Shopping Praça da Moça traz a exposição “Black Power”

Mostra reúne 40 peças inspiradas nas bonecas abayomi*, sem rostos ou traços definidos, para contemplar a diversidade das etnias africanas e reverenciar a beleza da mulher negra

Enviado para o Portal Geledés

Após atuarem na área de educação por mais de três décadas, as irmãs Marisa e Elvira Brito, resolveram transformar seu hobby (decoração, artesanato e moda) em principal atividade profissional, combinando criatividade e consumo consciente.

Para melhor desenvolver sua arte, elas montaram em 2016 o Atelier “Las Hermanas” e têm participado de importantes eventos. A base de suas criações são as linhas, lãs, tecidos, texturas, bordados, crochê, tricô, pintura, customizações, colagens, pedrarias, acessórios.

Agora, no Shopping Praça da Moça, em Diadema, elas apresentam a mostra “Black Power”, composta por 40 peças decorativas, e contam com a parceria dos artistas plásticos Ordalina Cândido, Wadson Silva e Fabiana Madanelo.

Assim como as bonecas Abayomi*, as peças expostas não têm traços definidos para contemplar as diferentes etnias africanas, fazendo com que o observador possa imaginar através do seu olhar a essência de cada mulher representada.

Os looks das bonecas valorizam cores, acessórios, estilos de cabelos – e seguem diferentes tendências como animal print, anos 70, festa, casual day, étnico, alta costura, romântico, entre outros. As bonecas medem de 50 a 90 cm e podem também ser adquiridas por preços que variam de R$ 50,00 a R$ 200,00.

*Sobre as bonecas Abayomi:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós. As bonecas, símbolos de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro Precioso’. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), a Abayomi não possuía demarcação de olho, nariz ou boca, de forma que as múltiplas etnias africanas fossem reconhecidas em cada boneca.

“Black Power” – exposição de Marisa e Elvira Brito
Quando: Até 02 de julho
Piso: Araucária

Shopping Praça da Moça
Rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro, Diadema
Telefone: (11) 4057-8900
www.shoppingpracadamoca.com.br

+ sobre o tema

Prefeitura deverá reparar crimes da escravidão e demarcar áreas da Pequena África

Os vereadores Fernando William (PDT) e Teresa Bergher (PSDB)...

Após Mandela, quem será a ‘autoridade moral’ do mundo?

A lista de assuntos globais de alguma forma tratados...

Lançamento do livro de Edson Cardoso

Lançamento do livro de Edson Cardoso

para lembrar

Peça “Macumba, uma Gira sobre Poder” dá voz à religião afro-brasileira

Vítima do racismo, da perseguição e do preconceito, a...

Pan-Africanismo

Os sinais de enfraquecimento dos impérios...

Graça Machel preside à escola de estudos Orientais e Africanos de Londres

  Machel deverá presidir a graduações e outras...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=