Serena quebra recorde de aces, bate Azarenka e vai à final de Wimbledon

Americana ex-número 1 do mundo busca seu quinto título no Slam britânico

Serena Williams está de volta à final de Wimbledon. Tetracampeã do torneio, a americana foi impecável no saque nesta quinta-feira e, com 24 aces disparados, derrotou Victoria Azarenka por 6/4 e 7/6(6) na segunda semifinal. O número de saques indefensáveis é um novo recorde do Grand Slam britânico em jogos femininos.

A marca anterior também pertencia a Serena e foi estabelecida na última semana, quando a ex-número 1 do mundo fez 23 aces diante da chinesa Jie Zheng. Naquela partida, porém, americana jogou três sets. Em sua sétima final (venceu em 2002, 2003, 2009 e 2010 e foi vice em 2004 e 2008), Serena vai enfrentar a polonesa Agnieszka Radwanska, atual número 3 do mundo.

A partida de sábado, além de decidir o torneio, definirá a nova dona do posto de número 1 do mundo. Com a queda precoce de Maria Sharapova, a liderança do ranking está entre Azarenka e Radwanska. Caso Serena conquiste o título, a bielorrussa será a número 1. Caso Radwanska seja campeã, assumirá a ponta da lista da WTA.

Devoluções definem primeiro set
Serena começou o jogo como fez no torneio inteiro: disparando aces e sacando bem. Azarenka não ameaçava no serviço da americana, mas conseguiu manter seu próprio saque. A tetracampeã arriscava quase sempre nas devoluções, mas sem sucesso. No oitavo game, porém, a agressividade da americana prevaleceu. Serena chegou, finalmente, a dois break points e não deixou a chance passar. Logo no primeiro ponto, alcançou uma curtinha de Azarenka e fez uma linda passada na paralela.

Com a quebra de vantagem, a ex-número 1 teve o saque para fechar a parcial e não vacilou. Abriu o nono game com dois aces e, dois ótimos saques depois, fez 6/3. Até o momento, Serena somava oito aces, 67% de aproveitamento de primeiro serviço e 94% de pontos vencidos com o fundamento.

As devoluções de Serena continuaram incomodando a bielorrussa no começo do segundo set.

Azarenka abriu o terceiro game com uma dupla falta e, depois de um ótimo retorno da americana, o placar mostrava 15/40. A número 2 do mundo encaixou um ótimo primeiro saque, mas Serena acertou uma devolução violenta na cruzada e conseguiu a quebra.

Vika seguia sem conseguir ameaçar a americana, mas finalmente acertou dois bons retornos no sexto game e chegou a um break point. Serena se salvou com um ace, mas cedeu outra chance de quebra em seguida. Desta vez, a americana pegou mal na bola e cedeu a quebra. Azarenka empatou a parcial em 3/3 e ganhou ânimo. Salvou dois break points no sétimo game e tomou a frente: 4/3.

O jogo seguiu parelho, e a decisão da parcial foi para o tie-break. O equilíbrio foi tanto no game de desempate que ninguém conseguiu um mini-break até o 13º ponto. Azarenka escapou de um match point no 5/6 quando Serena errou um lob. A bielorrussa, porém, jogou uma esquerda na rede e deu outro match point, agora no saque da americana. Outro ace – seu 24º, um novo recorde de Wimbledon – deu números finais à partida.

 

 

Fonte: Sportv

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Como transformar Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Entrevista com os autores conta a história do projeto...

A primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil

No âmbito das comemorações do Mês da Consciência Negra,...

Série de fotos impressionante retrata o balé empoderando crianças no Quênia

Contra a brutalidade da realidade, a leveza e graça...

Serena Williams ganha e fica a três vitórias de voltar ao n.º1

A tenista norte-americana Serena Williams qualificou-se esta segunda-feira para...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=