Sindjors promove seminário sobre os indicadores da negritude e desagregação de dados por raça e etnia no Censo de 2010

Fonte: Lista Discriminação Racial –

 

Evento tem caráter internacional e visa sensibilizar jornalistas, universitários, sindicalistas, integrantes de ongs e ativistas do  movimento social afrobrasileiro. A promoção é do do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Inscrições gratuitas

A invisibilidade da população negra na mídia brasileira e a desagregação de dados por raça/etnia nos censos nacionais de 2010 da América Latina e Caribe são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a invisibilidade da Cor – que nesta segunda edição tem como temática os Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação – e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.

Agendados para os dias 17 e 18 de setembro de 2009  no auditório da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, Avenida Borges de Medeiros, 8º andar, centro de Porto Alegre, os dois eventos estão com inscrições abertas até 15/09, podendo as fichas de inscrições serem solicitadas pelo e-mail: [email protected]. Os encontros reunirão técnicos de institutos internacionais de pesquisa, especialistas em indicadores socioeconômicos das Nações Unidas e do governo brasileiro.

 

Os dois eventos são uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, com apoio da Associação Riograndense de Imprensa, ARI, da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Centro de Informação das Nações Unidas – UNIC. Com inscrição gratuita, os organizadores esperam a adesão de representantes das Comissões de Jornalistas Pela Igualdade Racial – Cojiras – de Brasília, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Alagoas, além de representações de ongs e ativistas do  movimento social negro.

Marcado para quinta-feira,17/09, a partir das 18h30min,o II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor ao propor o tema “Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação”, quer proporcionar aos jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e auto-estima da população negra brasileira.

 

Já o Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010 acontecerá na manhã da sexta-feira, 18/9, com início previsto para as 8h30min e duração até às 13h30min.  A intenção dos organizadores é dar visibilidade estatística de afrodescendentes na região das Américas, como uma ação política que garanta a coleta e análise de dados desagregados por raça/etnia nos censos de 2010/2012. A desagregação de dados por raça/etnia pode resultar no aperfeiçoamento das políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, de acordo com os compromissos assumidos pelos Estados da região e reiterados na Conferência de Revisão de Durban, realizada em Genebra, em abril de 2009.

 

Os palestrantes: Para participar dos dois seminários virá Maria Inês Barbosa, coordenadora do programa de Gênero, Raça e Etnia do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas) Brasil e Cone Sul; um outro convidado é Mário Lisboa Theodoro, Diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA-Brasília /DF; também confirmaram suas presenças: Giancarlo Summa, Diretor do Centro de Informação da Organização das Nações Unidas no Brasil – RJ/RJ e José Carlos Torves – Diretor do Departamento de Mobilização,Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj.

SERVIÇO


Assunto
:  II Seminário Estadual O Negro na Mídia – A Invisibilidade da Cor com a temática os “Indicadores da Negritude”
Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010

Data: 17 e 18 de Setembro de 2009 (Quinta e Sexta-feira)

Horário: 18h30min no dia 17/09 (Quinta-feira)
Das 8h30min às 13h30min  no dia 18/09 (Sexta-feira)

Local: Auditório da Associação Riograndense de Imprensa – ARI – Avenida Borges de Medeiros, 915/ 8 º andar – Centro –

Inscrições: [email protected] (p/ solicitar fichas de inscrição)

Entrada franca!

+ sobre o tema

‘Querem uma democracia sem povo’

Rafael Stedile Meios de comunicação fazem campanha contra política nacional...

Aprovado projeto que regulamenta profissão de artesão

O Brasil tem hoje nove milhões de artesãos espalhados...

Câncer de mama: iluminação rosa sobre o Congresso marca mês de conscientização

Palácio do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio...

Vacinação contra o HPV começa 2ª para meninas entre 11 e 13 anos

CLÁUDIA COLLUCCI, Em meio a uma controvérsia médica, escolas públicas...

para lembrar

Dois ônibus são queimados em protesto contra PM

Fonte: Folha de São Paulo- Moradores de favela na...

IVAN MESQUITA

Vítima: IVAN MESQUITA Ações Cíveis - Dano Moral e material...

Taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro cai para 7,5%

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em novembro...

Reforma trabalhista de Temer, tira a obrigatoriedade do 13° salário e FGTS

Quando direitos garantidos em leis, vem a ser negociados...
spot_imgspot_img

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...

Centro brasileiro de Justiça Climática lança programa de fellowship exclusivo para jornalistas negros e negras 

O Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), organização nacional de destaque na luta por justiça climática e racial, acaba de lançar o Programa de...
-+=