Senado cria comitê para cuidar de participação no programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Senado vai aderir ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. A proposta da vice-presidente da Casa, senadora Marta Suplicy (PT-SP), foi aprovada pela Comissão Diretora nesta quinta-feira (20). Agora, o Senado vai criar um comitê com representantes de todas as secretárias e unidades da instituição a fim de promover a igualdade de gênero e raça nas práticas administrativas da Casa.

Em uma primeira etapa, o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça realizará um levantamento do perfil do corpo funcional do Senado, levando em conta a distribuição por faixa etária, escolaridade, cargos, funções, remuneração, formas de acesso e promoção, bem como informações referentes a processos de capacitação e qualificação, programas de saúde e segurança no trabalho, além de política de benefícios. A pesquisa englobará servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários da instituição.

O diagnóstico desses dados servirá como base para a formulação de um Plano de Ação que possibilite o enfrentamento de eventuais problemas de desigualdade na instituição.

– O mundo todo hoje tem essa preocupação pela equidade entre homens e mulheres, mas não adianta ter preocupação se você não sabe a situação. Então, na primeira fase buscaremos uma ideia de como o Senado funciona em termos de equidade de gênero e raça. Depois dessa respostas, vamos ver que ações precisamos implementar – explicou Marta Suplicy.

Programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal que visa alcançar a equidade de gênero no mundo do trabalho através da adoção de novas concepções na gestão de pessoas e na organização das empresas. Ele tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, respeitando ainda as diferentes raciais nas organizações públicas e privadas.

Veja o Projeto

 

 

Fonte: Rodrigo Baptista / Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

+ sobre o tema

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=