Senado confirma Linda Thomas-Greenfield como embaixadora dos EUA na ONU

Enviado por / FonteMundo ao Minuto

A escolha de Linda Thomas-Greenfield reflete a intenção da administração Biden de retomar a participação ativa na diplomacia internacional, contrastando com os diplomatas do anterior executivo, liderado pelo republicano Donald Trump, que em várias ocasiões optaram pelo isolamento do país.

A futura chefe da diplomacia norte-americana na ONU foi eleita com 78 votos a favor e 20 contra no Senado.

Linda Thomas-Greenfield, de 35 anos, já é considerada uma veterana ao nível dos negócios estrangeiros e demitiu-se durante a administração Trump.

A diplomata vai ser a segunda mulher afro-americana a ocupar este cargo.

A confirmação foi aplaudida pelos democratas e outros diplomatas das Nações Unidas, que lamentaram a abordagem unilateral do executivo anterior no plano dos negócios estrangeiros.

“Esta confirmação envia a mensagem de que os Estados Unidos estão de volta e que os nosso serviço diplomático está de volta”, disse a representante Karen Bass, que preside ao subcomité de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes dedicado a África, Saúde Global e Direitos Humanos Globais.

Os republicanos que se opuseram à nomeação da diplomata justificaram a decisão com o que consideram ter sido uma postura branda com a China que alegaram de não corresponder aos ideais dos EUA e da ONU.

Thomas-Greenfield já tinha referido, durante a audiência de confirmação, que o discurso que fez em 2019 ao Instituto Confúcio, financiado por Pequim, foi um erro e que não dizia respeito a um apoio às políticas do Governo chinês.

No discurso em questão, a diplomata advogou que o programa global Cinturão e Estrada e África, um programa de milhares de milhões de dólares, era oportunidade para uma “situação win-win-win”, da qual os EUA também poderiam capitalizar.

Aos senadores Linda Thomas-Greenfield disse que a China é uma adversário estratégico, cujas ações “ameaçam a segurança” dos Estados Unidos, os “valores” e o “modo de vida” norte-americanos, e também para a “segurança mundial”.

A diplomata abandonou a colaboração com a administração anterior por considerar que divergia dos valores centrais do país, ou seja, “o apoio à democracia, respeito pelos direitos humanos universais, e a promoção da paz e segurança”.

 

 

+ sobre o tema

Vídeo de campanha publicitária quer mostrar vida normal de casal gay com filhos

Os americanos Kordale e Kaleb ficaram conhecidos após foto...

8 de Março Trailer Oficial: Mulheres Africanas – A Rede Invisível

Este sábado, no Cine Direitos Humanos: "MULHERES AFRICANAS –...

A escola falhou se o aluno acha que menina é inferior

Na foto acima, seriam prezados alunos ou prezadas alunas?...

Intersecção entre gênero e raça: A outra face do Samba Paulista

O ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial...

para lembrar

O melhor das cotas – Por: Sueli Carneiro

O debate sobre as cotas recrudesce e toma novamente...

Assista ao trailer do documentário “O silêncio dos homens”

Meses de gravações. 40.000+ pessoas escutadas em nossa pesquisa....

Mãe perde o bebê e carrega filho morto no ventre há 13 dias

Grávida de gêmeos, a auxiliar de cozinha Angélica Chaves,...

Perfil de uma presidenta em 3D (descompensada, desequilibrada, descontrolada): IstoÉ sexismo e misoginia!

“Grande imprensa” passa recibo de sua irrefreável queda Por Rosane Borges,...
spot_imgspot_img

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens até 2070, diz IBGE

A diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres no Brasil deve cair para 4,4 anos até 2070, informa o G1. Essa ‘vantagem’ chegou...

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...
-+=