Séries escritas só por homens têm menos mulheres, diz estudo

Estudo divulgado nesta quarta (19) pela organização Women’s Media Center mostra que, apesar de serem 51% da população dos Estados Unidos, as mulheres são minoria em séries da TV aberta do país. A proporção de mulheres diminui quando as séries são escritas apenas por homens.

Segundo o levantamento, eram homens 57% dos personagens das séries apresentadas entre setembro de 2012 e julho de 2013. Isso quer dizer que de cada dez personagens, só quatro eram mulheres.

A emissora que menos abre espaço para as mulheres é a CBS, das séries 2 Broke Girls e The Good Wife, protagonizadas por mulheres. Apenas 39% dos personagens de sua programação de fição eram do sexo feminino no ano passado. Na outra ponta está a The CW, com 51% de personagens mulheres. O canal exibe Reign, Beauty & The Beast e The Vampire Diaries, todas com mulheres liderando o elenco. Na sequência vem a ABC (Revenge, Scandal, Nashville) e a Fox (New Girl, Glee, Raising Hope), com 44% de mulheres cada uma, e a NBC (Parks & Recreation, Law & Order: SVU), com 41%.

Personagens femininas são mais provavéis quando uma mulher cria ou escreve uma série, revela estudo. Se a série tem uma criadora, 47% das personagens são mulheres. Caso contrário, o número cai para 41%.

Série com ao menos uma roteirista tem 43% do elenco formado por mulheres. Séries escritas apenas por homens têm 40% de personagens do sexo feminino.

CSI, da rede CBS é um exemplo do pouco espaço dado ao sexo feminino. Criada por Anthony E. Zuiker, a série tem apenas três mulheres entre os 11 protagonistas.

Fonte: Notícias da TV

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=