Senado uruguaio aprova descriminalização do aborto

Texto estabelece procedimentos e atendimento na rede pública e privada

 

O Senado do Uruguai aprovou na quarta-feira (17) o projeto de lei que descriminaliza o aborto. O projeto teve 17 votos a favor e 14 contra e agora segue para sanção presidencial. Por sua vez, José Mujica já deixou claro que não vetará a decisão do Parlamente sobre este assunto, o que significa que será sancionado e se tornará lei.

O projeto cria uma série de procedimentos para a mulher que quer interromper a gravidez e impede que ela seja tratada como criminosa. A gestante que queira abortar deve, antes, passar por consulta na qual deve manifestar o desejo de interromper a gravidez.

Comitê Multidisciplinar

A partir daí, ela será encaminhada a um comitê formado por ginecologista, psicólogo e assistente social, que lhe darão todas as informações sobre o procedimento; a mulher deve explicar as razões pelas quais tomou a decisão. Ainda terá 5 dias para refletir sobre a decisão; caso mantenha a decisão, o procedimento será feito imediatamente e sem obstáculos em hospitais públicos ou privados.

O projeto também mantém o aborto legalizado – até a 14ª semana – para casos de risco de vida para a mulher, mal formações do feto incompatíveis com a vida após o nascimento e em caso de estupro. O texto proíbe o procedimento para mulheres estrangeiras.

Debates

Desde 2008 o país discute a descriminalização do aborto, quando o então presidente Taberé Vázquez vetou artigos da lei de saúde sexual e reprodutiva que desciminalizavam o procedimento.

Segundo números do coletivo Mujeres y Salud en Uruguay, são realizados por ano cerca de 30 mil abortos no Uruguai – pouco menos que o número de nascimentos, que no ano passado foi 46.706, segundo o Ministério de Saúde.

Entre 1934 e 38, o aborto foi legal no país – desde 1985, com a redemocratização, se discute no Parlamento projetos de descriminalização.

Com informações do Senado uruguaio

 

Fonte: Caros Amigos

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...

Justiça veta parte de lei do ABC Paulista que proíbe o aborto legal

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender parte de uma lei promulgada no município de Santo André, no ABC Paulista, que...
-+=