Ministra Luiza Bairros discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos e iniciativas focadas no respeito à diversidade étnico-racial e na valorização da cultura afro-brasileira

Difusão da cultura afro-brasileira será foco de parcerias

A Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, recebeu hoje (05), em seu Gabinete, o Diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve Dias. Na audiência, foram discutidas possibilidades de parcerias entre os dois órgãos para difusão de projetos e iniciativas focadas no respeito à diversidade étnico-racial e na promoção da cultura afro-brasileira.

A articulação entre as duas instituições, na opinião da ministra Luiza Bairros, é essencial à implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial. “A execução das ações da Seppir está sempre relacionada com a formulação de conceitos e a comunicação é fundamentação na consolidação de ideias e mudança de comportamentos”, afirmou.

Para Nelson Breve, que destacou o compromisso da EBC com a redução das desigualdades no Brasil, a promoção dos direitos humanos deve ser foco da atuação do sistema. A visita do diretor-presidente inaugura um diálogo que deve ter como consequências o estabelecimento de parcerias para realização de projetos jornalísticos e de utilidade pública a serem veiculados nos canais de Comunicação da EBC.

A NBR foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de radiodifusão com o objetivo de implantar e gerir canais públicos, aqueles que, por sua independência editorial, distinguem-se dos canais estatais ou governamentais. O sistema é integrado por canais de televisão (TV Brasil), de notícias (Agência Brasil) e rádios (Rádio Nacional e Rádio MEC).

Ao iniciar suas transmissões em 2007, a TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática. Atualmente, a TV Brasil está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Já a TV Brasil Internacional é transmitida para 67 países, entre os quais Estados Unidos, Portugal e Japão, toda a América Latina e mais 49 países africanos.

O controle social da TV Brasil e demais canais públicos geridos pela EBC fica a cargo do Conselho Curador, que tem representações de diferentes segmentos da sociedade.

Coordenação de Comunicação

 

Fonte: SEPPIR

+ sobre o tema

Iza fala sobre representatividade da mulher negra na mídia durante entrevista

A cantora Iza deu uma entrevista para o canal...

Tipificação do crime de feminicídio está na pauta do Senado

A pauta de votações no Plenário do Senado, para...

Joacine, Cristas, Catarina Martins. Três mulheres… ou cinco, ou 89

As mulheres estão cada vez mais presentes na política....

Iyagunã Dalzira conta sua luta contra o racismo

Veja a entrevista com a estudiosa da religiosidade Iyagunã...

para lembrar

Rio 2016: a Olimpíada das mulheres

A luta pela equidade se dá em múltiplos domínios....

Torcida palmeirense adminte preconceito contra gays

A reapresentação do Palmeiras, nesta quarta-feira, foi marcada por...

“Ser mulher negra é a minha essência, não a minha sentença”

“Ser mulher negra é a minha essência, não a...
spot_imgspot_img

Julgamento de caso Marielle é retomado na manhã desta quinta-feira

O julgamento dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus confessos dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em...

Aula inaugural do TDC em Recife marca nova fase de capacitação e fortalecimento das trabalhadoras domésticas no Brasil

De 1 a 3 de novembro de 2024, será realizada em Recife a aula inaugural do Programa Trabalho Doméstico Cidadão (TDC), reunindo 150 trabalhadoras...

Aumento de pena para o feminicídio

No início deste mês tivemos um avanço importante contra o feminicídio, que fez 1.463 mulheres vítimas em 2023, segundo levantamento produzido pelo Fórum Brasileiro...
-+=