Senado pode votar Estatuto da Igualdade Racial na próxima semana

Mediante acordo entre o ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO), e o autor do projeto, Paulo Paim (PT-RS), o Senado pode deliberar na próxima quarta-feira (16) sobre o Estatuto da Igualdade Racial (PLS 213/03). Objeto de várias modificações, o texto é discutido há dez anos na Câmara e no Senado.

Diante de militantes de organizações de defesa dos direitos dos negros, que aguardavam a deliberação do projeto ainda nesta quarta-feira (9), o ministro explicou o acordo realizado. O texto será o primeiro item da pauta da CCJ na próxima quarta-feira e dali seguirá para o Plenário, mediante requerimento de urgência. A ideia é que seja votado pelo Plenário na mesma tarde.

– Enquanto governo, entendemos que esse é o melhor entendimento possível para a votação desse projeto, é o melhor acordo possível – disse Elói Ferreira.

Ao seu lado, Paulo Paim disse aos representantes de organizações ali presentes que esse não é o projeto ideal, mas que representa 90% do que os movimentos negros brasileiros desejam. O primeiro projeto concernente a esse assunto foi apresentado por Paulo Paim em 2000, quando ele ainda era deputado federal. Eleito senador, ele voltou a apresentar o projeto em 2003.

Embora Paim seja o autor do projeto original, o texto hoje em exame é fruto de um amplo debate com entidades da sociedade civil. Ao longo da tramitação da matéria, sugestões oriundas de diversos setores do movimento negro foram incorporadas, como as cotas para afrodescendentes nas universidades e o maior rigor contra a intolerância dirigida a cultos religiosos de origem africana.

Aprovado pelo Senado em novembro de 2005, o projeto do Estatuto da Igualdade Racial foi enviado à Câmara, onde foi acolhido em setembro de 2009, sob a forma de substitutivo, com várias alterações ao texto original, motivo pelo qual voltou para nova análise dos senadores.

Fonte: Senado.gov

 

+ sobre o tema

Grupos feministas lutam por mais mulheres no Panteão de Paris

Atualmente, só Marie Curie e Sophie Berthelot estão incluídas...

Documentário vai mostrar preconceito contra cabelo afrodescendente

Universitários de Curitiba (PR) estão procurando mulheres que...

UFMG vai punir quatro alunos por trote racista; 198 foram investigados

  Recurso apresentado por quatro professores da Faculdade de Direito...

para lembrar

Nilma Lino Gomes: Integração para a igualdade

Primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora...

Relato da Reunião do Movimento Negro com a Presidenta Dilma Rousseff – Ana Flávia Magalhães

por Ana Flávia Magalhães Pinto A presidenta Dilma dissertou...

Centro de ensino em comunidade quilombola passa por dificuldades

Primeira turma de formandos ainda não recebeu o diploma...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=