‘Ser ator negro é difícil’ diz Taiguara sobre a TV brasileira

Taiguara Nazareth, 35, ator que atuou na minissérie “Presença de Anita”, conversou com a coluna “Retratos da Vida”, do jornal “Extra”, e falou sobre sua carreira e sobre as dificuldades enfrentadas por atores negros no mercado da televisão.

Ele havia acabado de chegar de uma temporada nos EUA, quando descobriu que passou no teste para o primeiro e mais importante papel da sua carreira. Atuando em “Presença de Anita”, Taiguara protagonizou, completamente nu e ao lado de Vera Holtz, umas das cenas mais quentes da televisão brasileira.

Na época, com 24 anos, o sucesso fez com que o ator participasse da primeira edição do “Casa dos Artistas”, do SBT. Mesmo sem o prêmio, ele entrou em vários projetos: teatro, filmes, comerciais, gravou CD e algumas participações em novelas.

“Me arrependo de não ter usado e ousado mais naquele época. Achei que as pessoas podiam pensar que era oportunismo da minha parte me lançar como músico, por exemplo. Hoje, vejo que eu deveria ter sido oportunista mesmo e aproveitado mais”, disse o ator, modelo e atleta.

Taiguara também contou que ainda luta para vencer os preconceitos por causa da cor da sua pele: “É difícil encontrar personagens que se encaixem no meu perfil. Têm vários galãs da minha altura (1,91cm), mas negro, não. Esse discurso de que o mercado está aquecido para atores negros é mentira. De homem, apenas o Lázaro Ramos faz sucesso. Já mulher, tem um monte de lindas e talentosas. A verdade é que ser ator negro é difícil”.

Outro motivo que levou o artista a se afastar da TV foi a distância. “Como moro em Diadema, em São Paulo, fico distante do Rio e por fora dos testes que acontecem”, explicou ele, que mora sozinho numa casa próxima dos pais aposentados, um militar e uma enfermeira.

Hoje, já faz seis anos que Taiguara entrou para a política. Esse ano, ele se candidatou a vereador de Diadema, mas foi derrotado nas urnas. Porém a experiência lhe rendeu o convite de atuar na secretaria do esporte e da cultura da cidade, cargo que assume em janeiro.

“Vou me candidatar de novo, mas sem largar a carreira de ator. Estou com um projeto de teatro para o ano que vem e quero dar continuidade ao meu CD “, planeja o ator, que já sonha com as próximas eleições.

Mas se engana quem pensa que Taiguara fica apenas no ramo da política. Para complementar a renda, ele atua como gerente em uma corretora de imóveis e faz alguns trabalhos como modelo. “Foi a forma que eu arrumei de buscar minha independência financeira, já que a carreira de ator é difícil. Mas não vou desistir”, disse.

 

 

Fonte: Maria Preta 

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=