Senado recua e cancela oficina de culinária em ‘homenagem’ ao Dia da Mulher

Após repercussão negativa, o Senado Federal recuou e cancelou a oficina de culinária, que ofereceria aos servidores em homenagem ao Dia da Mulher. Essa semana, o Brasil Post mostrou que a homenagem irritou algumas servidoras, que a consideraram machista.

Por , do Brasil Post 

Funcionárias da Casa fizeram uma mobilização para entregar uma carta à diretoria-geral, sugerindo a alteração na programação. A discussão sobre a agenda com as servidoras estava marcada para amanhã, mas a oficina, intitulada Pão da Paz Interior, foi cancelada na noite de quarta-feira.

De acordo com uma funcionária da Casa, o problema não era colocar as pessoas na cozinha, mas o direcionamento dado ao público feminino. “Achei que no fundo tiveram boa intenção, mas faltou bom senso para identificar práticas machistas e papéis sociais. Ficou claro que estão tão acostumados com o papel mulher-cozinha que não perceberam a sutileza“, disse.

o-OFICINA-SENADO-570

Na página de apresentação da oficina, o Senado dizia ainda que “durante o processo de produção, haverá uma analogia sobre a importância do trabalho em equipe e a necessidade de manter o equilíbrio emocional para o bom desenvolvimento das relações interpessoais”. Para a funcionária, essa descrição foi o que mais irritou, por considerar que as mulheres precisam acalmar os ânimos.

Antes de cancelar a oficina, o Senado informou que desenvolve ao longo de todo ano atividades voltadas aos servidores sem distinção de gênero. Argumentou ainda que a oficina de preparação de pães e aberta a homens e mulheres e que os treinamentos gastronômicos são os mais procurados.

A Casa também acrescentou que homenageará as 30 servidoras com maior tempo de serviço e veiculará uma série de matérias destacando o papel feminino em postos importantes de comando da instituição.

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=