Shopping Praça da Moça traz a exposição “Black Power”

Mostra reúne 40 peças inspiradas nas bonecas abayomi*, sem rostos ou traços definidos, para contemplar a diversidade das etnias africanas e reverenciar a beleza da mulher negra

Enviado para o Portal Geledés

Após atuarem na área de educação por mais de três décadas, as irmãs Marisa e Elvira Brito, resolveram transformar seu hobby (decoração, artesanato e moda) em principal atividade profissional, combinando criatividade e consumo consciente.

Para melhor desenvolver sua arte, elas montaram em 2016 o Atelier “Las Hermanas” e têm participado de importantes eventos. A base de suas criações são as linhas, lãs, tecidos, texturas, bordados, crochê, tricô, pintura, customizações, colagens, pedrarias, acessórios.

Agora, no Shopping Praça da Moça, em Diadema, elas apresentam a mostra “Black Power”, composta por 40 peças decorativas, e contam com a parceria dos artistas plásticos Ordalina Cândido, Wadson Silva e Fabiana Madanelo.

Assim como as bonecas Abayomi*, as peças expostas não têm traços definidos para contemplar as diferentes etnias africanas, fazendo com que o observador possa imaginar através do seu olhar a essência de cada mulher representada.

Os looks das bonecas valorizam cores, acessórios, estilos de cabelos – e seguem diferentes tendências como animal print, anos 70, festa, casual day, étnico, alta costura, romântico, entre outros. As bonecas medem de 50 a 90 cm e podem também ser adquiridas por preços que variam de R$ 50,00 a R$ 200,00.

*Sobre as bonecas Abayomi:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós. As bonecas, símbolos de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro Precioso’. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), a Abayomi não possuía demarcação de olho, nariz ou boca, de forma que as múltiplas etnias africanas fossem reconhecidas em cada boneca.

“Black Power” – exposição de Marisa e Elvira Brito
Quando: Até 02 de julho
Piso: Araucária

Shopping Praça da Moça
Rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro, Diadema
Telefone: (11) 4057-8900
www.shoppingpracadamoca.com.br

+ sobre o tema

Sissieretta Jones

Matilda Sissieretta Joyner, a Sissiereta Jones nasceu em Portsmouth, Virginia, Estados...

Crítica ao ostracismo do negro na literatura

'A crítica nacional ignora o fato de que temos...

Conceição Evaristo recebe Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio

A escritora mineira Conceição Evaristo (70) será homenageada pela...

para lembrar

Conceição Evaristo: ‘Insubmissas lágrimas de mulheres’

O LIVRO: Insubmissas lágrimas de mulheres, Editora Nandyala, Belo...

Grace Passô: “No Brasil, existem milhares de Viola Davis e Whoopi Goldberg”

Atriz mineira homenageada em Mostra de Tiradentes estrela 'Temporada',...

Afroeducação no Cinema especial 100 anos de Carolina de Jesus dia 26 de julho

  AfroeducAÇÃO no Cinema especial 100 anos de Carolina de...
spot_imgspot_img

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...

Exposição Pequenas Áfricas, no IMS Paulista, investiga as origens e transformações do samba urbano no Rio de Janeiro

A partir de 28 de outubro (sábado), o IMS Paulista apresenta a exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou.. A exposição reconstitui a cena cultural...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=