terça-feira, fevereiro 7, 2023
InícioQuestão RacialCasos de RacismoSeminário promove discussão sobre racismo na UFMT

Seminário promove discussão sobre racismo na UFMT

Com o objetivo de contribuir com a reflexão e o combate ao racismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), O Instituto de ciências Humanas e Sociais (ICHS) promove, nos dias 24 e 25 de abril, o I Seminário do ICHS – Racismo: desafios contemporâneos. O evento é organizado por docentes e discentes do Instituto. As atividades serão realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno, no Auditório do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD).

Do UFMT

imagem reproduzida/UFMT

A Programação conta com palestras e oficinas voltadas a temas sobre liberdade religiosa, gênero, relações raciais, ações afirmativas e racismo institucional. O Seminário, destinado principalmente aos estudantes do ICHS (Serviço social, Filosofia, Ciências Sociais e Antropologia), faz parte das atividades letivas e fornecerá certificado aos participantes.

No primeiro dia (24), às 9h, a professora Ifádaijsi Ajo ministrará a palestra “Mulheres de Axé, o poder feminino. Às 18h, a professora Jeniffer Rodrigues de Lima ministrará a Oficina de Leitura Filosófica: Sobonfu Somé: “O espírito da intimidade”. A cerimônia de abertura será às 19h, e, em seguida, acontece a conferência “Racismo Institucional na Educação Básica”, com a professora Flávia Gilene Ribeiro. No dia 25, das 16h às 18h, o professor Maurício Marinho oferece a Oficina: Como nasce, cria e se reproduz uma ideologia racista? Conhecendo as teorias raciais do séc. XIX.
Para saber mais, acesse a página do evento na internet.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench