Só 24% dos baianos têm 2º grau completo

Fonte: A Tarde –

O número de pessoas com pelo menos 11 anos de estudos, equivalente à conclusão do segundo grau, passou de 22,52% da população baiana, em 2007, para 24,31%, em 2008, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A taxa aumentou 1,8%, o que representou a maior ampliação dos últimos cinco anos. Ainda assim, o tempo médio de estudos dos baianos – em média 5,6 anos – está entre os mais baixos do País, o que ajuda a explicar outro dado que emerge da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) divulgada ontem: os trabalhadores daqui receberam em 2008 R$ 700 por mês, a quarta pior renda do País.

 

“Essa situação de estar entre as piores rendas infelizmente não me surpreende”, lamenta o presidente do Conselho Regional de Economia, Paulo Dantas da Costa. Há mais de 20 anos ele trabalhou no cálculo do Fundo de Participação dos Estados. “Uma das variáveis para definir a maior participação é justamente a menor renda, e a Bahia sempre esteve entre os maiores beneficiados”, lembra o economista.

 

O índice de Gini, que mede a diferença entre quem tem mais e menos renda, coloca a Bahia entre os estados mais desiguais do País, com 0,543, onde 1 é o máximo possível. Nesta comparação, o Estado de Rondônia é o que apresenta as menores diferenças entre ricos e pobres, com um indicador de 0,423.

 

De acordo com o presidente do Corecon, existe uma correlação direta entre os baixos indicadores de renda e a situação social. “A Bahia carrega indicadores sociais altamente negativos”, ressalta. Para ele, a questão da renda só será melhorada quando o problema da educação, ou melhor, da falta dela, estiver resolvido.

 

Mesmo com a persistência de velhos problemas, a pesquisa que mede os principais indicadores sociais brasileiros no ano aponta um cenário de melhorias nas condições de vida da população.

Para o coordenador de disseminação de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Joilson Rodrigues, é importante lembrar que houve avanços nos principais indicadores sociais. O crescimento no número de pessoas com acesso ao ensino, por exemplo, via o maior número de vagas nas instituições de ensino superior, seria uma indicação da mudança. “Isso tem facilitado a continuação dos estudos para muitas pessoas”, garante.

Matéria original

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Taxa de mortalidade infantil no Nordeste é duas vezes maior do que no Sul e Sudeste

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Lazer motiva a nova classe média a viajar de avião

Passeios e visitas a familiares são as principais razões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=