Senado aprova três anos de fidelidade partidária

Por: Andral Tavares Filho

 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (2/6) a proposta que exige três anos de filiação ao mesmo partido para qualquer candidato a cargo eletivo, além de prever imediata perda de mandato para quem deixar a legenda pela qual foi eleito. O projeto de lei (PLS 289/05) foi aprovado com ressalvas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Quando apresentou o projeto, em 2005, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou que tais medidas “obedecem à lógica do fortalecimento do quadro partidário do país”. Ele disse que esse quadro, “frouxo e inconsistente, com número excessivo de agremiações políticas, dificulta a governabilidade e confunde o eleitor”.

Mercadante argumentou ainda, no texto da proposição, que “o voto é, na realidade, uma espécie de condomínio entre o parlamentar e o partido que o elegeu; portanto, o troca-troca de partidos desrespeita, acima de tudo, a vontade do eleitor e representa, na realidade, uma espécie de fraude eleitoral”.

Baseando-se em decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre “troca-troca” e perda de mandato, o relator da proposição, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acrescentou algumas ressalvas às medidas propostas por Mercadante. De acordo com tais ressalvas, o candidato não terá de respeitar o prazo de três anos nem perderá o mandato quando mudar de sigla por causa de: incorporação ou fusão de partido; criação de novo partido; ou mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal que torne impossível a convivência partidária, como definiu a Justiça Eleitoral.

Em seu relatório, Demóstenes defendeu a aprovação do texto – com as modificações que introduziu – e observou que “o Poder Judiciário tem antecipado, em decisões sobre a matéria, posição que deveria ser do Legislativo”.

 

 

Fonte: Blog do Andral

+ sobre o tema

Luana Tolentino: Martinho da Vila, o PT e eu

por Luana Tolentino Sem sombra de dúvidas, o samba...

Governador do Texas diz que Obama leva a América em direção ao socialismo

Na manchete do Drudge Report, ontem, "Governador do Texas...

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Notas de Rodapé – Vermelhos

Fernando Pompeu para o Portal Geledes Tenho para mim...

para lembrar

Quando o novo já nasceu e o velho ainda não morreu…- Por: Renato Rovai

A onda de manifestações que varreu o Brasil evidenciou...

Obama assina lei que destina US$ 600 milhões para a fronteira mexicana

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou nesta...

Roseana Sarney veta lei de combate ao trabalho escravo – Por: Leonardo Sakamoto

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), vetou...

Vox Populi: Dilma tem 45%, Serra tem 29% e Marina, 8%

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=