Serena Williams investe na HUED, startup que pretende eliminar as disparidades raciais no sistema de saúde

Enviado por / FontePor RaVal Davis, da Forbes

Se há algo que 2020 provou, é que a necessidade de mudança no sistema de saúde dos Estados Unidos é urgente. Embora a disparidade no atendimento entre as populações minoritárias sempre tenha existido, a pandemia da Covid-19 revelou ainda mais as desigualdades de saúde enfrentadas por essas populações – especificamente aquelas que se identificam como negras ou latinas. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças do país, as taxas de hospitalização da Covid-19 entre negros e latinos são 4,7 vezes maiores que as de brancos. Além disso, há mais de 74 milhões de norte-americanos no Medicaid (sistema de saúde para famílias e indivíduos de baixa renda), 60% dos quais se identificam como membros de um grupo minoritário e 60 milhões no Medicare (sistema de saúde para pessoas com 65 anos ou mais) que se beneficiariam com a melhoria de seus cuidados preventivos gerais e, em muitos casos, o gerenciamento de doenças crônicas.

Felizmente, há uma mulher negra que está em uma missão para enfrentar essas mudanças necessárias de frente. Kimberly Wilson, fundadora e CEO da HUED, está liderando a cobrança de equidade na saúde, com um treinamento abrangente para profissionais de saúde e médicos projetado para desmantelar as barreiras estruturais e políticas que impedem as populações negra e latina de acessar cuidados de alta qualidade e culturalmente apropriados.

Esta semana, a startup de saúde digital anunciou que a empresa arrecadou US$ 1,6 milhão em financiamento inicial liderado pelo Fundo de Fundadoras Femininas. Outros participantes da rodada incluem Serena Ventures, Osage Venture Partners, Northwestern Mutual, Black Founders Matter, Gingerbread Capital e Halle Tecco, investidor-anjo e fundador da Natalist.

“Embarcar em uma missão tão ousada de reimaginar o sistema de saúde para comunidades de cor não é uma tarefa fácil”, disse Kimberly Wilson, fundadora e CEO da HUED. “É incrível ter recebido o apoio de investidores incríveis, como o Fundo de Fundadoras Femininas, para promover nossa missão de capacitar e treinar profissionais de saúde em práticas antirracistas, preconceito implícito e fornecer cuidados culturalmente sensíveis para populações negras e latinas.”

Fundada em 2018 por Kimberly Wilson, a HUED é uma startup de saúde digital com a missão de tornar a saúde culturalmente apropriada acessível para comunidades negras e latinas. Kimberly abriu a empresa depois de suas experiências pessoais como uma mulher negra utilizando o sistema de saúde e recebendo tratamento desproporcional de provedores brancos. E assim nasceu a HUED, sediada na capital Washington.

Para resolver o problema, a HUED construiu, inicialmente, um diretório online que tornava a busca por médicos negros mais fácil para os pacientes. Mas Kimberly logo percebeu que só isso não era suficiente para atender verdadeiramente as necessidades das comunidades negras e latinas em todo o país. Infelizmente, se você não mora em regiões como Nova York, Washington, Atlanta ou Houston, ainda é difícil encontrar fornecedores de minorias, capazes de atender às necessidades da população de pacientes cada vez mais diversificada.

Posteriormente, em 2020, a empresa pivotou em seu desenvolvimento de um programa anti-racismo que treinou profissionais de saúde na teoria crítica da raça, preconceito implícito e prestação de cuidados culturalmente sensíveis. Embora lidar com o sistema de saúde seja difícil, Kimberly afirma que a equipe da HUED acredita que seu treinamento elaborado e informado pela comunidade é um ótimo começo para construir conversas e discussões para fornecer cuidados equitativos. “A forma como os cuidados de saúde estão sendo prestados às populações negras e latinas no país precisa mudar”, diz a empresária. “A HUED corajosamente enfrenta o racismo histórico que tem atormentado o sistema de saúde muito antes da pandemia da Covid-19, oferecendo soluções equitativas escaláveis e muito necessárias para as populações carentes.”

O trabalho que a HUED está fazendo é impulsionado por uma série de financiadores que estão comprometidos em fornecer espaços equitativos para fundadores de minorias – e as empresas de seu portfólio são uma prova disso. “Estamos entusiasmados em apoiar Kimberly e sua visão para a HUED tornar a saúde mais justa para milhões de pacientes negras e latinas”, disse Anu Duggal, sócia-fundadora do Fundo de Fundadoras Femininas. “Ela construiu uma tração emocionante com uma equipe forte e nós acreditamos que o modelo da HUED terá um grande impacto nos resultados da saúde neste país.”

O fundo, liderado por Anu, investe exclusivamente em empresas fundadas por mulheres e, recentemente, também anunciou o fechamento de sua terceira rodada de financiamento de US$ 57 milhões. Para o Black Founders Matter (Os fundadores negros importam, em tradução livre), um fundo focado em empreendedores negros, a HUED se encaixa perfeitamente em sua tese de apoio aos fundadores negros. A superestrela do tênis Serena Williams – uma defensora dos direitos à saúde para mulheres negras – também fez uma contribuição não divulgada para a rodada de financiamento por meio de seu fundo Serena Ventures.

De acordo com Kimberly, a rodada de financiamento permitirá que a HUED dimensione sua plataforma de tecnologia para melhorar o engajamento, a educação e os resultados de saúde entre as populações carentes e vulneráveis. No que diz respeito à paixão dela, está claro que a empreendedora está no caminho certo para criar um impacto significativo no setor de saúde. “Eu comecei esta empresa por causa da minha crença central na preciosidade da vida dos negros e no desejo de protegê-la”, diz Kimberly. “E é exatamente isso que pretendo fazer.”

+ sobre o tema

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Sete em cada dez casos de câncer de colo...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de...

Saúde e iniqüidades raciais no Brasil: o caso da população negra

Por: Isabel C.F. da Cruz* O Núcleo de Estudos sobre Saúde...

Mortalidade materna cai 43% no Brasil entre 1990 e 2013, diz OMS

O Brasil registrou uma queda de 43% na proporção...

para lembrar

Serena Williams aceita pedido de casamento de fundador de rede social

A tenista Serena Williams está noiva. A americana anunciou...

“Irmãos Williams” Dirigente russo pede desculpas e Serena chama ofensas de inaceitáveis

Presidente da federação de tênis do país, Shamil Tarpischev...

Serena relata preconceito por ser mulher negra

A tenista Serena Williams publicou um artigo no site...
spot_imgspot_img

O estilo de Serena Williams mudou a moda feminina no campo de ténis

Desde ter sido capa de revistas até ter definido o estilo de gerações em campo, Serena Williams levou a melhor no U.S. Open de...

Revolucionária, Serena Williams dá adeus às quadras e deixa enorme legado

Serena Williams já tinha avisado: ela é péssima em dar adeus e, por isso, não fez questão de planejar uma despedida à altura da...

O legado de Serena Williams dentro e fora das quadras

Chegou o dia: Serena Williams se despediu das quadras no Arthur Ashe Stadium, a quadra principal do US Open, local onde foi campeã pela primeira...
-+=