Shopping Praça da Moça traz a exposição “Black Power”

Mostra reúne 40 peças inspiradas nas bonecas abayomi*, sem rostos ou traços definidos, para contemplar a diversidade das etnias africanas e reverenciar a beleza da mulher negra

Enviado para o Portal Geledés

Após atuarem na área de educação por mais de três décadas, as irmãs Marisa e Elvira Brito, resolveram transformar seu hobby (decoração, artesanato e moda) em principal atividade profissional, combinando criatividade e consumo consciente.

Para melhor desenvolver sua arte, elas montaram em 2016 o Atelier “Las Hermanas” e têm participado de importantes eventos. A base de suas criações são as linhas, lãs, tecidos, texturas, bordados, crochê, tricô, pintura, customizações, colagens, pedrarias, acessórios.

Agora, no Shopping Praça da Moça, em Diadema, elas apresentam a mostra “Black Power”, composta por 40 peças decorativas, e contam com a parceria dos artistas plásticos Ordalina Cândido, Wadson Silva e Fabiana Madanelo.

Assim como as bonecas Abayomi*, as peças expostas não têm traços definidos para contemplar as diferentes etnias africanas, fazendo com que o observador possa imaginar através do seu olhar a essência de cada mulher representada.

Os looks das bonecas valorizam cores, acessórios, estilos de cabelos – e seguem diferentes tendências como animal print, anos 70, festa, casual day, étnico, alta costura, romântico, entre outros. As bonecas medem de 50 a 90 cm e podem também ser adquiridas por preços que variam de R$ 50,00 a R$ 200,00.

*Sobre as bonecas Abayomi:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós. As bonecas, símbolos de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro Precioso’. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), a Abayomi não possuía demarcação de olho, nariz ou boca, de forma que as múltiplas etnias africanas fossem reconhecidas em cada boneca.

“Black Power” – exposição de Marisa e Elvira Brito
Quando: Até 02 de julho
Piso: Araucária

Shopping Praça da Moça
Rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro, Diadema
Telefone: (11) 4057-8900
www.shoppingpracadamoca.com.br

+ sobre o tema

Clipe do Passinho – Todo Mundo Aperta o Play

Video Clipe da música Todo Mundo Aperta o Play, com turma...

Bloco Ilê Aiyê: 44 anos de “reafricanização” do carnaval brasileiro

Grupo faz da festividade um ato político ao enfrentar...

PELOTAS: Semana Oficial da Consciência Negra

Fonte: Amigos de Pelotas -   Com um...

“Mandela Day” : le monde rend hommage à Madiba, qui fête ses 95 ans à l’hôpital

Selon la présidence sud-africaine et sa propre fille Zindzi,...

para lembrar

Sul-africanos nos EUA lembram morte de Mandela

Nelson Mandela foi homenageado por todo o mundo, após...

Na África, pesquisador da Unesp critica “estrangeirização” da terra

O geógrafo Bernardo Mançano Fernandes, professor do Câmpus de...

Chucho Garcia: Tendiendo un puente con África

Fonte: Diario La Voz - Lista de Discriminação Racial...
spot_imgspot_img

Reconhecimento da Unesco pode difundir ainda mais Maracatu Nação

O envio do dossiê do governo federal com o pedido de reconhecimento do Maracatu Nação, também conhecido como baque virado, como Patrimônio Cultural Imaterial...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...
-+=