SMPP promove curso ‘Africanidades na Contemporaneidade’

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoverá durante os meses de março, abril, maio e junho o curso “Africanidades na Contemporaneidade”, que tem como objetivo repensar os esteriótipos construídos em relação ao continente africano, visando uma melhor compreensão das questões contemporâneas sobre a cultura afrodescendente.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoverá durante os meses de março, abril, maio e junho o curso Africanidades na Contemporaneidade, no auditório da SMPP situado à Rua Libero Badaró, 119.

Como forma de repensar sobre os esteriótipos construídos em relação ao continente africano, o curso que foi organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone) tem como objetivo proporcionar o conhecimento dos processos históricos, geografia, sociologia e política africana, visando uma melhor compreensão das questões contemporâneas sobre a cultura afrodescendente.

A partir do estudo sobre esse tema, serão expostas às relações entre a cultura africana e as culturas islâmica e européia, para que seja feita uma análise sobre as diferenças entre as organizações sociais, políticas, econômicas e culturais, existentes desde os primórdios aos dias atuais em cada delas. Além disso, será estudada a influência da cultura africana, para a formação da identidade da cultura brasileira.

O curso terá carga horária de 32 horas e será divido em 4 módulos, a partir dos temas: Perfil Histórico e Representações, Fronteiras, Colonização, Descolonização e Neocolonização e Sociedade Civil.

A exposição do conteúdo das temáticas será feita por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem como análise e interpretação de textos, artigos, vídeos, dinâmicas de grupo, projeção de filmes e visitas ao Museu Afro-Brasil e a Galeria Soso.

As aulas serão ministradas pelo professor Dr. Bas’ Ilele Malomalo e pelo professor Mestre Francisco Sandro da Silveira Vieira.

Para participar do curso, os interessados devem se inscrever através do telefone da Cone 3113-9735.

Serviço

Curso Africanidades na Contemporaniedade

Datas: 15 e 29 de março; 12 e 26 de abril; 10 e 24 de maio; 7 e 21 de junho.

Horário: 19h

Local: Auditório da SMPP

Endereço: Rua Libero Badaró, 119, Centro

fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

História da Resistência Negra no Brasil

CENAS DO BRASIL - Na pauta do programa desta...

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=