Sobre elogios e autoestima. Por que elogiar uma irmã negra

As mulheres negras que escolhem (e aqui enfatizo a palavra “escolhem”) praticar a arte e o ato de amar, devem dedicar tempo e energia expressando seu amor para outras pessoas negras, conhecidas ou não. Numa sociedade racista, capitalista e patriarcal, os negros não recebem muito amor. E é importante para nós que estamos passando por um processo de descolonização, perceber como outras pessoas negras respondem ao sentir nosso carinho e amor. (bell hooks – vivendo de amor)

Do ELOGIE UMA IRMA NEGRA

Por dias fiquei pensando nisso e percebi que não era da minha rotina elogiar mulheres negras, e com certeza não era da minha rotina receber elogios de outras mulheres negras.

O racismo age de muitas formas. A negação diária da mulher negra com seu corpo, cabelo, nariz, e cor de pele é uma de suas ferramentas mais peculiar e discreta. Começa na infância, período importante onde se desenvolve a autoestima e tudo o que acontece é internalizado e forma nossa visão sobre nós mesmos e o outro. A criança negra é submetida à exclusão, chacotas, piadas, e à ridicularização. Para a menina negra se acrescenta o peso do sexismo. A necessidade imposta de ser bonita, meiga e feminina aos 9 anos de idade. E o que é ser bonita, meiga e feminina numa sociedade racista e eurocêntrica? é estar dentro do padrão estético… branco. Como não se encaixa, a menina negra experimenta muito cedo o que é rejeitar o próprio corpo e, como muito bem disse Nátaly Neri no TEDxSãoPaulo Mulheres que Inspiram, passa a esperar pela “mulata” que se apresenta como salvação, mas quando não vem dói e quando vem dói ainda mais.

Para além da estética, o padrão de moral e inteligência também é excludente. O machismo somado ao racismo faz com que nosso potêncial seja desacreditado e pouco estimulado na escola e fora dela. Como consequência, não acreditamos em nós mesmas, não validamos nossas opiniões, nem creditamos nossas idéias por receio e medo. Insegurança, falta de confiança, uma vida de silenciamento sob o véu da inibição.
A falta de conhecimento sobre nossa história e representatividade midiática e em outros espaços sociais também contribuem para barrar nosso acesso a autoestima.

O desejo de pertencer ao que é visto como belo e aceito nos joga no processo de embranquecimento: alisar o cabelo, pó compacto dois tons mais claro, diminuir o contraste das fotos. Esse processo também nos afasta de pessoas como nós, e esse é o ponto forte dessa ferramenta do racismo que quero focar: ele coloca barreiras entre pessoas negras para que eu sinta todo o peso sozinha, e me culpe por isso. Chamo de karma, maldição, ou me sinto a escolhida do universo. Culpo a mim, e não ao racismo, por negar a mim mesma e a outra semelhante a mim.

Diante disso, é fácil entender porque raramente elogiamos pessoas negras.

Quando passo a ter contato com outras mulheres negras, percebo que nossas experiências se esbarram e se assemelham, e então tomo conhecimento do quão complexo é o racismo estrutural e entendo que a culpa não é minha.
Ter a consciência crítica do que é ser mulher negra num país pautado pelo racismo, machismo e sexismo e ainda assim reivindicar nossa identidade faz com que o resgate da autoestima da mulher negra atravesse o campo individual e se torne um ato político e de resistência. Nossas vivencias se encontram, e daí entendemos a necessidade de se apoiar uma na outra, a máxima de que no fim das contas se não fizermos por nós ninguém irá fazer é fato, e também se refere à nossa autoestima.

A elogie uma irmã negra surgiu da minha vivência conflituosa com minha autoestima até certo período, e da necessidade de conhecer minha história. É para mim um espaço muito pessoal, que compartilho por acreditar na irmandade, e no crescimento coletivo. Esse espaço propõe que façamos por nós o resgate, construção, desenvolvimento e manutenção da nossa autoestima estética e intelectual. Sabemos que é um processo diário e às vezes muito dificil. O elogie provém de atitudes simples como reconhecer-se na outra enquanto mulheres com vivências semelhantes [com suas devidas particularidades], fortalecer umas as outras em espaços de debates e/ou nos quais somos minorias, estender a mão e ajudar a outra quando possível, solidarizar, apoiar, e sim, elogiar. Para nos reconhecermos é essencial conhecermos nossa história para além das mentiras que nos foram contadas na escola, assim o conhecimento se torna outro pilar desse espaço. Buscar nossas raízes, ancestralidade e identidade é essencial para o povo negro, e fundamental para nossa luta.

Leia Também:

Vivendo de Amor

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=