Seppir: ministra defende política de comunicação étnico-racial para fortalecimento das mídias negras

Referenciar a grande imprensa e instituições desmitificando aspectos da cultura negra nos seguimentos tradicionais é uma das propostas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para a gestão que tem como lema “Brasil, Pátria Educadora”. De acordo com a ministra Nilma Lino, para que a ideia se concretize, o caminho é a construção de uma política de comunicação étnico-racial, em que a participação da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), entre outros órgãos, é de fundamental importância.

Por Daiane Souza Do Palmares

O assunto foi tratado durante encontro com comunicadores e mídias negras, realizado pela Secretaria nesta quarta-feira (8), sobre a pauta racial nos veículos de comunicação. Segundo a ministra, já existe esforço entre as instituições e o Ministério da Cultura com o objetivo de definir as ações a serem realizadas ao longo da gestão.

Reeducação social – As falas da ministra foram orientadas pelas perguntas de jornalistas que participaram presencial e virtualmente da coletiva. Para Nilma, as mídias podem ser estratégicas à superação das desigualdades, empoderando as populações negras e indígenas a partir de espaços de voz e visibilidade.

A ministra considera que enquanto formadores da opinião pública, os veículos de comunicação ocupam um papel importante que deve ser levado em consideração nas estratégias de enfrentamento ao racismo. Em reconhecimento à atuação dos comunicadores de mídia étnica, enfatizou que a comunidade negra organizada tem ajudado a reeducar o país.

“Na sociedade, os processos nem sempre são somente educativos, eles também deseducam. Ainda temos muito o que avançar em termos de educação de um  modo geral”, disse a ministra. “Nesse processo é importante contarmos com o poder educativo atuante que a mídia tem”, completou.

Desafios – Sobre a grande imprensa, Nilma enfatizou que esta é motivada pelos mais diversos interesses e que cada um dos veículos de comunicação representa uma força social, “Nesse sentido, a Seppir tem clareza de que força ela representa e quer contribuir para a visibilidade das realidades enfrentadas pelas populações negras, geralmente noticiadas pelas mídias étnicas”, explicou.

Questionada sobre o financiamento das mídias negras, Nilma respondeu que é interesse da Seppir fortalecê-las abrindo frentes ao papel da comunicação social. “A proposta é desmitificar as mídias negras como espaços de denúncias. Elas também produzem conteúdos e educam para além do racismo”, destacou.

Quanto às limitações em torno das mídias alternativas, a ministra afirmou que o primeiro passo no que compete à Seppir é o mapeamento dos processos sociais deseducativos construídos ao longo da história. “A cultura carrega dentro de si educação, economia, política. Por isso as questões raciais devem ser estudadas em cada área”, disse. “A ideia é que, da Seppir, o diálogo siga não somente com a Cultura, mas com todos os ministérios”, concluiu.

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Cineasta Joel Zito Araújo avalia que mídia tradicional é injusta no debate racial

Passados 125 anos da lei que libertou africanos e...

Oportunista, Globo agora aposta na #copadascopas

Com o Brasil nas semifinais depois de uma atuação...

Os jornais defendem o indefensável: as pesquisas eleitorais

Pausa para gargalhar antes mesmo de começar. Por Paulo Nogueira no DCM Leio...

A objetificação da mulher e a naturalização do machismo na mídia

Nós mulheres ouvimos desde muito pequenas frases como: “não...
spot_imgspot_img

Plataforma de semiótica abre inscrições para curso sobre racismo e Mídia no Brasil

Com forte adesão de profissionais, estudantes e pesquisadorxs de Comunicação em todo o Brasil, o curso 'Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica'...

Como a mídia ajudou a construir o “mito” que ameaça a democracia

Décadas de discurso anti-política, anti-PT e em prol da intolerância forjaram o caminho para que fascistas chegassem onde estão Por Helena Martins Do Carta Capital Nos últimos...

Manifestantes tomam o Largo da Batata, em SP, para lutar contra o fascismo

As manifestações contra a escalada do ódio e do fascismo convocadas por mulheres ganharam as ruas de mais de 30 cidades no Brasil e de 15...
-+=