Sobre Negros e Negras e nossas carências. Por um pai coletivo

Sobre negros e negras e nossas carências.

Do: Mama Press

A carências masculinas do homem negro, estão aí mesmo para a gente ver.
Muitas vezes misturamos experiência pessoais com visões de mundo, e repetimos a velha cantilena machista europeia, ao dizermos, os pretos são assim, as pretas são assim e assado.

Não tenho muito a opinar sobre o comportamento das mulheres negras em geral, pois no que acompanho nestes últimos 40 anos houve um salto quântico da percepção do racismo brasileiro trazido pelas mulheres, muitas delas amigas pessoais, que buscaram nas nossas experiências práticas e aprendizados teóricos, sem preconceitos sobre quem escrevia, encontrar caminhos para TODO o Povo Negro se reconstruir na diáspora.

Quanto a nós homens, enquanto coletivo, ainda estamos engatinhando. Falta conversa de homem pra homem, seja opção sexual que tenha este homem negro.

Grilos de puberdade, se a preta se comportou assim ou assado, são coisas para se discutir com outros, homens e se for o caso com um pastor, um pai de santo ou um psicólogo ou um preto mais velho.
Lamentos machistas, cansam, ofendem e fecham portas.

Numa sociedade em que tanto a mulher negra quanto o homem negro estão sem pai. Está na hora de construirmos os pais coletivos (griots) que ajudem os homens negros a sairem da prisão de seus próprios preconceitos, que foram incutidos a ferro e fogo pela supremacia branca.
Neuza Santos, Lelia Gonzalez, Maria Beatriz Nascimento, são boas dicas para pensar agora no virtual, o que vivemos na real.
Abdias Nascimento, Guerreiro Ramos, Joel Rufino, Cuti e porque não dizer, Machado de Assis e Lima Barreto, são leituras que podem ajudar muito a nós homens pretos nascidos nesta terra, a nos compreendermos e sairmos da fase da autopiedade e lamentos.
Temos que enfrentar de frente o genocídio praticado contra os nossos filhos negros! Está engasgando esta situação de mortandade cacavalar. Engasgo provoca infarte e AVC, no mínimo pressão alta.

+ sobre o tema

Open Society Foundations: a força da filantropia na luta antirracista

Fundada na década de 1980, a fundação atua mundialmente...

A conversa de Snowden com ativista contra a discriminação racial

Edward Snowden declarou recentemente estar disponível para cumprir pena...

Desigualdades estruturais ainda promovem o silencimento de negros, mulheres e periféricos no Brasil

Desigualdades estruturais ainda promovam o silenciamento de negros, mulheres...

Vítima de racismo está de olho mais aberto

Denúncias de crimes raciais crescem 14,4% em 2012, num...

para lembrar

Mulher é detida após ataque racista em ônibus nos EUA

"Volte para seu país", disse ela, sem deixar claro...

Ação afirmativa para afro-descendentes e democracia no Brasil

Por Wania Sant'Anna. Considerando o quadro de desigualdade racial...

Anúncio com Ashton Kutcher acusado de racismo

O novo anúncio com Ashton Kutcher para a empresa...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=