I shot myself – autorretratos de garotas comuns

O projeto I shot myself é um fórum público de auto-expressão através do retrato nu. Ao remover o fotógrafo e estúdio do processo, as colaboradoras são capazes de criar a sua própria experiência e explorar o meio em seu próprio tempo e espaço. Resulta em imagens de liberdade que são muito mais íntimas, expressivas e sinceras do que qualquer fotógrafo pode criar no comprimento do braço. Nem todo retrato é genial, mas cada imagem é única e pessoal, revelando muito mais do que o corpo de uma mulher: é a diversidade de imaginação que faz com que cada imagem verdadeiramente original.

O que inspira as mulheres a apresentarem suas fotos nuas online? A resposta é simples, segundo os mentores do projeto – controle. A capacidade de se mostrarem em seus termos, como elas gostariam de ser vistas, livres do ponto de vista e da distorção de alguém, sem a higienização do Photoshop. Para algumas colaboradoras, essa é uma exposição de pura arte. Para outras, é um gesto rebelde, expressão erótica, o desejo de ser desejada ou um processo catártico. E para todas, como dizem todos os dias, é só extremamente divertido. Em 8 anos, desde que começou a coletar ensaios, o site acumulou cerca de um milhão de imagens exclusivas de mais de 5 mil colaboradoras.

A proposta do I shot myself é quebrar paradigmas. Invocar a musa interior e usar a criatividade para transcender a banalidade clichê da pornografia, em imagens que não precisam ser explícitas e brutais. O que não significa que a garota precisa conter sua expressão sexual – de fato algumas das imagens mais belas e atraentes do site são incrivelmente cruas e fortes. A diferença está no contexto e nas intenções. E, para incentivar a criatividade desenfreada das meninas, o projeto oferece mensalmente um prêmio de US$ 500,00 para um colaboradora mês, que vem acompanhado de um certificado. O site também publica pequenos vídeos que contenham nudez, com liberdade total de formato.

Então, o que há no ishotmyself.com? Uma diversidade surpreendente de colaboradoras. Do Congo à Califórnia, de 18 a 70 anos (ou mais), estudantes de arte, advogadas, desempregadas, pilotas de avião. Fotógrafas profissionais e iniciantes. Elas se fotografam em casa, na natureza, e às vezes em atos de nudez bem pública. Ensaios em dueto, com o amigo ou parceiro (ou a parceira). Às vezes, o fundo é tão revelador quanto o sujeito – o pacote vazio debaixo da cama, os objetos pessoais variados e peças que compõem o seu ambiente. Beleza em todas as suas cores, sem discriminação. Corpos em perfeita forma ou que carregam as cicatrizes da vida. Chama atenção a criatividade infinita das garotas ao se clicar. E a autoestima ao se mostrarem, independente do seu aspecto físico.

Às pretensas colaboradoras, o site deixa o seguinte recado:

Não tenha vergonha de admitir que está aqui porque o autorretrato nu é incrivelmente sexy. Isso não diminui o seu mérito artístico ou valor cultural.

Fonte: DCM

+ sobre o tema

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Amantes de padres católicos pedem fim de celibato em carta aberta

 Em carta a Bento XVI, mulheres defendem que celibato...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=