Serra destaca criação de museus em encontro sobre cultura no Rio

Rio de Janeiro – O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, destacou a criação de museus como fortalecimento cultural. “Estou trabalhando nisso [programa para a cultura] e tem gente do meio cultural ajudando para ter um programa concreto do ponto de vista da cultura”, ressaltou ao participar na noite de ontem (14) de um encontro com intelectuais e artistas, em um restaurante em Copacabana.

Serra chegou por volta das 23h, acompanhado pelo candidato a vice Índio da Costa (DEM) e o candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV). Ele cumprimentou cada um dos presentes e depois falou durante 20 minutos sobre política cultural, citando iniciativas desenvolvidas durante seu governo em São Paulo.

Além disso, Serra criticou o uso da máquina do governo, ao afirmar que estaria havendo um loteamento de cargos políticos. “Isso é geral no Estado brasileiro. Tudo loteado, tudo dividido, tudo no fundo privatizado. Porque privatizar não é só vender uma empresa. Privatizar é também um órgão estatal ser apropriado por interesses privados, partidários, sindicais.”

Entre os participantes do encontro, estavam o poeta Ferreira Gullar, os atores Carlos Vereza, Maitê Proença e Rosamaria Murtinho, a cantora Sandra de Sá, o humorista Marcelo Madureira, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, o músico Fausto Fawcett, e o desenhista Daniel Azulay.

Para Gullar, a principal preocupação deve ser garantir que a cultura efetivamente chegue ao cidadão. “O governo tem que criar condições para o povo fazer cultura, os intelectuais, os artistas, os músicos. Tem que dar dinheiro, meios e recursos públicos. Quem faz cultura é o povo”, disse Gullar.

Maitê pediu atenção para o teatro, que segundo ela custa caro para o espectador e não dá dinheiro para quem promove o espetáculo. “A cultura não foi uma prioridade nesses últimos oito anos. É impossível fazer teatro sem leis de incentivo.”

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

Carnaval Politicamente correto

O rei momo, de turbante e com as chaves...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Candidatos Negros: Deputados Estaduais Eleitos em São Paulo 2010

Leci Brandão  - 86.298 votos JOSÉ CANDIDO...

para lembrar

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Padrinho da classe C

Um dos principais pesquisadores do País, Marcelo Neri fala...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=