Senado recua e cancela oficina de culinária em ‘homenagem’ ao Dia da Mulher

Após repercussão negativa, o Senado Federal recuou e cancelou a oficina de culinária, que ofereceria aos servidores em homenagem ao Dia da Mulher. Essa semana, o Brasil Post mostrou que a homenagem irritou algumas servidoras, que a consideraram machista.

Por , do Brasil Post 

Funcionárias da Casa fizeram uma mobilização para entregar uma carta à diretoria-geral, sugerindo a alteração na programação. A discussão sobre a agenda com as servidoras estava marcada para amanhã, mas a oficina, intitulada Pão da Paz Interior, foi cancelada na noite de quarta-feira.

De acordo com uma funcionária da Casa, o problema não era colocar as pessoas na cozinha, mas o direcionamento dado ao público feminino. “Achei que no fundo tiveram boa intenção, mas faltou bom senso para identificar práticas machistas e papéis sociais. Ficou claro que estão tão acostumados com o papel mulher-cozinha que não perceberam a sutileza“, disse.

o-OFICINA-SENADO-570

Na página de apresentação da oficina, o Senado dizia ainda que “durante o processo de produção, haverá uma analogia sobre a importância do trabalho em equipe e a necessidade de manter o equilíbrio emocional para o bom desenvolvimento das relações interpessoais”. Para a funcionária, essa descrição foi o que mais irritou, por considerar que as mulheres precisam acalmar os ânimos.

Antes de cancelar a oficina, o Senado informou que desenvolve ao longo de todo ano atividades voltadas aos servidores sem distinção de gênero. Argumentou ainda que a oficina de preparação de pães e aberta a homens e mulheres e que os treinamentos gastronômicos são os mais procurados.

A Casa também acrescentou que homenageará as 30 servidoras com maior tempo de serviço e veiculará uma série de matérias destacando o papel feminino em postos importantes de comando da instituição.

+ sobre o tema

Ministra das Mulheres quer punição já e cassação definitiva do registro de Roger Abdelmassih

Roger Abdelmassih, o “rei da paternidade”, está condenado a...

Não matem nossos jovens, por Sueli Carneiro

Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Há poucos meses...

Confira o bate-papo com a deputada Leci Brandão

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre...

para lembrar

A culpa é minha

Não pode dormir na mesma cama, pode sufocar. Tem...

Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá, escritora e militante social, morre aos 86 anos

Morreu neste sábado a ialorixá, escritora e militante de...

Tirar fotos de mulheres amamentando em público passa a ser considerado crime

Uma decisão da Justiça britânica tornou crime o ato...

12 livros feministas que você precisa conhecer

Lista traz um conjunto de leituras feministas que colaboram...
spot_imgspot_img

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...
-+=