “Para...
-+=