Serena conquista o 3º título em Wimbledon e devolve revés de 2008 contra irmã

Em uma final sem surpresas, que confrontou as irmãs Williams, presentes em oito das últimas dez decisões em Wimbledon, foi a caçula Serena quem se deu melhor e faturou a taça do tradicional Grand Slam, o terceiro da temporada. Neste sábado, a norte-americana bateu a irmã Venus em dois sets e, além de faturar sua terceira taça na grama de Londres, devolveu o revés na decisão do último ano, também entre as duas. Na sequência, as irmãs levantaram a taça na disputa de duplas.

 

Número 2 do ranking mundial, Serena chegou ao tricampeonato (venceu em 2002 e 2003) com uma vitória dura, definida em 7-6(7-3) e 6-2. Provando todo o domínio da família na grama, a irmã mais nova conquistou o seu 11º título de Grand Slam, mas ainda perde para Venus no total de taças no torneio inglês, já que Venus é pentacampeã.

 

Além disso, o duelo marcou o desempate no retrospecto entre ambas. No confronto direto, cada uma possuía dez vitórias e, com este resultado, é Serena quem passa a ter vantagem. Foi ainda a quarta final entre ambas no torneio inglês, a terceira em favor da caçula.

 

“Eu me sinto maravilhosa, nem acredito que estou segurando este troféu”, comentou Serena, com seu 11º prêmio em um Grand Slam. “A Venus é quem sempre ganha, então estou muito emocionada e honrada por todas estas conquistas.”

 

Para a mais velha, que perdeu a chance de ser hexacampeã, não houve lamentações. “Ela jogou o melhor tênis hoje e tenho de parabenizá-la. Não foi a pior coisa (perder para Serena), tanto que ainda estou sorrindo. Já tive grandes momentos aqui e ainda terei outras chances, vejo vocês no ano que vem.”

 

Pelo lado de Venus, terceira do mundo, restou à veterana de 29 anos lamentar a quebra de sua invencibilidade em Wimbledon. Ela já totalizava 20 partidas sem derrotas no tradicional torneio e chegou com certo favoritismo à final, após atropelar a líder do ranking Dinara Safina, por 6-1 e 6-0.

 

Para Serena, a vitória representa uma chance para voltar à liderança do ranking mundial, no duelo particular contra Safina. Campeã do Aberto dos Estados Unidos, em 1999, 2002 e 2008, ela terá boas chances para tentar retornar ao topo até o fim da temporada.

 

O jogo

O duelo entre as irmãs começou muito parelho, com ambas conseguindo confirmar seus saques. O maior perigo no início foi no oitavo game, quando Serena teve de apostar em seu primeiro serviço para se manter junta a Venus no marcador – até o momento, a caçula já somava seis aces.

 

Com estilos parecidos, baseados muito na força das tenistas, e já conhecendo bem quem estava do outro lado da quadra, Serena e Venus tiveram dificuldades de se impor quando estavam recebendo. Tanto que a decisão da primeira parcial foi acontecer apenas no tie-break. No desempate, Serena pressionou e conseguiu um mini-break, para abrir dois pontos de vantagem em relação à adversária e, mais à frente, abrir 1 a 0.

 

O ponto decisivo teve direito a um belo ‘lob’. Serena encerrou o set mostrando domínio principalmente no saque. Foram oito aces, além de um total de 17 winners contra apenas dez da irmã mais velha. Nos erros, elas terminaram empatadas com sete para cada.

 

A definição da partida, após um início de segundo set equilibrado, aconteceu no sexto game. Já pensando no fechamento da partida, Serena foi para cima da irmã e conseguiu a quebra de saque. Confirmando o próprio serviço, ela abriu 5-2 e não teve problemas para fechar a partida, com outra quebra, e levantar uma das taças mais tradicionais do tênis pela terceira vez.

 

No fim da partida, os números mostraram que Venus pecou mais, errando 18 vezes contra 12 da caçula. As bolas vencedoras de Serena também fizeram uma fundamental diferença, com 25 contra 14 da pentacampeã, incluindo neste número um total de 12 aces em todo o confronto.

OS 11 GRAND SLAMS DE SERENA
Serena com a taça de campeã em Londres
ANO TÍTULO
1999 Aberto dos EUA
2002 Roland Garros
2002 WImbledon
2002 Aberto dos EUA
2003 Aberto da Austrália
2003 WImbledon
2005 Aberto da Austrália
2007 Aberto da Austrália
2008 Aberto dos EUA
2009 Aberto da Austrália
2009 Wimbledon

 

 

Matéria original: Serena conquista o 3º título em Wimbledon e devolve revés de 2008 contra irmã

+ sobre o tema

VIDA DE REI

Pelé vai lançar um livro contando sua história, em...

Bolt é superado por Gay e perde invencibilidade

Bolt foi derrotado pela primeira...

Alemães e sul-africanos passam experiências da Copa a Cuiabá

Cuiabá recebe, nesta quinta-feira (23), profissionais diretamente ligados...

para lembrar

Angolana Leila Lopes, Ronaldinho Gaúcho e o Flamengo o time do coração

Que a angolana Leila Lopes foi eleita a mulher...

No Japão, Pelé faz homenagem às vítimas do tsunami

Ex-jogador visitou área devastada e foi a escola na...

O que é que a Nigéria tem?

POR SUELI LIMA Tem Nollywood, uma forte indústria cinematográfica que...

African-American Film Critics Association 2011: Os vencedores

Nesta vaga de premiações norte-americana, também os críticos de...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=