Só metade dos jovens negros acredita chegar aos 35 anos

Estudo revela que jovens negros e mexicanos acham que vão viver menos

No DN

Um estudo hoje divulgado nos Estados Unidos da América (EUA) revela que apenas metade dos jovens afro-americanos está confiante de que vai chegar até aos 35 anos, de acordo com um estudo hoje divulgado.

O número é ainda mais baixo, 38%, para os jovens mexicanos que vivem nos Estados Unidos, de acordo com a mais recente edição do Journal of Health and Social Behavior.

Entre a população branca, a percentagem dos que disseram estar “quase certos” de que vão chegar até aos 35 anos era bastante mais elevada: 66%.

“Os brancos não estão sujeitos ao racismo e à discriminação, a nível institucional e individual, experienciados pelos imigrantes e minorias étnicas nascidas nos Estados Unidos, que comprometem a saúde, bem-estar e oportunidades de vida, reais ou aparentes”, referiu Tara Warner, professora assistente de sociologia da Universidade do Nebraska-Lincoln.

A socióloga adiantou que “estas experiências — incluindo medo da vitimização e/ou deportação — podem ser uma fonte crónica de ‘stress’ para as minorias raciais e étnicas, bem como para imigrantes, o que compromete ainda mais o seu bem-estar, mesmo entre os jovens”.

O estudo “Expectativa de Sobrevivência dos Adolescentes: Variações por Raça, Etnicidade e Nascimento” é descrito pelos autores como o primeiro a documentar os padrões de expectativa de sobrevivência entre os diferentes grupos raciais, étnicos e de imigrantes.

Para este trabalho foram inquiridas 171.000 pessoas, com idades entre os 12 e os 25 anos.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=