Senado confirma Linda Thomas-Greenfield como embaixadora dos EUA na ONU

Enviado por / FonteMundo ao Minuto

A escolha de Linda Thomas-Greenfield reflete a intenção da administração Biden de retomar a participação ativa na diplomacia internacional, contrastando com os diplomatas do anterior executivo, liderado pelo republicano Donald Trump, que em várias ocasiões optaram pelo isolamento do país.

A futura chefe da diplomacia norte-americana na ONU foi eleita com 78 votos a favor e 20 contra no Senado.

Linda Thomas-Greenfield, de 35 anos, já é considerada uma veterana ao nível dos negócios estrangeiros e demitiu-se durante a administração Trump.

A diplomata vai ser a segunda mulher afro-americana a ocupar este cargo.

A confirmação foi aplaudida pelos democratas e outros diplomatas das Nações Unidas, que lamentaram a abordagem unilateral do executivo anterior no plano dos negócios estrangeiros.

“Esta confirmação envia a mensagem de que os Estados Unidos estão de volta e que os nosso serviço diplomático está de volta”, disse a representante Karen Bass, que preside ao subcomité de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes dedicado a África, Saúde Global e Direitos Humanos Globais.

Os republicanos que se opuseram à nomeação da diplomata justificaram a decisão com o que consideram ter sido uma postura branda com a China que alegaram de não corresponder aos ideais dos EUA e da ONU.

Thomas-Greenfield já tinha referido, durante a audiência de confirmação, que o discurso que fez em 2019 ao Instituto Confúcio, financiado por Pequim, foi um erro e que não dizia respeito a um apoio às políticas do Governo chinês.

No discurso em questão, a diplomata advogou que o programa global Cinturão e Estrada e África, um programa de milhares de milhões de dólares, era oportunidade para uma “situação win-win-win”, da qual os EUA também poderiam capitalizar.

Aos senadores Linda Thomas-Greenfield disse que a China é uma adversário estratégico, cujas ações “ameaçam a segurança” dos Estados Unidos, os “valores” e o “modo de vida” norte-americanos, e também para a “segurança mundial”.

A diplomata abandonou a colaboração com a administração anterior por considerar que divergia dos valores centrais do país, ou seja, “o apoio à democracia, respeito pelos direitos humanos universais, e a promoção da paz e segurança”.

 

 

+ sobre o tema

Lélia Gonzalez

Filha de um ferroviário negro e de uma empregada...

Carol Dartora é eleita a primeira deputada federal negra do Paraná: ‘Resposta histórica’

A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) foi eleita deputada federal...

Susan Rice – Desafios e oportunidades para as mulheres afrodescendentes – 16-04 Rio de Janeiro

Superintendente Marcelo Dias apresentará políticas desenvolvidas pelo Estado em...

Leci Brandão tem vida e obra celebrada em musical com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno

Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

para lembrar

ONU adota resolução sobre incompatibilidade entre democracia e racismo

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações...

Racismo e desigualdade dominam debate da ONU sobre juventude no Rio

Racismo e injustiça social foram os temas predominantes no...

Votação na ONU poderá consagrar Brasil como pária na luta global antirracista

A repercussão do caso George Floyd —homem negro norte-americano...
spot_imgspot_img

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...

Misoginia e racismo na renúncia em Harvard

Muitos têm sido os desdobramentos da guerra em Gaza, cujos efeitos se estendem para além da catastrófica situação da população palestina. Os EUA têm sido especialmente tensionados pela...
-+=