Só metade dos jovens negros acredita chegar aos 35 anos

Estudo revela que jovens negros e mexicanos acham que vão viver menos

No DN

Um estudo hoje divulgado nos Estados Unidos da América (EUA) revela que apenas metade dos jovens afro-americanos está confiante de que vai chegar até aos 35 anos, de acordo com um estudo hoje divulgado.

O número é ainda mais baixo, 38%, para os jovens mexicanos que vivem nos Estados Unidos, de acordo com a mais recente edição do Journal of Health and Social Behavior.

Entre a população branca, a percentagem dos que disseram estar “quase certos” de que vão chegar até aos 35 anos era bastante mais elevada: 66%.

“Os brancos não estão sujeitos ao racismo e à discriminação, a nível institucional e individual, experienciados pelos imigrantes e minorias étnicas nascidas nos Estados Unidos, que comprometem a saúde, bem-estar e oportunidades de vida, reais ou aparentes”, referiu Tara Warner, professora assistente de sociologia da Universidade do Nebraska-Lincoln.

A socióloga adiantou que “estas experiências — incluindo medo da vitimização e/ou deportação — podem ser uma fonte crónica de ‘stress’ para as minorias raciais e étnicas, bem como para imigrantes, o que compromete ainda mais o seu bem-estar, mesmo entre os jovens”.

O estudo “Expectativa de Sobrevivência dos Adolescentes: Variações por Raça, Etnicidade e Nascimento” é descrito pelos autores como o primeiro a documentar os padrões de expectativa de sobrevivência entre os diferentes grupos raciais, étnicos e de imigrantes.

Para este trabalho foram inquiridas 171.000 pessoas, com idades entre os 12 e os 25 anos.

+ sobre o tema

STJD aplica multa ao Grêmio por caso de racismo da torcida

O Grêmio acabou sendo punido no valor de R$ 30 mil...

Gabriel Sampaio: “Democracias fortes controlam suas forças policiais”

A repercussão internacional dos protestos nos Estados Unidos contra...

Pichação com símbolo racista gera polêmica entre alunos da Unicamp

Alunos encontraram símbolo da Ku Klux Klan com mensagem...

Black is Beautiful: é bom, é barato e é para poucos

Hoje cedo, na rua Do Ouvidor Quantos brancos horríveis eu...

para lembrar

Brasil volta a debater integração de negros com cotas no funcionalismo

  As recentes iniciativas para estabelecer uma cota...

Por que o senhor atirou em mim? Ato dia 13 de novembro

Divulgue e participe do ato "Por que o senhor...

Os sete mitos das eleições 2014

Mais perenes do que qualquer partido ou movimento político,...
spot_imgspot_img

Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou, nesta terça-feira (21), que foram registradas em todo o país, em 2024, 2.472 denúncias...

‘Falar de racismo e de intolerância religiosa é a mesma pauta’, diz Yalorixá Jaciara Ribeiro, filha de Mãe Gilda de Ogum

Nesta terça (21), completam-se 25 anos da morte da Yalorixá Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda de Ogum. Fundadora do Axé Abassá de Ogum,...

Em 2025, beba água e não crie expectativa com a COP30

Há alguns dias do início de um novo ano, e o que posso te dizer é: não consigo descansar. Li, dormi, nadei, andei, mas...
-+=