Serra manipula o vice para fazer ataques, diz petista

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse que seu adversário José Serra (PSDB) manipula o seu próprio vice, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), para fazer ataques no lugar dele.

Ela insinuou que Serra usa Indio de escudo e disse que o partido do vice foi a pior oposição ao governo: “O DEM votou contra tudo. Teve uma atitude não de oposição, foi de destruição do governo Lula e em alguns momentos da pessoa do presidente Lula”.

Em entrevista à Rádio Difusora AM de Mossoró (RN), a candidata de Lula disse que as declarações do vice de Serra ligando o PT às Farc, ao narcotráfico e ao Comando Vermelho são lamentáveis.

“Não considero que uma pessoa que é candidata a presidente da República deva colocar alguém para fazer as acusações e ele endossar. Então vou responder ao ex-governador José Serra. Acho lamentável que a eleição tenha descido, da parte do meu adversário, a esse nível”, disse.

Dilma disse que os ataques da oposição são “completamente infundados, inconsequentes e irresponsáveis” e que “este é um dos momentos mais desqualificados em toda história das campanhas após a democratização”.

Para a petista, a estratégia de Serra é motivada pelos resultados das pesquisas eleitorais que mostram o crescimento de sua candidatura.

Ela afirmou que as pesquisas apontam uma situação “tranquila e confortável” para a sua campanha: “Nós consideramos que há uma ótima situação, ainda mais faltando mais de 20 dias, 30 dias para o início do programa de televisão”.

Em Pernambuco, Dilma voltou a acusar o tucano de usar “tática do medo” para desconstruir sua imagem, tal como ocorreu com Lula nas eleições de 2002. Serra retrucou que “[essa acusação] é bobagem. Eu quero debater propostas para os problemas do país e dos Estados”.

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil de 2023 para 2024, segundo o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, publicado nesta quarta-feira. O...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...