Serra confirma sua entrada na disputa para prefeito de São Paulo

Confirmada na segunda-feira pelo Twitter do próprio José Serra, a pré-candidatura do ex-governador para a Prefeitura da capital paulista deve ser anunciada ainda hoje pela direção municipal do PSDB. Serra vai disputar as prévias do partido, que podem ser adiadas para contemplar seu desejo de realizar mais articulações em torno do seu nome.

Pelo Twitter, Serra anunciou que entregaria um texto à direção do PSDB formalizando sua entrada na disputa ainda ontem, mas a iniciativa deve ser tomada apenas nesta terça-feira. “Sempre fui favorável às prévias para a escolha do candidato a prefeito do PSDB. E delas pretendo agora participar”, twittou.

Se confirmadas as prévias, Serra enfrentará outros dois pré-candidatos, José Aníbal e Ricardo Trípoli, já que Andrea Matarazzo e Bruno Covas renunciaram em favor do ex-governador. Os dois primeiros não aceitaram a retirada de seus nomes, apesar da tentativa feita pelo governador Geraldo Alckimim.

Rejeição

A entrada de Serra é visto como a salvação da lavoura para os tucanos, que temem a perda de território no seu principal centro de poder, São Paulo. Apesar de ser o nome mais forte que têm, o tucano enfrenta a maior taxa de rejeição entre os pré-candidatos, com uma média de 35%, segundo levantamento do Instituto Datafolha de janeiro.

Grande parte dessa rejeição vem do fato e ter renunciado ao cargo de prefeito em 2006 um ano de três meses depois da posse, para concorrer ao governo estadual. Apesar de ter esse calcanhar de Aquiles, nesta segunda-feira Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin não foram claros em afirmar que desta vez ele terminaria o mandato caso eleito.

Além da possibilidade de abandonar o barco, Serra terá também que enfrentar as acusações reveladas no livro A privataria tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Junior, que demonstra através de documentos o esquema comandado por Serra de desvios de dinheiro público durante as privatizações do governo Fernando Henrique.

Haddad

A mudança no cenário com a confirmação da entrada de Serra fez também mudar o discurso do pré-candidato do PT, Fernando Haddad, que afirmou não se surpreender com a decisão do tucano. “Estamos na sexta eleição do século 21 e é a quinta que ele (Serra) participará. Não vejo qual a surpresa disso.”

Com a confirmação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) em apoiar José Serra, o discurso de Haddad em relação à adimistração municipal sofreu alterações. Antes mais comedido, na expectativa da receber o apoio de Kassab, nesta segunda-feira ele disse acreditar que o eleitorado paulistano pede mudanças reais na gestão. “Sempre me coloquei como candidato com uma plataforma de mudança, nunca abdiquei deste discurso. Vejo que há muito subinvestimento na cidade”, afirmou.

Outro pré-candidato que disse não ter se surpreendido com a entrada de Serra na disputa foi o vereador Netinho de Paula (PCdoB). Ele disse que São Paulo tem optado ultimamente por caminhos conservadores e sem renovação de quadros políticos e a pré-candiatura de Serra mostra esse conservadorismo.

“Para a nossa pré-candidatura, Serra na disputa até nos fortalece, pois sempre disse representamos a renovação e o investimento em novas lideranças”. Netinho afirmou também que Serra representa um projeto esgotado que governa São Paulo há quase vinte anos. ” Agora, o que vejo nas ruas é um sentimento de mudança e um apoio popular muito grande em torno do meu nome”, completou.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Padrinho da classe C

Um dos principais pesquisadores do País, Marcelo Neri fala...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=