SEPPIR: Nota à imprensa

Em relação à nota publicada na edição de 20 de janeiro do jornal Zero Hora, em coluna assinada pela jornalista Carolina Bahia e intitulada “Noção”, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Srª Luiza Bairros, solicita que sejam prestados alguns esclarecimentos, tanto à jornalista e ao público leitor da coluna, quanto aos cidadãos brasileiros, em geral.

1º – Os prefeitos dos Municípios do Rio de Grande do Sul foram recebidos na Seppir, no dia 19/01, para apresentar a situação das comunidades quilombolas da região, que tem se agravado em função da estiagem.
2º – Foram acertadas intervenções de médio e longo prazo para inserção da região no Programa Brasil Quilombola. Estas medidas serão ancoradas em um Acordo de Cooperação entre a Seppir e o Consórcio de Prefeituras, de modo a possibilitar o acesso das comunidades a programas sociais e de  infra-estrutura, especialmente água e habitação.
3º As comunidades serão envolvidas nesta parceria, considerando o interesse da Seppir em contribuir para que os quilombolas se afirmem enquanto sujeitos políticos autônomos. A participação das comunidades na discussão possibilitará um melhor controle social das ações que serão acordadas entre as prefeituras, a Seppir e o governo do estado.
4º Sendo assim, ao referir-se ao mês de março como horizonte para o início das ações no âmbito do Programa Brasil Quilombola, a Ministra fez uma estimativa coerente com o prazo necessário para que as prefeituras concluam, com a orientação da Seppir, os projetos (moradias, cisternas, entre outros) a partir dos quais é possível formalizar a solicitação de recursos junto aos ministérios que compõem o Programa Brasil Quilombola.
– No dia 20/01, os prefeitos reuniram-se com o MDA, que se comprometeu com ações emergenciais, especialmente com distribuição de alimentos para as comunidades mais atingidas.

Comunicação Social da SEPPIR/PR

+ sobre o tema

Time põe Barbosa na lista dos 100 mais influentes

  Presidente do Supremo entra na lista na qual, este...

Prêmio homenageará reportagens que alertem sobre discriminação

A cobertura pela imprensa do combate à discriminação...

para lembrar

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Projeto cria Dia da Consciência Negra em Antônio Prado

Projeto de Lei que institui o Dia da Consciência...

Posicionamento público da CONEN em defesa da SEPPIR

Impedir qualquer retrocesso, manter e fortalecer a Secretaria de...

Mês da consciência negra começa com palestra sobre empreendedorismo

A CUT-SP deu início nesta sexta, 4, às atividades...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=