O dia 23 de maio marca os 10 anos da morte de Abdias do Nascimento. Para homenagear o ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, o site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br relembra a exposição dedicada a ele, realizada em 2016 dentro do projeto Ocupação. Também destaca outros conteúdos disponíveis online, como playlist com depoimentos em vídeos.
Abdias Nascimento (1914-2011) dedicou-se por inteiro à luta contra o racismo. Combateu em múltiplas frentes para valorizar a cultura africana e recuperar a autoestima do negro, bem como para rever a noção de que no Brasil se vivia uma democracia racial. A extensão das suas atividades é tão surpreendente quanto o fato de que, em tantas delas, precisou ser pioneiro. “Quem já não sentiu”, pergunta ele, “a atmosfera de solidão e pessimismo que rodeia o gesto inaugural, quando se tem a sustentá-lo unicamente o poder de um sonho?”
A 32ª Ocupação, que teve sua trajetória como tema, contou com curadoria do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), representado por Vinícius Simões, que assinou, ainda, a expografia, e Elisa Larkin Nascimento, co-fundadora e diretora presidente, além do Itaú Cultural. O material completo da exposição pode ser acessado no site da série https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento, que conta com nove seções e material exclusivo.
A mostra resgatou momentos emblemáticos da história de Abdias, sua participação em grupos artísticos como a Santa Hermandad Orquídea, a fundação de iniciativas como o Teatro do Sentenciado, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, e de grupos de articulação política, social e de pesquisa como a Convenção Nacional do Negro, o Memorial Zumbi, o próprio Ipeafro. Foram também representados seus mandatos como Deputado e Senador.
Estiveram igualmente presentes, suas obras artísticas e itens do acervo Ipeafro, como pinturas, documentos históricos, correspondências, discursos, entrevistas, depoimentos, manuscritos e fotografias. Todo o conjunto revela a intensa atividade e personalidade deste notável brasileiro, de quem não é possível separar o ativista, o artista e o intelectual.
Além do próprio site da Ocupação, o Itaú Cultural conta com outros conteúdos disponíveis virtualmente, como o depoimento exclusivo do ator e diretor Eugênio Lima, que está na publicação que comemora as 50 primeiras Ocupações; uma playlist com depoimentos em vídeo sobre Abdias; o legado dele em entrevistas com o coletivo Preta e Acadêmica e Coletivo Negro, entre outros.
SERVIÇO:
10 anos de morte de Abdias do Nascimento
Dia 23 de maio (domingo)
No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)
Ocupação Abdias do Nascimento: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento
Depoimento exclusivo de Eugênio Lima: https://www.itaucultural.org.br/itau-cultural-lanca-publicacao-para-celebrar
Playlist com depoimentos em vídeo sobre Abdias Nascimento: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao-abdias-nascimento__5
O legado de Abdias em entrevistas:
Abdias Nascimento é a personificação da luta antirracista no século XX, diz coletivo Preta e Acadêmica: https://www.itaucultural.org.br/abdias-nascimento-e-a-personificacao-da-luta-antirracista-no-seculo-xx-diz-coletivo-preta-e-academica
Colhemos os frutos deixados pelo Teatro Experimental do Negro, diz Coletivo Negro:
Itaú Cultural
Assessoria de imprensa:
Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188
Larissa Corrêa: (11) 9 8139-9786 / 9 9722 1137
Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773
Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997