‘Single Ladies (Put a Ring on It)’, de Beyoncé, completa 15 anos

Relembre a canção que elevou a carreira de Beyonce a outro patamar

O ano era 2008. Beyoncé, dona de consideráveis sucessos até então, preparava algo simples, a princípio: um fundo branco, duas bailarinas e um figurino bem menos elaborado com o que costumamos ver nos clipes da cantora, um collant preto e uma luva metálica, tudo isso em um clipe sem cores, mas com muita coreografia. 

A canção, parte do álbum I am… Sasha Fierce (2008), que leva o nome do alter ego que a cantora texana usava para se apresentar, foi um sucesso espontâneo. Muito antes de pensarmos em danças feiras para “hitar”, ou challenges, “Single Ladies (Put a Ring on It)” se tornou um viral histórico. 

Beyoncé canta sobre uma pessoa que gostaria de ter sido assumida em um relacionamento, mas que não se abala por isso. A canção foi composta pela cantora em parceria com Thaddis “Kuk” HarrellChristopher “Tricky” Stewart e The-Dream. A produção também foi feita por Beyoncé,Stewart e The-Dream.

O videoclipe icônico foi gravado na cidade de Nova Iorque, com direção de Jake Nava, que também assinou a direção de outros clipes da diva, como “If I Were a Boy” — da mesma era — além do emblemático “Crazy In Love” e “Beautiful Liar”, parceria com Shakira. A coreografia, feita pela cantora acompanhada de Ebony Williams e Ashley Everett, é uma releitura de “Mexican Breakfast”, do ícone da Broadway, Bob Fosse. Até o momento em que esse texto foi escrito, o vídeo tem mais e 935 milhões de visualizações. 

A repercussão da música foi tamanha que passou a ser reproduzida por diversas pessoas, famosos e anônimos. Desde uma versão com Joe Jonas, até um clipe animado com as esquiletes, passando pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “Single Ladies” foi um sucesso inquestionável. Até o trio de irmãs Kardashian chegou a reproduzir o icônico look em um ensaio fotográfico.

A canção foi eleita melhor do ano de 2008 pelos nossos parceiros da Rolling Stone EUA, além de ter ficado na 50ª posição entre as 100 melhores músicas da década de 2000 segundo a publicação. Para a MTV, “Single Ladies” foi a segunda melhor canção daquele ano.

Não bastassem esses reconhecimentos, a música ainda rendeu o prêmio de Canção do Ano do GrammyBeyoncé também levou o Nickelodeon Kid’s Choice Awards de Música Favorita, Soul Train Music Awards de Música do Ano, o Teen Choice Awards de melhor R&B e o BET de vídeo do Ano. No VMA, a faixa levou os prêmios de Vídeo do Ano, Melhor Coreografia e Melhor edição.

Até hoje, 15 anos após seu lançamento, “Single Ladies” é um dos vídeos de maior sucesso de Beyoncé e uma das canções mais esperadas em seus shows. E um dos shows mais especiais de sua carreira, como headliner do Coachella, a leoa do Texas apresentou a faixa ao lado de suas parceiras do Destiny’s ChildKelly Rowland e Michelle Williams. A cada turnê e apresentação a música ganha uma nova roupagem e se renova. É uma das faixas que não podem faltar no show da Queen B e nós amamos isso.

+ sobre o tema

Conheça Nyadak Duckie Thot uma modelo que parece a Barbie

A internet está enlouquecida com a modelo Nyadak Duckie...

Chega de regras: essas modelos estão desafiando padrões de beleza

Os padrões de beleza são cada vez mais desafiados. Ainda bem!...

O racismo está no centro de todas as questões

A diretora Kathryn Bigelow especializou-se em criar filmes de...

para lembrar

Dolores Duran

Dolores Duran, nome artístico de Adiléia Silva da Rocha, (Rio de...

Cansado das mesmas musicas e dos mesmos artistas? Olha o que separamos para você

Deixei de ouvir radio, são sempre os mesmos artistas,...

Sem alarde, Willow e Jaden Smith estão soltando novas músicas. Ouça

Willow, de 14 anos, e Jaden Smith, de 16, os...

Após morte de filho, pianista promove sessões de jazz em apartamento em NY

O apartamento está apinhado de gente. Um padre estica...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=