Série de documentários sobre a negritude será lançada em Sorocaba

Projeto é coordenado pelo documentarista Werinton Kermes.

O Centro Cultural Quilombinho, em parceria com a Associação Cultura Votorantim, lança na quarta-feira (29) a série de vídeos “Negros Nós” – resultado de uma oficina de documentário ministrada pelo jornalista e documentarista Werinton Kermes.

Com um título homônimo à música de abertura (composta por Míriam Cris Carlos e Carlos Madia), a série de documentários tem como principal objetivo registrar, através da transmissão oral, vivências e conhecimentos armazenados na memória de cada um dos depoentes. Uma das inspirações do projeto vem dos chamados “griots”, que são os contadores de histórias africanos.

A série traz relatos de vinte pessoas que revelam parte da identidade sorocabana, com destaque para a cultura negra. Para cada história editou-se um vídeo, que poderá ser visto por estudantes e pessoas interessadas em conhecer um pouco da cultura local. Os roteiros foram formulados pelos próprios alunos da oficina de documentário. Fatos e histórias captados por olhares jovens, curiosos e dispostos a perpetuarem suas descobertas.

A intenção dos realizadores é dar prosseguimento ao projeto, e a cada ano lançar novos vídeos. “Sabemos que neste primeiro momento apresentaremos apenas um recorte de tudo aquilo que queremos retratar e deixar para a posteridade como memória do nosso povo, mas já estamos captando novos depoimentos para uma nova série que será lançada no ano que vem”, disse Werinton Kermes.

Cada vídeo tem a duração média de 40 minutos e será exibido nas TVs Comunitárias de Sorocaba e Votorantim. Cópias serão disponibilizadas para bibliotecas e centros culturais. Dentre os retratados nesta primeira etapa do projeto, está o músico Cassiano Moraes, falecido no último dia 19, que contou um pouco das suas experiências na gravação realizada há cerca de dois meses.

“Com esse vídeo, podemos perpetuar um pouco da sua obra e matar um pouco a saudade que ele deixou”, disse Rosângela Alves, diretora do Centro Cultural Quilombinho. Ela ainda comentou que está programando uma homenagem musical para o artista no evento de lançamento da série com o grupo Malungos. “Já estávamos preparando diversas apresentações, mas agora, com certeza, utilizaremos o espaço para prestar uma homenagem a ele, que tanto contribuiu com o Quilombinho”, ressaltou Rosângela.

Na ocasião será apresentando um vídeo especial para o lançamento, de 30 minutos, com pequenos trechos de cada um dos entrevistados, que também receberão um DVD com o seu vídeo e um certificado de congratulação. Participam da série: Ademir Barros dos Santos, Ana Maria Souza Mendes, Antonio José de Almeida (Toninho Pitico), Benedita Silva de Toledo Alves, Bernardino Antonio Francisco, Cassiano Moraes, Fidelcino Marsal, Itamar Sudário da Silva, João de Campos Júnior, Joel Quintino, José Carlos dos Santos (Santão), José Marciano, Marco Antonio Pereira, Maria Angélica dos Reis, Marilda Aparecida Corrêa, Nivaldo de Logunèdé, Olga Domingues Camilo, Palmira Rodrigues, Rosângela Cecília da Silva Alves e Rosemari da Conceição Galvão.

O evento de lançamento da série de documentários “Negros Nós” será realizado na próxima quarta-feira, 29, às 19 horas, na Sala Fundec, que está localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, centro, Sorocaba. Os convites são limitados e deverão ser retirados com uma hora de antecedência no local. Mais informações e a ficha técnica estão disponíveis no site do projeto.
.
Evento: Lançamento da série de documentários “Negro Nós”
Direção: Werinton Kermes
Data: 29 – quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Sala Fundec – Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro – Sorocaba – SP
Realização: Associação Cultura Votorantim e Centro Cultural Quilombinho
Entrada Gratuita (retirar ingresso uma hora antes)

 

 

Fonte: Itú

+ sobre o tema

Cineasta desvenda carreira de John Coltrane

Por: FABRICIO VIEIRA Filme resgata canções clássicas e apresentações raras...

Foram prorrogadas as inscrições para concorrer ao Edital de Idéias Criativas para 20 de Novembro

Foram prorrogadas as inscrições para concorrer ao Edital de...

Denúncia de racismo na UFBa

Carta enviada à redação da revista Carta Capital, relatando...

Sonhando e criando o futuro

Eu, HILTON COBRA, ator, diretor da Cia dos...

para lembrar

SÃO PAULO: Seminário da Diversidade Cultural

SID/MinC promove último encontro da série nos dias 17...

QUILOMBOLAS: Governo federal vai regularizar posses de terras

Fonte: Diário do Pará   O presidente Luiz...

Entrevista com o Professor Doutor José Maia Bezerra Neto – PA

Fonte: Blog da Profª Edilza Fontes Professor Doutor da...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=