SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Coletivo RPU Brasil é uma coalizão composta por 31 entidades, redes e coletivos da sociedade civil brasileira. Desde sua criação, em 2017, têm realizado o monitoramento dos direitos humanos no país através do mecanismo da Revisão Periódica Universal (RPU) das Nações Unidas. Em 2019, elaborou seu primeiro Relatório de Meio Período. Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Coletivo RPU Brasil optou por elaborar um novo relatório, intitulado “Relatório da sociedade civil: Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19”, cujo objetivo era denunciar aprofundamentos das violações de direitos humanos que já vêm sendo evidenciadas pelo grupo, bem como registrar novas violações ocorridas neste momento de crises institucionais, de saúde, econômica, em razão – mas não somente -, da pandemia de Covid-19.

Seguindo o esforço de participação na RPU enquanto Coletivo, de 2021 para 2022, elaboramos 11 relatórios do 3º para o 4º ciclo, no qual avaliamos as 242 recomendações aceitas pelo Estado Brasileiro em 2017.

 No período de 29 de agosto a 02 de setembro estaremos em Genebra com uma delegação de organizações brasileiras para participar da Pré-sessão organizada pela UPR-Info e realizar uma série de atividades de visibilidade e fazer incidência junto às missões diplomáticas de países a partir dos relatórios elaborados pelo Coletivo RPU Brasil. Também será momento de mostrar para a comunidade internacional as situações  de violência e violações de direitos humanos que estamos vivendo no Brasil nos últimos anos.

Com esse intuito realizaremos o Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas -, que ocorrerá em Genebra, no dia 31/08/2022, a partir das 18 horas de Genebra (13 horas de Brasília). O seminário tem como objetivo informar e denunciar à comunidade internacional sobre a realidade Brasil e estimular sinergias para a defesa da democracia e dos direitos humanos no país.

O seminário será aberto à participação da Sociedade civil organizada (Brasil e Internacional); academia, igrejas, organizações da cooperação e representantes de órgãos e organismos internacionais.

Queremos convidar você e sua organização para se juntar a nós nesse importante espaço para tratarmos da realidade que estamos vivendo no nosso país e se somar aos esforços de denúncia e de construção de alternativas que fortaleçam as lutas dos movimentos sociais e a democracia no Brasil.

Serviço:

O que: Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas – Genebra.

Local: Maison Internationale des Associations (Rue des Savoises 15, 1205 Genève)

Quando: 31 de agosto de 2022

Hora: 18 horas de Genebra/Suiça – 13 horas de Brasília/Brasil

+ sobre o tema

Aplicativo ajuda a combater violência contra a mulher no Rio Grande do Sul

Com apenas quatro toques, a polícia, a Justiça e...

#GeledesEsportes: O futebol como meio de resgate

#GeledesEsportes - Geledés inicia hoje no YouTube um espaço...

Assista: O Mundo do Trabalho e o Lugar da Economia Solidária

Neste sábado, 1º de Maio, às 19h, o Geledés...

Resultado da Pesquisa: Mapeando Promotoras Legais Populares- PLPs 2021

As Promotoras Legais Populares - PLPs são lideranças comunitárias...

para lembrar

Suicídio de índios no MS do Sul é alvo de debate no Senado

Os senadores Vicentinho Alves (PR-TO) e Paulo Paim (PT-RS)...

Sociedade está mais consciente sobre seus direitos e denuncia mais os abusos sofridos

  Com a inauguração em Brasília, nesta quinta-feira,...

Um encontro histórico de camponeses

  Entre os dias 20 e 22 de agosto,...

Conselho Indigenista Missionário esclarece “suicídio coletivo” de índios

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) emitiu nota para esclarecer...

A democracia corroída por dentro

Está evidente que a democracia é um regime político que pode ser corroído por dentro.A celeridade no avanço da chamada minirreforma eleitoral é um exemplo. Numa...

Em feito histórico, Geledés demanda na ONU reparação aos afrodescendentes   

“Nesta quinta-feira, Geledés realizou um feito histórico ao ser a primeira organização de mulheres negras do Brasil a participar de forma protagonista de uma...

O Brasil em dívida com a democracia

No dia 17 de agosto passado Mãe Bernadete, Coordenadora Nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ e líder do Quilombo Pitanga...
-+=