Sir Alex Ferguson sobre racismo no futebol: ‘Eu não consigo entender’

Treinador elogia Evra por ter denunciado Luis Suárez e torce para que os casos de preconceito racial na Inglaterra diminuam e sejam punidos

Em 25 anos de carreira, Sir Alex Ferguson, lendário técnico do Manchester United, com certeza já presenciou muitos casos de preconceito dentro de campo. No entanto, isso não faz com que ele considere este tipo de atitude “normal”. Pelo contrário. O comandante dos Diabos Vermelhos revela que não entende de onde este tipo de comportamento vem, seja de torcedores ou de jogadores.

Em entrevista coletiva, Ferguson pediu que os ânimos se acalmem neste momento e que se tenha consciência do quão retrógrado é insultar alguém por conta da cor de sua pele.

– Não entendo de onde saem estas coisas. Mas é um momento em que temos que fazer alguma coisa sobre isso e punir duramente qualquer torcida ou jogador que faça algum tipo de ofensa racista.

O treinador lembra que, recentemente, os casos de preconceito racial estão crescendo demais na Inglaterra e elogia Patrice Evra, que denunciou xingamentos de Luis Suárez em partida contra o rival Liverpool no ano passado.

– Houve exemplos recentes que não são nada legais. Em 2012, é impossível acreditar nisso. Talvez fosse normal há 20 anos, mas muita coisa mudou e agora todos podem ver o que acontece. Ainda tem gente que critica o Patrice. Ele deveria ser aplaudido pelo que fez – disse.

Liverpool e United se enfrentam neste sábado em jogo que vale a confirmação da boa fase do time de Merseyside e, para o United, a oportunidade de seguir lutando pelo título.

luissuarez evra reu 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Por que matam os nossos pássaros negros?

É preciso que olhemos as crianças e jovens negros...

Comité da ONU contra o Racismo preocupado com a xenofobia na política suíça

  O Comité das Nações Unidas para a Eliminação do...

Mano Brown é abordado por PMs por “atitude suspeita” em SP

Por: Hermano Freitas O rapper Pedro Paulo Soares Pereira,...

Francesa pega 9 meses de prisão por racismo contra ministra

Uma ex-candidata às eleições municipais de março pelo partido...

para lembrar

Os 34 anos do PT e os dilemas da luta anti-racista – Por: Dennis de Oliveira

O Partido dos Trabalhadores (PT) faz 34 anos....

Ativistas acusam palestrante de racismo na Flica

  Ativistas do movimento negro protestam na Festa...

Indiano é acusado de racismo após lançar creme que clareia a vagina

    Um jovem casal indiano - de pele bem clara,...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=