‘Single Ladies (Put a Ring on It)’, de Beyoncé, completa 15 anos

Relembre a canção que elevou a carreira de Beyonce a outro patamar

O ano era 2008. Beyoncé, dona de consideráveis sucessos até então, preparava algo simples, a princípio: um fundo branco, duas bailarinas e um figurino bem menos elaborado com o que costumamos ver nos clipes da cantora, um collant preto e uma luva metálica, tudo isso em um clipe sem cores, mas com muita coreografia. 

A canção, parte do álbum I am… Sasha Fierce (2008), que leva o nome do alter ego que a cantora texana usava para se apresentar, foi um sucesso espontâneo. Muito antes de pensarmos em danças feiras para “hitar”, ou challenges, “Single Ladies (Put a Ring on It)” se tornou um viral histórico. 

Beyoncé canta sobre uma pessoa que gostaria de ter sido assumida em um relacionamento, mas que não se abala por isso. A canção foi composta pela cantora em parceria com Thaddis “Kuk” HarrellChristopher “Tricky” Stewart e The-Dream. A produção também foi feita por Beyoncé,Stewart e The-Dream.

O videoclipe icônico foi gravado na cidade de Nova Iorque, com direção de Jake Nava, que também assinou a direção de outros clipes da diva, como “If I Were a Boy” — da mesma era — além do emblemático “Crazy In Love” e “Beautiful Liar”, parceria com Shakira. A coreografia, feita pela cantora acompanhada de Ebony Williams e Ashley Everett, é uma releitura de “Mexican Breakfast”, do ícone da Broadway, Bob Fosse. Até o momento em que esse texto foi escrito, o vídeo tem mais e 935 milhões de visualizações. 

A repercussão da música foi tamanha que passou a ser reproduzida por diversas pessoas, famosos e anônimos. Desde uma versão com Joe Jonas, até um clipe animado com as esquiletes, passando pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “Single Ladies” foi um sucesso inquestionável. Até o trio de irmãs Kardashian chegou a reproduzir o icônico look em um ensaio fotográfico.

A canção foi eleita melhor do ano de 2008 pelos nossos parceiros da Rolling Stone EUA, além de ter ficado na 50ª posição entre as 100 melhores músicas da década de 2000 segundo a publicação. Para a MTV, “Single Ladies” foi a segunda melhor canção daquele ano.

Não bastassem esses reconhecimentos, a música ainda rendeu o prêmio de Canção do Ano do GrammyBeyoncé também levou o Nickelodeon Kid’s Choice Awards de Música Favorita, Soul Train Music Awards de Música do Ano, o Teen Choice Awards de melhor R&B e o BET de vídeo do Ano. No VMA, a faixa levou os prêmios de Vídeo do Ano, Melhor Coreografia e Melhor edição.

Até hoje, 15 anos após seu lançamento, “Single Ladies” é um dos vídeos de maior sucesso de Beyoncé e uma das canções mais esperadas em seus shows. E um dos shows mais especiais de sua carreira, como headliner do Coachella, a leoa do Texas apresentou a faixa ao lado de suas parceiras do Destiny’s ChildKelly Rowland e Michelle Williams. A cada turnê e apresentação a música ganha uma nova roupagem e se renova. É uma das faixas que não podem faltar no show da Queen B e nós amamos isso.

+ sobre o tema

Locutor Milton Dinho morto pela PM realizava ações sociais e era militante da Unegro

O locutor Milton Dinho, morto pela Polícia Militar em...

Curitiba: Uma conversa sobre tolerância

Cinco negros em um palco, contando 50 piadas de...

para lembrar

Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha 2010

LATINIDADES - FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E...

Estrangeiros no próprio país: a história dos afroargentinos

Ativistas negros se organizam para combater a discriminação e...

Começa em SP encontro que debate a arte africana

Evento acontece até sexta-feira (27) no Parque do Ibirapuera,...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=