Sindjors promove seminário sobre os indicadores da negritude e desagregação de dados por raça e etnia no Censo de 2010

Fonte: Lista Discriminação Racial –

 

Evento tem caráter internacional e visa sensibilizar jornalistas, universitários, sindicalistas, integrantes de ongs e ativistas do  movimento social afrobrasileiro. A promoção é do do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Inscrições gratuitas

A invisibilidade da população negra na mídia brasileira e a desagregação de dados por raça/etnia nos censos nacionais de 2010 da América Latina e Caribe são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a invisibilidade da Cor – que nesta segunda edição tem como temática os Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação – e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.

Agendados para os dias 17 e 18 de setembro de 2009  no auditório da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, Avenida Borges de Medeiros, 8º andar, centro de Porto Alegre, os dois eventos estão com inscrições abertas até 15/09, podendo as fichas de inscrições serem solicitadas pelo e-mail: [email protected]. Os encontros reunirão técnicos de institutos internacionais de pesquisa, especialistas em indicadores socioeconômicos das Nações Unidas e do governo brasileiro.

 

Os dois eventos são uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, com apoio da Associação Riograndense de Imprensa, ARI, da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Centro de Informação das Nações Unidas – UNIC. Com inscrição gratuita, os organizadores esperam a adesão de representantes das Comissões de Jornalistas Pela Igualdade Racial – Cojiras – de Brasília, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Alagoas, além de representações de ongs e ativistas do  movimento social negro.

Marcado para quinta-feira,17/09, a partir das 18h30min,o II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor ao propor o tema “Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação”, quer proporcionar aos jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e auto-estima da população negra brasileira.

 

Já o Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010 acontecerá na manhã da sexta-feira, 18/9, com início previsto para as 8h30min e duração até às 13h30min.  A intenção dos organizadores é dar visibilidade estatística de afrodescendentes na região das Américas, como uma ação política que garanta a coleta e análise de dados desagregados por raça/etnia nos censos de 2010/2012. A desagregação de dados por raça/etnia pode resultar no aperfeiçoamento das políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, de acordo com os compromissos assumidos pelos Estados da região e reiterados na Conferência de Revisão de Durban, realizada em Genebra, em abril de 2009.

 

Os palestrantes: Para participar dos dois seminários virá Maria Inês Barbosa, coordenadora do programa de Gênero, Raça e Etnia do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas) Brasil e Cone Sul; um outro convidado é Mário Lisboa Theodoro, Diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA-Brasília /DF; também confirmaram suas presenças: Giancarlo Summa, Diretor do Centro de Informação da Organização das Nações Unidas no Brasil – RJ/RJ e José Carlos Torves – Diretor do Departamento de Mobilização,Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj.

SERVIÇO


Assunto
:  II Seminário Estadual O Negro na Mídia – A Invisibilidade da Cor com a temática os “Indicadores da Negritude”
Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010

Data: 17 e 18 de Setembro de 2009 (Quinta e Sexta-feira)

Horário: 18h30min no dia 17/09 (Quinta-feira)
Das 8h30min às 13h30min  no dia 18/09 (Sexta-feira)

Local: Auditório da Associação Riograndense de Imprensa – ARI – Avenida Borges de Medeiros, 915/ 8 º andar – Centro –

Inscrições: [email protected] (p/ solicitar fichas de inscrição)

Entrada franca!

+ sobre o tema

As relações ambíguas entre Governo e mídia

Por Gilberto Maringoni Enquanto seus apoiadores acusam a...

Centenária, Folha se destaca ao publicar vozes negras que dizem o que querem

“Por uma vez, o povo negro irá se servir...

A Ponte – Documentário sobre a periferia de São Paulo, com Mano Brown e Dagmar Garroux

Documentário sobre a periferia de São Paulo, com Mano...

para lembrar

Registro civil de nascimento

 Ronaldo vai gravar nesta sexta sua participação na campanha...

Saiba tudo que rolou no 3º Encontro de Blogueiros Progressistas

O 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em...

TJ-SP adia decisão sobre juíza Kenarik Boujikian

Desembargadora é alvo de representação por mandar soltar presos...
spot_imgspot_img

NOTA PÚBLICA | Em repúdio ao PL 1904/24, ao equiparar aborto a homicídio

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns vem a público manifestar a sua profunda indignação com a...

Nota pública do CONANDA contrária ao Projeto de Lei 1904/2024

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, instância máxima de formulação, deliberação e controle das polícas públicas para a...

Marcelo Paixão, economista e painelista de Geledés, é entrevistado pelo Valor

Nesta segunda-feira, 10, o jornal Valor Econômico, em seu caderno especial G-20, publicou entrevista com Marcelo Paixão, economista e professor doutor da Universidade do...
-+=