Sobre Negros e Negras e nossas carências. Por um pai coletivo

Sobre negros e negras e nossas carências.

Do: Mama Press

A carências masculinas do homem negro, estão aí mesmo para a gente ver.
Muitas vezes misturamos experiência pessoais com visões de mundo, e repetimos a velha cantilena machista europeia, ao dizermos, os pretos são assim, as pretas são assim e assado.

Não tenho muito a opinar sobre o comportamento das mulheres negras em geral, pois no que acompanho nestes últimos 40 anos houve um salto quântico da percepção do racismo brasileiro trazido pelas mulheres, muitas delas amigas pessoais, que buscaram nas nossas experiências práticas e aprendizados teóricos, sem preconceitos sobre quem escrevia, encontrar caminhos para TODO o Povo Negro se reconstruir na diáspora.

Quanto a nós homens, enquanto coletivo, ainda estamos engatinhando. Falta conversa de homem pra homem, seja opção sexual que tenha este homem negro.

Grilos de puberdade, se a preta se comportou assim ou assado, são coisas para se discutir com outros, homens e se for o caso com um pastor, um pai de santo ou um psicólogo ou um preto mais velho.
Lamentos machistas, cansam, ofendem e fecham portas.

Numa sociedade em que tanto a mulher negra quanto o homem negro estão sem pai. Está na hora de construirmos os pais coletivos (griots) que ajudem os homens negros a sairem da prisão de seus próprios preconceitos, que foram incutidos a ferro e fogo pela supremacia branca.
Neuza Santos, Lelia Gonzalez, Maria Beatriz Nascimento, são boas dicas para pensar agora no virtual, o que vivemos na real.
Abdias Nascimento, Guerreiro Ramos, Joel Rufino, Cuti e porque não dizer, Machado de Assis e Lima Barreto, são leituras que podem ajudar muito a nós homens pretos nascidos nesta terra, a nos compreendermos e sairmos da fase da autopiedade e lamentos.
Temos que enfrentar de frente o genocídio praticado contra os nossos filhos negros! Está engasgando esta situação de mortandade cacavalar. Engasgo provoca infarte e AVC, no mínimo pressão alta.

+ sobre o tema

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

para lembrar

Eu preciso destas palavras – por Alex Ratts

Corpo: lugar negro de fala no Blog do Alex Ratts É...

Trincheiras raciais

Experiência internacional aponta alternativas à guerra às drogas Por Thiago...

Globo de Ouro exclui mulheres e negros em premiação

O apresentador Ricky Gervais causou polêmica ao debochar da...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=